logotipo ence
 congresso isi.fw
 
 
 iase2015

Processo Seletivo Mestrado e Doutorado

 

O processo seletivo ocorre anualmente e é regido por editais publicados pela ENCE/IBGE neste espaço.

Edital do Processo Seletivo  para o mestrado e doutorado, que seleciona alunos para iniciarem o curso em março de 2017, encontra-se divulgado. Acesse aqui.

Atenção: Os editais dos anos anteriores podem ser consultados no menu à direita, onde estão disponíveis a bibliografia utilizada e as provas dos últimos anos.

 Perguntas frequentes

1. Posso fazer a prova fora do Rio de Janeiro?
Somente está disponível para pessoas residentes em outros países. Neste caso deve ser avisado com a devida antecedência para as providências com as instituições locais ou consulados. Veja detalhes no edital.

2. Se for de fora do Rio de Janeiro posso fazer a entrevista (3a. etapa) no mesmo dia das provas (1a. e 2a. etapas)?
Sim. De fato, aconselhamos os/as candidatos/as a solicitarem com a devida antecedência a entrevista para o dia da prova escrita, caso residam fora da região metropolitana do Rio de Janeiro. Detalhes no edital.

3. A prova de inglês pode ser respondida em outro idioma?
Sim. A prova é de compreensão de texto, portanto deve ser respondida em Português, mas aceitamos respostas em Espanhol.

4. Posso usar calculadora na prova?
Sim. Somente aquelas com operações básicas (não é permitido o uso de celular).

5. Posso me inscrever se ainda não terminei o curso de graduação?
Sim, desde que apresente uma declaração do coordenador do curso que se graduará no final do ano, caso seja aprovado nas disciplinas que cursa atualmente. Neste caso, deverá apresentar o diploma, caso seja aprovado no processo seletivo, para efetivar a matrícula no curso.

6. Minha universidade está em greve e não tenho certeza se terei concluído o curso em março do ano seguinte. Posso participar do processo seletivo?
Sim. Do processo seletivo pode participar, mas se ainda tiver aulas da graduação no inicio de março (o semestre ainda não tiver encerrado), então será incompatível iniciar o curso de mestrado neste ano.

7. Posso me inscrever diretamente no doutorado, caso ainda não tenha mestrado?
Não. O regulamento vigente não permite. Somente serão aceitos para o doutorado aqueles que passarem no processo seletivo e tiverem concluído um curso de mestrado stricto sensu. Veja o regulamento em vigor no site do Programa.

8. Todo aluno tem bolsa de estudos?
Tanto os alunos do mestrado quanto do doutorado, que estavam aptos a receber bolsas, até o momento sempre tiveram a bolsa garantida. Temos bolsas da Capes e do IBGE. O regulamento de bolsa da Capes pode ser visto no Programa Demanda Social (DS) da Capes. As normas da bolsa do IBGE seguem os mesmos critérios e valores.

9. Posso fazer o curso se não resido no Rio de Janeiro?
O curso é em período integral e totalmente presencial. Todos os bolsistas, pelas normas, devem residir na região metropolitana do Rio de Janeiro.

10. Posso fazer o curso se tenho vínculo empregatício?
O Programa recomenda que pessoas com vínculo empregatício tenham licença para realizar o curso. Se for licença não remunerada o aluno pode solicitar a bolsa de estudos. Se tiver licença remunerada não poderá receber bolsa, exceto nos casos previstos por lei (complementação para professores do ensino público). Alguns alunos continuam com o vínculo empregatício sem o afastamento, no entanto, não recomendamos, pois o curso é em período integral e demanda muitas horas de dedicação.

11. Quais os horários das aulas?
Por motivos de organização do espaço, as aulas do mestrado e doutorado são, em geral, no período da tarde, de 14:00 às 18:00 hs de segunda a sexta-feira. Também são marcadas atividades extras, como monitorias, estágio docente e cursos de apoio em horários diversos, inclusive no início da noite (18:00 às 20:30 hs).

 12. Tenho que ter orientador de dissertação ou tese para iniciar o processo seletivo?
Não. De fato, o regulamento prevê que no primeiro ano de mestrado e primeiro ano e meio de doutorado, o aluno somente tenha um orientador acadêmico, que será designado pela Comissão de Ensino e Pesquisa, no início do curso. Este poderá ou não ser homologado como orientador de dissertação/tese, pois a escolha deste será do aluno, após conhecer melhor o curso e os professores.

 13. Qual o objetivo do plano de trabalho (mestrado) e pré-projeto (doutorado) solicitado na inscrição?
Este documento será avaliado pela banca de professores no momento da entrevista, 3a. etapa, caso o candidato passe nas demais etapas. O objetivo é saber como o candidato organiza suas ideias, como coloca uma pergunta de pesquisa, como lida com a literatura existente sobre o tema, dentre outros aspectos. Estes documentes não necessariamente definem o tema ou projeto específico que o aluno desenvolverá em sua dissertação ou tese. 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro