Professores organizadores - ANO 2017:
Profa. Letícia de Carvalho Giannella - leticia.giannella@ibge.gov.br (Pós-Graduação)
Profa. Lúcia Maria dos Santos Pinto -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Graduação)
Conhecimento enCAPESulado e QUALISficado: a integridade em pesquisa como desafio para o Homo LATTES
13/11/2017
Murilo Mariano Vilaça - FIOCRUZ
Resumo
As lutas urbanas e o planejamento conflitual
30/10/2017
Giselle Tanaka - ETTERN/IPPUR/UFRJ
Resumo
Geografia em movimento: movimentos sociais de base e territórios de resistência
16/10/2017
Timo Bartholl - UFRRJ
Resumo
Seminário de Dissertação 2017
02/10/2017 e 03/10/2017
Alunos da Turma de 2016
Programação
As favelas como solos culturais da cidade
18/09/2017
Jorge Luiz Barbosa - UFF
Resumo
Lidando com Amostragem Preferencial em Geoestatística: Algumas abordagens e exemplos
21/08/2017
Gustavo da Silva Ferreira - ENCE/IBGE
Resumo
Censo Agropecuário: apontamentos e perspectivas
07/08/2017
Antônio Carlos Simões Florido - DPE/IBGE e Paulo Alentejano - UERJ
Resumo
A inserção do imigrante no estado do Rio de Janeiro: o que os censos demográficos e os registros administrativos nos dizem?
24/07/2017
Gustavo Junger da Silva - UERJ e GTD/IBGE e Antônio Tadeu de Oliveira - COPIS/IBGE
Resumo
A reforma da Previdência e o novo modelo atuarial do governo federal para o RGPS
17/07/2017
Denise Gentil - UFRJ
Resumo
Mercados financeiros e dinâmica urbana no Brasil: quando o ambiente construído urbano se torna um ativo financeiro
10/07/2017
Daniel Sanfelici - UFF
Resumo
Métodos de Estimação em Pequenas Áreas e suas Aplicações
26/06/2017
Denise Britz do Nascimento Silva - ENCE/IBGE
Resumo
Escolas de samba do Rio de Janeiro: entre negação e consentimento
12/06/2017
Michel Rosadas - UERJ
Resumo
Estimando fluxos das situações ocupacionais com pesquisas amostrais repetidas
22/05/2017
Pedro Luis do Nascimento Silva da ENCE, em colaboração com: Hugo Andrés Gutiérrez Rojas, Leonardo Trujillo Oyola, Priscila Pagung de Aquino Lapa e Maria Luiza Barcelos Zacharias.
Resumo
Planejamento territorial no Brasil
08/05/2017
Luís Angelo dos Santos Aracri - UFJF
Resumo
Transformações e tendências no campo religiosao no Brasil
24/04/2017
José Eustáquio Diniz Alves (ENCE/IBGE)
Ronaldo Almeida (Unicamp/CEM/CEBRAP)
Paulo Agostinho Nogueira Batista (PUC/MG, Revista Horizontes)
Paulo Gracino Júnior (IUPERJ)
Suzana Cavenaghi (ENCE/IBGE)
Felipe Milanez (UFRB))
Ricardo Ventura Santos (FIOCRUZ)
Angelita Alves de Carvalho (ENCE/IBGE)
Cláudio Crespo (DPE/IBGE)
Luiz Felipe Walter Barros (ENCE/IBGE)
Resumo
O efeito das oportunidades no mercado de trabalho sobre as taxas de homicídios no Brasil
17/04/2017
Daniel Ricardo de Castro Cerqueira - IPEA
Resumo
A geografia da financeirização: aspectos metropolitanos recentes do endividamento imobiliário urbano
03/04/2017
Flávia Elaine da Silva Martins - UFF
Resumo
Mudança social e pobreza no Brasil 1992 a 2014: uma agenda de pesquisa para análise do papel das políticas sociais, da gestão e das estatísticas públicas
20/03/2017
Paulo de Martino Jannuzzi - ENCE / IBGE
Resumo
Desenvolvimento, desigualdade e políticas sociais no Brasil
06/03/2017
Luciana Jaccoud - Diretoria de Estudos e Políticas Sociais / IPEA
Resumo
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento fundamental no âmbito dos processos de avaliação da educação superior brasileira. Construído de modo a evidenciar a identidade da instituição, o PDI demonstra sua missão e objetivos, estabelece as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional da instituição de ensino superior (IES), as atividades acadêmicas desenvolvidas e aquelas que a instituição pretende desenvolver.
No Plano de Desenvolvimento Institucional, documento elaborado para um período de 5 anos, devem constar, conforme estabelecido no Decreto nº 5773/2006, informações relacionadas à missão, objetivos e metas da instituição; ao projeto pedagógico da IES e sua organização didático-pedagógica; ao perfil do corpo docente e à organização administrativa da instituição; à infraestrutura física e à oferta de programas de pós-graduação stricto sensu, bem como à demonstração de capacidade e sustentabilidade financeiras, entre outros aspectos.
Ao longo dos últimos anos, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) elaborou seus Planos de Desenvolvimento Institucional estabelecendo metas importantes para o processo de aperfeiçoamento e melhoria da instituição, sempre em busca da excelência na oferta de cursos de educação superior, assim como da complementaridade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Escola.
Professores organizadores - ANO 2016:
Profa. Ana Carolina Soares Bertho -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Pós-Graduação)
Profa. Lúcia Maria dos Santos Pinto -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Graduação)
Matizes do agronegócio: implicações sociodemográficas e ambientais em Mato Grosso
28/11/2016
Renata Spolti Leão - Ence
Resumo
Família, Saúde e Ativismo na Era da Genômica
21/11/2016
Waleska Aureliano - UERJ
Resumo
Educação Ambiental e Direitos Humanos: articulações teóricas a partir das categorias do movimento de Justiça Ambiental
31/10/2016
Jacqueline Girão Soares de Lima - UFRJ e Natália Tavares Rios Ramiarina - IBGE
Resumo
Big Data e os Desafios para a Produção de Estatísticas Oficiais
10/10/2016
Denise Britz do N. Silva - IBGE
Resumo
Estatísticas, Indicadores Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03/10/2016
Denise Kronemberger - IBGE
Resumo
Uma Abordagem de Otimização para Problemas de Agrupamento com restrições de contiguidade e capacidade
19/09/2016
José André de Moura Brito Ence/IBGE
Resumo
Seminário de Dissertação 2016
29/08/2016 e 30/08/2016
Alunos da Turma de 2015
Programação
Estimação de Indicadores de Concentração e de Pobreza usando a library convey do R
15/08/2016
Djalma Pessoa - IBGE
Resumo
Estratégias de abordagem e métodos de estimação de populações de difícil acesso Desastre
01/08/2016
Francisco Inácio Bastos - Fiocruz
Resumo
O Desastre Tecnológico da Samarco/Vale/BHP Billiton: acidente ou expressão do padrão operacional da mineração no Brasil?
18/07/2016
Rodrigo Salles Pereira dos Santos - UFRJ
Resumo
Armas de fogo e suicídios
04/07/2016
Danilo Santa Cruz Coelho - IPEA
Resumo
Querer e ter filhos: experiências a partir de uma pesquisa de campo entre casais de Machadinho d’Oeste (RO), Brasil
20/06/2016
Angelita Alves de Carvalho - ENCE/IBGE
Resumo
“CULTURA INOVACIONISTA” E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO
13/06/2016
Aercio de Oliveira - ONG FASE/Mestre em Filosofia pela Uerj
Resumo
Avaliando a efetividade da Lei Maria da Penha
16/05/2016
Daniel Cerqueira - IPEA
Resumo
Aos 80 anos do IBGE: três tempos de inflexão positiva
02/05/2016
Nelson Senra - IBGE
Resumo
As mulheres e o campo político: uma análise da hierarquia das candidaturas femininas às prefeituras brasileiras (2000-2012)
18/04/2016
Maria Salet Ferreira Novellino e Maria Luiza Guerra de Toledo - ENCE/IBGE
Resumo
Desigualdades sociais e desigualdades urbanas
04/04/2016
Marcelo Gomes Ribeiro - UFRJ
Resumo
Grade Estatística: uma nova visão do dado
21/03/2016
Maria do Carmo Dias Bueno - Coordenação de Projetos Especiais do Centro de Documentação e Disseminação de nformações/IBGE
Resumo
Desafios e oportunidades para a organização das informações oficiais
07/03/2016
Zélia Magalhães Bianchini - Diretoria de Pesquisas / IBGE
Resumo
Professores organizadores - ANO 2015:
Profa. Angelita Alves de Carvalho -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Pós-Graduação)
Prof. Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Graduação)
Modelagem hierárquica: uma aplicação aos dados da PME e possíveis desdobramentos para aplicações aos dados da PNADCs
23/11/2015
Alinne de Carvalho Veiga - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Resumo
Os limites da retórica da sustentabilidade
09/11/2015
Fábio Giusti - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Resumo Apresentação
Os Mapas Populacionais da Angola Portuguesa, 1776-1830
26/10/2015
Daniel B. Domingues da Silva - University of Missouri
Resumo
Uma Análise do Desempenho das Escolas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre os anos de 2006 e 2013
05/10/2015
Alexandra Mello Schmidt - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Seminário de Dissertação - Turma 2014
21/09/2015 e 22/09/2015
Alunos da turma de mestrado de 2014
Programação
Modelo de mistura para populações raras e agrupadas sob amostragem adaptativa
14/09/2015
Kelly Cristina Mota Gonçalves - Universidade Federal Fluminense
Resumo
Des-territorialização: elaborando conceitos
17/08/2015
Rogério Haesbaert - Universidade Federal Fluminense
Resumo
Bayes + Brass: Estimativas da TFT para pequenas áreas a partir de dados escassos
10/08/2015
Carl P. Schmertmann - Florida State University
Resumo
Methods for the Indirect Estimation of Bilateral Migration
03/08/2015
Guy Abel - Vienna Institute of Demography
Resumo
População e Desenvolvimento e a Revolução de Dados: vínculos entre as agendas internacional, regional e os ODS
20/07/2015
Suzana Cavenaghi - Ence
Resumo Apresentação geral
Anexos: 1) Atividade 1- 48 CPD, 2) Atividade 2 - Encontro PAA, 3) 2ª reunião da mesa diretiva CRPD - Acordos e Guia Operacional
Os pentecostais e as controvérsias sobre os direitos humanos no Brasil
06/07/2015
Maria das Dores Campos Machado - UFRJ
Resumo
Apprenticeship as a Sepping Stone to Better Jobs: Evidence From Brazilian Matched Employer-Employee Data
22/06/2015
Carlos Henrique Corseuil - IPEA
Resumo
Métodos de Otimização Aplicados ao Problema Alocação Ótima
08/06/2015
José André Moura Brito - Ence/IBGE
Resumo Apresentação
Agentes, processos e transformações na comercialização de produtos agrícolas no Estado do Rio de Janeiro
11/05/2015
Rogério Seabra - Ence/GPG
Resumo
Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI : Subsídios para as projeções da população das Unidades da Federação
04/05/2015
Leila Regina Ervatti - DPE/IBGE
Resumo Apresentação
Introduzindo a Perspectiva do Estilo de Vida no Debate sobre a assim chamada Nova Classe Média no Brasil
27/04/2015
Christiane Barbosa Eluan Uchoa - COOPE/UFRJ
Resumo Apresentação
Modelos de regressão t-Tobit com erros nas covariáveis
13/04/2015
Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (Escola Nacional de Ciências Estatísticas)
Resumo Apresentação
Análise de padrões de pontos com efeitos de covariáveis variando espacialmente: uma aplicação em óbitos por doenças cerebrovasculares
30/03/2015
Jony Arrais Pinto Junior (Professor adjunto - Universidade Federal Fluminense)
Resumo Apresentação
Providing better workforce preparation through experiential learning classes that promote collaboration and consulting
23/03/2015
John Bailer (Professor e Chefe do Departamento de Estatística da Universidade de Miami Vice presidente do International Statistic Institute)
Resumo Apresentação
Entendendo os diferentes tipos de união consensual na América Latina: Simetria de gênero e influências contextuais
16/03/2015
Maira Couvre-Sussai (Pós doutoranda Ence)
Resumo Apresentação
Os tons do fim do mundo
02/03/2015
Déborah Danowski (Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio Doutorado em Filosofia pela - PUC-Rio e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV - Paris-Sorbonne)
Resumo
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi fundada em 06 de março de 1953. A Escola promove atividades de pesquisa e, além de responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, atua em três níveis de ensino, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
As atividades de pesquisa e ensino da ENCE estão a cargo de Mestres e Doutores que compõem o seu corpo docente. Além da orientação normalmente recebida, os alunos também podem receber orientação especial dos docentes através das modalidades de monitoria oferecidas na Escola. A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE, que lhe propicia acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados e informações, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.