logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação

 

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Determinantes da coleta seletiva nos municípios brasileiros”.

 Aluna: Cristiane dos Santos Moutinho

Orientadora: Maysa Sacramento de Magalhães

Coorientadora: Sonoe Sugahara Pinheiro

Data: 17 de dezembro de 2013 – terça-feira

Horário: 15:00 horas

Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Santa Teresa

 

Resumo da Dissertação
A preocupação com a disposição dos resíduos sólidos no solo cresceu nos últimos anos no Brasil. A utilização de formas alternativas para a destinação dos resíduos sólidos fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10, e tem como finalidade minimizar a quantidade de resíduos sólidos dispostos no solo dos municípios brasileiros. Uma destas alternativas diz respeito à coleta seletiva, a qual está diretamente relacionada à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que contempla desde a sua produção até o seu reaproveitamento, através do uso da reciclagem. O objetivo desta dissertação consiste em estudar a limpeza urbana nos municípios brasileiros, mais especificamente, a coleta seletiva, modelando os determinantes municipais da presença de coleta seletiva. Sendo assim, a partir da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, procurou-se identificar variáveis que explicassem a presença de coleta seletiva nos municípios brasileiros. Modelos de regressão logística foram propostos e os resultados obtidos mostraram que as Grandes Regiões Sudeste e Sul são representativas da coleta seletiva no Brasil e que a participação de escolas nas ações de coleta seletiva e a participação de associações de catadores nas ações de coleta seletiva são as variáveis que indicaram possuir maior poder explicativo sobre a presença de coleta seletiva no município. Adicionalmente a estes resultados, observou-se que quanto maior a renda média domiciliar per capita e quanto maior o Produto Interno Bruto per capita do município maior a vantagem em favor da ocorrência de coleta seletiva no município.
 

Banca examinadora:

Dra. Maysa Sacramento de Magalhães (ENCE/IBGE) – Orientadora

Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro (ENCE/IBGE) - Coorientadora

Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)

Dr. Cesar Ajara (ENCE/IBGE)

Dr. Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva (Fiocruz)

Experimento com dados de COVID é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está realizando uma série de três webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis. O próximo seminário será em 19 de abril, às 13h, e abordará um experimento que tentou corrigir o viés presente na estimativa de casos de COVID-19 na população brasileira a partir do registro administrativo de testes publicados pelo Ministério da Saúde. O palestrante será João Gabriel Malaguti Sobrinho, doutorando da ENCE.

Leia mais...

Ressarcimento da taxa de inscrição - Processos seletivos do mestrado da ENCE, 2000 e 2001

Por determinação da Justiça Federal, o IBGE fará o ressarcimento do valor pago como taxa de inscrição nos processos seletivos 2000 e 2001 do mestrado da ENCE.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE - Dos aglomerados subnormais às favelas e comunidades urbanas: genealogia de uma virada conceitual

Com a palestrante Letícia de Carvalho Giannella, no dia 15 de abril, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Tese de Doutorado de Priscila de Oliveira Maia

intitulada “Entre palmeiras e resistências: compreendendo as dinâmicas territoriais das quebradeiras de coco babaçu do território Médio Mearim, Maranhão, a partir da desestruturação do Programa de Aquisição de Alimentos”, no dia 5 de abril de 2024, às 14h, na Sala 306 (Auditório) e também por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro