logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Cursos de Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com no nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, com atuação em um curso de mestrado desde a sua criação. A partir de 2014, o Programa mudou de denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhado com a criação do curso de doutorado, com primeira turma com início em março de 2015.

O Programa insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.

O objetivo geral dos cursos de mestrado e doutorado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

Objetivos específicos dos Cursos

a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;

b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;

c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;

d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;

f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.

Perfil de formação

O Curso de mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.

Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa têm um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deve cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.

Duas características garantem a especificidade do Programa A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.

O Programa está estruturado em torno de duas Linhas de Pesquisa detalhadas aqui.

A matriz curricular com disciplinas obrigatórias e optativas pode ser encontrada no menu ao lado.

A lista das dissertações defendidas e os textos completos estão disponíveis por ano de defesa. 

Somamos mais de 300 dissertações defendidas.

Coordenação da Pós-Graduação

Coordenador: Cesar Augusto Marques da Silva

Coordenadora substituta: Alinne de Carvalho Veiga

Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 _________________________________________________________________________________________________________

Processo seletivo para Bolsa PND/Capes - 2015

 

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro