11/07/2025
O grupo de pesquisa GENERIS da ENCE vem destacar o Dia Mundial da População. Numa data simbólica, em que atingimos mais de 8 bilhões de habitantes e, assim como destacado pelo Secretário Mundial da ONU, com a maior geração jovem da história. Infelizmente, apesar de um momento, teoricamente, de grandes oportunidades demográficas, muito jovens enfrentam incertezas económicas, desigualdades de género, desafios no acesso à saúde, crise climática e conflitos.
Nessa mesma data, cita-se o novo relatório da ONU, População Mundial 2025, que destaca a "Verdadeira Crise de Fecundidade", chamando as mulheres e meninas para o centro do debate sobre desenvolvimento. O relatório mostra que um quinto de adultos em idade reprodutiva analisados acreditam que não conseguirão ter o número de filhos que desejam; países aumentarão a proporção de idosos e terão menos jovens, com consequências diretas para as famílias, economia e Estado.
Nesse sentido, o relatório alerta para a criação de opções e não barreiras para prosperidade populacional a partir de políticas que garantam os direitos humanos e a autonomia corporal, pensando uma nova abordagem de adaptação à mudança demográfica em curso. Acabar com as normas sexistas, investir em sistemas que respeitem os direitos sexuais e reprodutivos e apoiem suas escolhas individuais é essencial para pensar o futuro populacional mundial.
GENERIS
O Grupo de Pesquisas sobre Gênero, Sexualidades, Reprodução e suas Interseccionalidades (GENERIS) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE – Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. O grupo reúne estudos que abordam as relações de gênero e suas interseccionalidades a partir de uma perspectiva sociodemográfica, envolvendo temas como fecundidade, reprodução, identidades e sexualidades, fontes de dados e estatísticas públicas, representatividade, trabalho produtivo e reprodutivo, educação, ciência e tecnologia, entre outros.