28ª Ediçao do Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa - CDHP
Dentre os cursos constantes no Plano Anual de Capacitação - PAC encontra-se o Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa – CDHP, que em suas edições oferece vagas para servidores públicos externos ao IBGE.
Baseado no Survey Skills Development Course do Statistics Canada, o CDHP se propõe a fornecer aos participantes uma visão abrangente de todo o processo de planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem. Partindo de uma demanda específica apresentada por um cliente, os alunos desenvolvem, em curto espaço de tempo, um projeto, executam a pesquisa e apresentam, sob forma de relatório, os resultados da pesquisa realizada em condições reais.
Objetivos
· Propiciar aos participantes o envolvimento no planejamento e desenvolvimento de pesquisas domiciliares por amostragem probabilística;
· Apresentar os principais conceitos, métodos e etapas relevantes para o planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem;
· Promover a integração do corpo técnico e motivar os funcionários, a partir da experiência do trabalho em equipe;
· Difusão de novas metodologias/tecnologias;
· Formação de rede de contatos dentro da instituição facilitando desenvolvimento de projetos futuros;
· Experiências de parcerias entre o IBGE e entidades que solicitam a pesquisa-tema de cada curso; e
· Possibilitar a experiência de aprender fazendo quando o aluno participa de todas as etapas da realização de uma pesquisa: do planejamento à divulgação dos resultados.
Público-alvo
Servidores do IBGE;
Alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), particularmente das áreas de Ciências Sociais e Estatísticas, de instituições de ensino públicas brasileiras;
Servidores de órgãos públicos envolvidos no planejamento e execução de pesquisas no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP;
Docentes e pesquisadores de institutos de pesquisas e de instituições de ensino públicas brasileiras, capazes de atuar como multiplicadores; e
Servidores de agências e organizações públicas de estatísticas
Conteúdo Programático
Aulas expositivas sobre noções de amostragem, elaboração de questionários, plano tabular, operação de campo e sistemas de apuração/expansão para pesquisas por amostragem;
Trabalho em equipe;
Encontros com o cliente para definição dos objetivos da pesquisa;
Desenvolvimento do plano tabular para apresentação dos resultados;
Elaboração do questionário e outros instrumentos de campo;
Desenvolvimento do plano amostral da pesquisa e seleção da amostra;
Especificação dos procedimentos de coleta e apuração;
Desenvolvimento dos programas necessários para entrada de dados, crítica e imputação e tabulação dos resultados;
Especificação e execução de procedimentos para ponderação da amostra, tratamento de não-resposta, estimação de parâmetros e medidas de precisão;
Implementação do trabalho de campo, incluindo operação de listagem de domicílios e entrevistas nos domicílios selecionados; e
Elaboração do relatório final descrevendo a metodologia utilizada e apresentando uma síntese dos resultados encontrados.
Pré-requisito
Formação em nível superior.
Quem oferece
IBGE – ENCE – Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento.
Carga horária
6 (seis) semanas em tempo integral, totalizando 240 (duzentos e quarenta) horas, incluindo a atividade de coleta de dados (7 a 10 dias de trabalho de campo, podendo nesse período requerer trabalho no final de semana e feriado(s)).
Período de realização da 28ª Edição
De 15 de setembro a 24 de outubro de 2014.
Horário
8:00h às 17:30h, de segunda a sexta-feira.
Lista de Participantes:
Clique Aqui
IMPORTANTE
1. Os candidatos que tiverem suas inscrições confirmadas deverão estar presentes no primeiro dia do curso, às 08:00 horas. Candidatos selecionados que eventualmente não possam satisfazer esta condição ou cumprir a carga horária do curso, devem notificar imediatamente à Coordenação do CDHP pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com cópia para Isabel Cristina dos Santos, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para que sua vaga seja remanejada, uma vez que é imprescindível que toda a turma participe do curso desde seu início e em tempo integral;
2. O custo de transporte de ida e volta e de hospedagem dos participantes externos deverá ser coberto pela instituição do participante ou pelo próprio participante. Também é de responsabilidade destes a cobertura de eventuais seguros de saúde e de acidentes pessoais, durante toda a duração do curso.
As aulas serão realizadas no Espaço ENCE/CDHP – Complexo Canabarro – Rua General Canabarro, 706 – Bloco B – sala 203 – Maracanã – Rio de Janeiro, (próximo à estação do metrô de São Cristóvão).
Evento será realizado no dia 11 de agosto, às 18h, e reunirá representantes do IBGE, da sociedade civil e da pós-graduação da ENCE para discutir a produção de dados sobre favelas e comunidades urbanas.
Leia mais...As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 27 de julho de 2026, e a seleção é destinada a servidores e servidoras públicas federais ativos(as), vinculados(as) a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo universidades federais.
Leia mais...Faleceu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 100 anos, a demógrafa Elza Salvatori Berquó. Professora e cientista, matemática em sua primeira formação, atuou por décadas na compreensão do Brasil, analisando dados demográficos e censitários.
Leia mais...Especialista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará, em webinário on-line realizado no dia 30 de julho, às 11h (UTC-3), aplicações de produtos de satélite na produção de estatísticas regionais territorialmente desagregadas.
Leia mais...Intitulada: “ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE JOGADORES NAS LIGAS EUROPEIAS NA TEMPORADA 24/25: EFEITOS DAS LIGAS E CLUBE SOBRE AS METRICAS INDIVIDUAIS”, em 07/07/2026, às 16:00, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Modelagem Geoestatística da Concentração de Arsênio em Solos no Quadrilátero Ferrífero, Região Central de Minas Gerais”, em 07/07/2026, às 14:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Avaliação Comparativa de Algoritmos de Classificação Aplicados à Previsão de Precipitação no Rio de Janeiro”, em 07/07/2026, às 14:00, na sala 305 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À VITÓRIA NO OSCAR: UMA ANÁLISE COM REGRESSÃO LOGÍSTICA E MACHINE LEARNING”, em 06/07/2026, às 16:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...