logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Processo seletivo - turma 2016

Resultado final

icopdf Instruções aos candidatos aprovados

icopdf Lista de candidatos aprovados - Doutorado

icopdf Lista de candidatos aprovados - Mestrado

 


 

Resultado - 1ª e 2ª fases do Processo Seletivo

1ª fase - Prova de Inglês - Lista de candidatos aprovados

2ª fase - Prova de Conhecimentos Gerais - Lista de candidatos aprovados

Os candidatos aprovados na 2ª fase e selecionados para as entrevistas deverão realizá-las no dia 30/11/2015, na Ence/IBGE.

Os candidatos que não foram aprovados nestas duas fases iniciais, em caso de interesse, podem obter as notas a partir do dia 01 de dezembro de 2015 no horário das 14:00 às 17:00 hs. As informações sobre notas podem ser solicitadas na secretaria da pós-graduação, pelo telefone 21-2142 4696.

icopdf Cronograma das entrevistas no dia 30/11/2015

 


Horário das entrevistas no dia 19/10/2015

(Para os candidatos residentes fora do estado do Rio de Janeiro e que solicitaram a realização da entrevista no dia das provas escritas)

icopdf Horário das entrevistas - Dia 19/10/2015

 


 Provas

icopdf Prova de Inglês

icopdf Prova de Conhecimentos Gerais


Aviso!

Em razão da greve dos Correios, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas serão prorrogadas.

Atenção para as novas datas-limite:

Envio/postagem de documentos pelos Correios: até 02 de outubro de 2015.

Inscrições presenciais na Secretaria da Ence: até 09 de outubro de 2015.

Os candidatos que desejem realizar a entrevista no mesmo dia das provas escritas (19 de outubro), ainda que enviem ou apresentem a documentação conforme os prazos acima, devem informar sua solicitação pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 02 de outubro de 2015. Na mensagem eletrônica deverão constar nome, CPF e nível (mestrado ou doutorado) do candidato.

Os candidatos residentes fora do Brasil e que desejem realizar as provas no exterior devem informar sua solicitação pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 02 de outubro de 2015. Na mensagem eletrônica deverão constar nome, número do passaporte, nacionalidade, nível (mestrado ou doutorado) do candidato, bem como a cidade e o país para a realização das provas.

Os candidatos que enviaram os documentos de inscrição pelos Correios (ou que ainda os enviarão dentro da data-limite), mas que estão em dúvida quanto à sua chegada, podem enviar a documentação digitalizada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Edital do Processo seletivo para a turma de 2016

O edital do processo seletivo da Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, para turmas de Mestrado e Doutorado com início em 2016, encontra-se divulgado abaixo. Leia atentamente o edital e qualquer dúvida entre em contato por e-mail ou telefone.

 

Edital da Turma de 2016
 
 
Os candidatos que desejem fazer a entrevista no mesmo dia das provas escritas devem informar no campo "Outras informações" da ficha de inscrição.

Foto Folder PTEPs

Calendário

Inscrições:

Envio/postagem de documentos pelos Correios: até 02 de outubro de 2015.

Inscrições presenciais na Secretaria da Ence: até 09 de outubro de 2015.

Provas escritas: 19 de outubro de 2015

Resultado da 1ª e 2ª fases: 19 de novembro de 2015

 Entrevistas: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2015

Resultado final: 11 de dezembro de 2015

Pré-Matrícula (on-line): 16 e 17 de dezembro de 2015

Cartaz Ence PTEP 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES

Os interessados poderão obter informações complementares na Secretaria da GRC (sala 105) ou na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação (sala 109) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Endereço       Rua André Cavalcanti, 106 
                      Bairro de Fátima – Rio de Janeiro – RJ 
                      CEP 20231-050

Telefones:       (21) 2142-4691 ou (21) 2142-4696

Email:              O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    

Resultado da seleção interna para Professores Colaboradores na Especialização em Análise Ambiental

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), por meio da Gerência de Especialização, torna público o resultado do processo seletivo simplificado para contratação de Professores(as) Colaboradores(as) para atuação no curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, no ano letivo de 2026. Foram selecionados cinco professores colaboradores, que ministrarão disciplinas nos segundo e terceiro trimestres. 

Leia mais...

Ence abre as portas para receber escolas e comunidade externa em semana de atividades gratuitas

De 8 a 12 de junho, a Ence realiza a quinta edição do Ence de Portas Abertas (EPA), evento de extensão que convida escolas, estudantes, professores e público em geral a conhecer de perto a Escola, suas áreas de atuação e os projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

Leia mais...

Dia do Estatístico com mesa-redonda sobre os desafios atuais da profissão

No dia 1º de junho, das 14h às 16h, a ENCE realiza, em parceria com a UFF e a UFRJ, uma mesa-redonda em comemoração ao Dia do Estatístico, reunindo especialistas para discutir os desafios atuais da profissão diante da inteligência artificial, do big data, da comunicação científica e das decisões sob incerteza.

Leia mais...

ENCE abre seleção interna para Professores Colaboradores na Especialização em Análise Ambiental

As cinco oportunidades são voltadas ao corpo técnico do IBGE, com atuação em aulas presenciais no Rio de Janeiro ao longo de 2026.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: Lutas por Creches, lutas do cotidiano: Cuidado e articulações políticas e comunitárias de mulheres negras em Porto Alegre

Com a palestrante Ranna Mirthes Sousa Correa no dia 15 de junho, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Mestrado de Juan Gabriel Jofré Cañipa

Intitulada: "PROPOSTA PARA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA INDÍGENA NA REGIÃO DE ARICA E PARINACOTA, CHILE", no dia 29 de maio de 2026, às 10h,na sala 207 B e por videoconferência.

Leia mais...

Seminário de Iniciação Científica: "Heurísticas Espectrais Aplicadas à Confiabilidade de Vértice"

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Fausto Marques Pinheiro Junior - Unicamp, no dia 25 de maio de 2026, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.

Leia mais...

Soberania de dados indígenas e biodiversidade em debate em webinário do Hub Regional para Big Data

Evento discutirá governança baseada em direitos e o papel dos dados na proteção de territórios e sistemas de conhecimento indígenas

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro