Cursos de Mestrado e Doutorado
Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com no nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, com atuação em um curso de mestrado desde a sua criação. A partir de 2014, o Programa mudou de denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhado com a criação do curso de doutorado, com primeira turma com início em março de 2015.
O Programa insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota cinco no sistema de avaliação da CAPES.
O objetivo geral dos cursos de mestrado e doutorado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.
a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;
b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;
c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;
d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.
e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;
f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.
O Curso de mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.
Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa têm um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deve cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.
Duas características garantem a especificidade do Programa A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.
O Programa está estruturado em torno de duas Linhas de Pesquisa detalhadas aqui.
A matriz curricular com disciplinas obrigatórias e optativas pode ser encontrada no menu ao lado.
A lista das dissertações defendidas e os textos completos estão disponíveis por ano de defesa.
Somamos mais de 300 dissertações defendidas.
|
Coordenação da Pós-Graduação Coordenadora: Angelita Alves de Carvalho Coordenadora substituta: Barbara Cobo Soares Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
|
____________________________________________________________________
A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.
Leia mais...intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.
Leia mais...intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...