A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.
Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.
Desde 20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.
Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.
As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando tecnologias de informação e comunicação.

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

Todas estas atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.
Por que a população muda ao longo do tempo? O que os dados sobre nascimentos, mortes e deslocamentos dizem sobre a sociedade em que vivemos? Essas são algumas das questões que orientam as duas novas ofertas de cursos da Escola Virtual IBGE.
Leia mais...O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) completa 25 anos e realizará, em 27 de novembro, um seminário comemorativo na ENCE. A programação aborda avaliação e perspectivas da questão migratória, refletindo sobre trajetórias, desafios e caminhos futuros do campo.
Leia mais...Com prazo de submissão de resumo até 30 de novembro, o seminário amplia o diálogo entre pesquisa, políticas públicas e perspectivas para o desenvolvimento nacional.
Leia mais...Dois novos cursos gratuitos e autoinstrucionais: Extraindo Informações do IBGE e Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). As inscrições já estão abertas e os cursos oferecem certificado de conclusão.
Leia mais...intitulada:ENTRE EXPORTAÇÕES E CONTRADIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA MINAS-RIO À LUZ DO CONTEXTO NEOEXTRATIVISTA , em 11 de dezembro de 2025, às 09h00, na sala 306.
Leia mais...Intitulada: “Previsão do Preço Diário da Ação BBAS3: Uma comparação entre modelos ARIMA, LightGBM e LSTM”, em 04/12/2025, às 17h30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “AVALIAÇÃO DO MELHOR PILOTO DA HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 COM BASE EM UM MODELO LINEAR DE EFEITOS FIXOS (1950-2024)”, em 04/12/2025, às 16h30, na sala 204 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Previsão do consumo de energia elétrica no município do Rio de Janeiro: Uma comparação utilizando SARIMA e LSTM”, em 04/12/2025, às 15h00, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...