A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.
Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.
Desde 20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.
Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.
As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando tecnologias de informação e comunicação.

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

Todas estas atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) completa 25 anos e realizará, em 27 de novembro, um seminário comemorativo na ENCE. A programação aborda avaliação e perspectivas da questão migratória, refletindo sobre trajetórias, desafios e caminhos futuros do campo.
Leia mais...Com prazo de submissão de resumo até 30 de novembro, o seminário amplia o diálogo entre pesquisa, políticas públicas e perspectivas para o desenvolvimento nacional.
Leia mais...Dois novos cursos gratuitos e autoinstrucionais: Extraindo Informações do IBGE e Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). As inscrições já estão abertas e os cursos oferecem certificado de conclusão.
Leia mais...Divulgamos o resultado dos trabalhos selecionados para a Sessão Pôster, que será realizada no dia 5 de novembro.
Leia mais...Intitulada: “Samurai da Estatística: Jogo de Plataforma Educativo com Storytelling para o Ensino de Estatística”, em 01/12/2025, às 16h30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “RISCO DE SINISTROS POR ROUBO E FURTO EM VEÍCULOS SEGURADOS NA REGIÃO SUDESTE”, em 01/12/2025, às 16h30, na sala 305 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Análise dos Fatores que influenciam no Desempenho Eleitoral dos Candidatos a Vereador na Cidade do Rio de Janeiro em 2024”, em 01/12/2025, às 14h30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “FATORES QUE INFLUENCIAM A AVALIAÇÃO POSITIVA DE FILMES NO IMDB: UMA ANÁLISE COM DADOS DO IMDB E TMDB USANDO MODELO LINEAR GENERALIZADO”, em 28/11/2025, às 20h30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...