Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Determinantes da coleta seletiva nos municípios brasileiros”.
Aluna: Cristiane dos Santos Moutinho
Orientadora: Maysa Sacramento de Magalhães
Coorientadora: Sonoe Sugahara Pinheiro
Data: 17 de dezembro de 2013 – terça-feira
Horário: 15:00 horas
Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Santa Teresa
Resumo da Dissertação
A preocupação com a disposição dos resíduos sólidos no solo cresceu nos últimos anos no Brasil. A utilização de formas alternativas para a destinação dos resíduos sólidos fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10, e tem como finalidade minimizar a quantidade de resíduos sólidos dispostos no solo dos municípios brasileiros. Uma destas alternativas diz respeito à coleta seletiva, a qual está diretamente relacionada à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que contempla desde a sua produção até o seu reaproveitamento, através do uso da reciclagem. O objetivo desta dissertação consiste em estudar a limpeza urbana nos municípios brasileiros, mais especificamente, a coleta seletiva, modelando os determinantes municipais da presença de coleta seletiva. Sendo assim, a partir da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, procurou-se identificar variáveis que explicassem a presença de coleta seletiva nos municípios brasileiros. Modelos de regressão logística foram propostos e os resultados obtidos mostraram que as Grandes Regiões Sudeste e Sul são representativas da coleta seletiva no Brasil e que a participação de escolas nas ações de coleta seletiva e a participação de associações de catadores nas ações de coleta seletiva são as variáveis que indicaram possuir maior poder explicativo sobre a presença de coleta seletiva no município. Adicionalmente a estes resultados, observou-se que quanto maior a renda média domiciliar per capita e quanto maior o Produto Interno Bruto per capita do município maior a vantagem em favor da ocorrência de coleta seletiva no município.
Banca examinadora:
Dra. Maysa Sacramento de Magalhães (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro (ENCE/IBGE) - Coorientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)
Dr. Cesar Ajara (ENCE/IBGE)
Dr. Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva (Fiocruz)
IBGE abre vagas de estágio
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 351 vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.125,69. Há oportunidades para 26 cursos de ensino superior, incluindo Estatística, no Rio de Janeiro e demais estados. As inscrições estão abertas até 1º de julho no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Veja as informações completas na seção trabalhe conosco do Portal do IBGE e na matéria da Agência de Notícias IBGE.
Convocação para pesquisador da ENCE
Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
Seminário ENCE: Migração no Brasil a partir de uma perspectiva cinedemográfica e Amostragem em pesquisa clínica: aplicações nos diferentes contextos
Com os palestrantes Paula Alves de Almeida e Dalmo Machado, no dia 23 de junho, às 16h, no Auditório - Sala 306.
Leia mais...
Seminário de Iniciação Científica: "Desafios e Estratégias para Inferência com Amostras Não Probabilísticas"
A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Maurício Franca Lila - ENCE/IBGE, no dia 16 de junho de 2025, às 14h30min, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...