logotipo ence

Publicações

1. População, Espaço e Sustentabilidade: contribuições para o desenvolvimento do Brasil

LivroEnce60Anos

Concebido para celebrar os 60 anos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, este livro apresenta a conjugação de diversos saberes resultantes da pesquisa científica realizada na ENCE. Composto por 12 capítulos que  reunem diferentes contribuições de 23 autores, que são professores, pesquisadores, colaboradores, alunos e ex-alunos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, cujas atividades de ensino e pesquisa, embora, diversas em seus objetos e metodologias específicas, necessariamente, se interligam no contexto das problemáticas do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Demonstrando nossa diversidade de pesquisa, estes capítulos tratam de temas associados à produção e à análise de informações e estatísticas públicas, voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade econômica, populacional, ambiental e territorial do Brasil.

Ano de publicação: 2015

Acesse o livro completo clicando na imagem da capa.

 

2. Análise ambiental e gestão do território: contribuições teórico metodológicas

Livro Analise ambiental e gestao do territorio

Este livro em comemoração aos 20 anos da Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território não só consolida o trabalho que vem sendo feito ao longo desses anos na formação de profissionais capacitados para atuar nessa área, mas também indica o reputado papel que a mesma representa para o IBGE e para a sociedade como um todo. Subdividido em nove capítulos que tratam de temas distintos, atuais e caros ao ambiente e ao território, esta publicação reforça que a ENCE tem vindo a cumprir com a Especialização não só uma missão de formação como também de promoção do saber para a nossa sociedade.

Ano de publicação: 2018

Acesse o livro completo clicando na imagem da capa.

 

3. População, território e estatísticas públicas: 20 anos do Programa de Pós-Graduação da ENCE

 Livro 20 anos PPG ENCE

Os 20 anos do Programa, que se iniciou com o Mestrado, não só demonstra a consolidação do trabalho que vem sendo feito ao longo desses anos na formação de profissionais capacitados para atuar na área de População, Território e Estatísticas Públicas, mas também indica o reputado papel que o mesmo representa para o IBGE e para a sociedade. A vitalidade dos cursos fica bastante clara no presente livro, que reúne diversos estudos e importantes metodologias, realizados por docentes, discentes e egressos do Programa. Composto por 12 capítulos distribuídos ao longo de duas seções que refletem as linhas de pesquisa do Programa, esta publicação nos traz uma imensa satisfação pois demonstra que a ENCE tem vindo a cumprir, com o Mestrado e o Doutorado, não só uma missão de formação de recursos humanos de qualidade como também de promoção do saber para a sociedade.

Ano de publicação: 2020

Acesse o livro completo clicando na imagem da capa.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro