logotipo ence

Plano Anual de Capacitação (PAC)

      O Plano Anual de Capacitação (PAC) tem por finalidade apresentar as ações e os eventos de capacitação a serem implementados no ano civil pela Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

      O PAC é um dos instrumentos previstos pelo Decreto Nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui e regulamenta o desenvolvimento de pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. O objetivo dessa política é, conforme o decreto: melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; desenvolver permanentemente do servidor público; adequar as competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; divulgar e gerenciamento das ações de capacitação; e racionalizar os gastos com capacitação.

      A capacitação, o treinamento e o aperfeiçoamento no âmbito do IBGE competem à Escola Nacional de Ciências Estatísticas e, mais especificamente, à Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento, conforme estabelece o Artigo 22 do Estatuto do IBGE e o Artigo 76 de seu Regimento Interno. No mesmo artigo do regimento, o conjunto de ações de capacitação é denominado de Plano Anual de Treinamento (PAT), de modo que, para efeitos de correspondência com o Decreto-Lei Federal supracitado, nossa coordenação tratará de PAT como PAC.

    O Plano combina diversas frentes de trabalho em capacitação, para além do formato tradicional do curso, nas modalidades presencial e a distância e na modalidade híbrida, ocasionalmente. No sentido de uma capacitação ampla, o Plano busca equilibrar a capacitação em diferentes áreas temáticas, conjugando áreas fim e áreas meio, competências técnicas e competências transversais. Além disso, investe nos eventos a distância e no recurso do vídeo para atender as Unidades Estaduais e as Agências. Como orientação pedagógica geral, busca adotar o “ensino de aplicação” como diretriz para a realização de seus eventos, alinhando ensino-aprendizagem com vivência profissional. Como estratégia de desenvolvimento dos servidores do IBGE, aposta nas parcerias com as diversas áreas e chefias do Instituto, no sentido de calibrar as solicitações e ações de capacitação com o planejamento estratégico da instituição, e nas parcerias com outras instituições, no sentido de aumentar suas ofertas de capacitação.

      Dessa forma, a CTA – ENCE apresenta, por meio do PAC, seu planejamento de capacitação para o ano a partir das solicitações das diferentes áreas do IBGE, com vistas ao desenvolvimento amplo de seus servidores. O PAC é mais um instrumento para o IBGE garantir a qualidade na prestação dos serviços de informação sobre a realidade brasileira, inclusive, frente a desafios futuros.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro