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Trabalhos de campo e Visitas Técnicas

As atividades desenvolvidas na pós-graduação da Ence, tanto na Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território quanto nos cursos de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas, buscam conciliar aspectos teóricos com situações práticas quando aplicáveis.

Assim, em algumas disciplinas tanto do lato quanto do stricto sensu, os docentes realizam visitas técnicas e trabalhos de campo com os alunos e alunas, promovendo discussões e debates acerca dos conteúdos compartilhados em salas de aula. 

A seguir encontram-se dispostas algumas dessas atividades realizadas no ano de 2022.

 

Exercício de Campo Integrado na Zona Oeste do Rio de Janeiro

No dia 05 de novembro, a turma de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da ENCE, realizou junto a docentes do curso, o exercício de Campo Integrado de 2022. A atividade prevê o alinhamento entre as diversas disciplinas do curso num exercício de percepção da dinâmica espacial em áreas de interesse ambiental. Este ano, a visita contemplou Unidades de Conservação e seu entorno. Começou na Igreja de Nossa Senhora da Penna, na Freguesia, com a visão panorâmica da Baixada de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, seguindo pela zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca até o Parque Municipal da Prainha, passando pelos manguezais de Guaratiba e se encerrando na Vila Autódromo, um exemplo de luta pela terra e moradia em áreas de expansão imobiliária e fragilidade ambiental.

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Trabalho de Campo na Bacia do rio Bonfim, em Petrópolis (RJ)

No dia 12/08, foi realizado um trabalho de campo da disciplina “Fundamentos de Hidrologia”, junto aos alunos da turma 2022 do curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O campo, organizado pela Profa. Dra. Rosangela Botelho, objetivou a capacitação e experimentação do uso do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR-R), aplicado na bacia do rio Bonfim, em Petrópolis (RJ).

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Visita Técnica ao Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Na última sexta-feira, dia 05/08, a gerente de mapeamento e sensoriamento remoto da DGC e professora colaboradora no curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Dra. Luciana Temponi, promoveu a visita técnica ao Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na qual 13 discentes do curso tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Jardim Botânico e adentrar o herbário, local que guarda a riqueza da flora brasileira em forma de exsicatas. Estas são amostras de plantas, prensadas e secas em estufa, com montagem em cartolina de tamanho padrão (A3), com etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal, coletor, identificador do material, data de coleta e local, para fins de estudos nas áreas de botânica.

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Visita à Secretaria de Urbanismo de Maricá e ao Centro de Exposição da Área de Preservação Ambiental da Serra de Maricá, RMRJ

No dia 05 de agosto de 2022, os alunos inscritos na disciplina “Dinâmica dos Espaços Urbanos e Regionais”, sob orientação do professor Romay Conde Garcia, visitaram a Secretaria de Urbanismo de Maricá e ao Centro de Exposição da Área de Preservação Ambiental da Serra de Maricá.
A atividade incluiu viagem de ida e volta por van entre o Rio de Janeiro e a cidade de Maricá, cujo trajeto foi utilizado para percepção da paisagem metropolitana do leste da Baía de Guanabara, seu processo de expansão através dos eixos rodoviários e impactos nas relações
complexas entre cidade e campo, espaços urbano e rural, produção de espaço e preservação  da natureza.
Tal atividade ilustra os módulos “Da Cidade ao Espaço Urbano” e “Ordem Próxima e Ordem Distante”, temas das aulas dos dias 24/06 e 15/07, quando se falou do processo de formação/produção do espaço urbano no Brasil, crescimento das cidades, planejamento e gestão do espaço urbano nas escalas local, regional e global, base jurídica e direito da cidade.

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Palestra de Vicente de Paula Loureiro, em Nova Iguaçu, RMRJ

No dia 29 de julho de 2022, os alunos inscritos na disciplina “Dinâmica dos Espaços Urbanos e Regionais”, sob orientação do professor Romay Conde Garcia, assistiram a palestra do arquiteto e urbanista, Vicente de Paula Loureiro, Conselheiro da AGETRANS - Agência Reguladora de Serviços Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários do RJ., realizada na Associação Comercial de Nova Iguaçu.
A atividade incluiu viagem de ida e volta por trem entre a Central do Brasil e a estação de Nova Iguaçu, como experiência do deslocamento diário dos trabalhadores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, durante a viagem, foi possível uma percepção do processo de expansão da metrópole, através de subúrbios e periferias.
Tal atividade se insere no módulo “Metrópole e Metropolização”, tema da aula do dia 22/07, quando foram tratados temas como produção do espaço urbano, expansão urbana, centralidades e periferias, além de preparar para discussões previstas para aulas destinadas aos temas segregação, fluxos e sistemas de mobilidade urbana, previstas para os dias 12 e 19/09.

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Trabalho de campo na zona portuária do Rio de Janeiro

No dia 26 de maio de 2022, como parte das atividades da disciplina “Organização e Gestão do Território”, oferecida pela professora Letícia Giannella (ENCE/IBGE) para as turmas de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE, foi realizado um trabalho de campo na zona portuária do Rio de Janeiro, de 09h às 18h. 
O objetivo da atividade foi possibilitar que os estudantes observassem e vivenciassem as transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro ao longo dos séculos, enfatizando suas contradições e desdobramentos para a população carioca e tendo como marcos os seguintes momentos históricos: a constituição do mercado de pessoas escravizadas na região do Valongo no final do século XVIII, fundamental para a compreensão da formação socioespacial brasileira; as reformas urbanísticas no início do século XX; e as intervenções recentes associadas ao projeto Porto Maravilha.
Assim, foi possível articular as teorias, conceitos e processos trabalhados em sala de aula no decorrer da disciplina com o processo histórico de produção do espaço urbano, construindo reflexões sobre o passado, o presente e as possibilidades de futuro para esse território tão emblemático da cidade do Rio de Janeiro.

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