Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Seminário de Iniciação Científica
A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:
Introdução à Classificação Multirrótulo
Eduardo Corrêa Gonçalves
DPE/IBGE
Nos anos recentes, a classificação multirrótulo (multi-label classification) se tornou um dos tópicos de pesquisa mais intensamente estudados nas áreas de Big Data e Machine Learning. Neste problema, o objetivo é realizar a associação automática de objetos a uma ou mais classes pertencentes a um conjunto pré-definido de classes. Existem muitas aplicações modernas e importantes para esta tecnologia, variando desde a categorização de texto (associar documentos texto a tópicos) até a genômica funcional (determinar as múltiplas funções biológicas de genes e proteínas). Este seminário aborda os aspectos essenciais para a construção e utilização de sistemas de classificação multirrótulo. Inicialmente, são apresentadas as principais propriedades das bases de dados multirrótulo e introduzidas algumas das técnicas que podem ser empregadas para o aprendizado de classificadores a partir destas bases. Em seguida, são discutidas as medidas de avaliação de desempenho para classificadores multirrótulo. Por fim, são apresentados exemplos de bibliotecas que oferecem suporte para o desenvolvimento de sistemas de classificação nas linguagens Python e R.
Dia: 18/03/2019
Horário: 14:30 hs
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Santa Teresa
Já está disponível para download o livro População, Território e Estatísticas Públicas: 25 anos da Pós-Graduação stricto sensu da ENCE, uma coletânea que marca as comemorações dos 25 anos do programa, celebrados em 2023.
Leia mais...A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...Evento discutirá contribuições recentes do HLG-MOS para a transformação dos escritórios nacionais de estatística
Leia mais...Confira o candidato selecionado para atuar no nosso curso de Visualização de Dados.
Leia mais...intitulada:"ENTRE A FÁBRICA E O MONTE: PERCEPÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS PELA POPULAÇÃO DE VOLTA REDONDA A PARTIR DO OLHAR DA COMUNIDADE ESCOLAR", em 22 de abril de 2026, às 14h, no Auditório sala 306.
Leia mais...Intitulada: "Mortalidade por Câncer de Mama na População FemininaBrasileira: Dinâmicas, Tendências e Projeções", no dia 13 de abril de 2026, às 14h, no sala 207 B e por videoconferência.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Roberta Almeida Pereira - CPII e ex-aluna da ENCE/IBGE, no dia 13 de abril de 2026, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...Com o palestrante Gabriel Weber no dia 06 de abril, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...