logotipo ence

O que é o CDHP?

É uma capacitação baseada no Curso de Desenvolvimento de Habilidades de Pesquisa (Survey Skills Development Course) oferecido pelo Instituto de Estatística do Canadá (Statistics Canada). Ele simula as etapas de uma pesquisa domiciliar por amostragem, do planejamento à coleta de dados em campo, sendo desenvolvida em condições reais, e propicia vivência do trabalho em equipe, integração dos técnicos e difusão de novas metodologias e tecnologias.

O CDHP é produzido pela ENCE, por meio da CTA, que é a responsável pelo planejamento, organização e execução do curso, que ocorre uma vez por ano. Cada edição envolve cerca de 25 (vinte e cinco) profissionais da Instituição. A primeira edição ocorreu em 1997 e mais de setecentas pessoas já participaram.

O  seu conteúdo aborda conceitos, métodos e etapas de planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem, à semelhança do que faz o IBGE. As aulas expositivas e de laboratório fornecem conhecimento sobre o processo de produção, análise e disseminação de informações estatísticas.

O planejamento e a montagem levam em média dois meses, começando pela escolha de um cliente e de um tema. O IBGE avalia se o cliente é uma instituição pública sem fins lucrativos, se o tema da pesquisa é relevante para a sociedade e se a pesquisa constituirá um laboratório experimental de inovações temáticas.

Para os participantes, o curso dura 6 (seis) semanas, com carga horária de 240 (duzentas e quarenta) horas, em dedicação exclusiva. Quatro delas são reservadas ao desenvolvimento do projeto da pesquisa, aulas expositivas e trabalho de laboratório, uma se destina ao trabalho de campo e a outra ao processamento, à análise de dados e à elaboração do relatório final. A turma é dividida em grupos conforme as áreas: tema, questionário, amostra, sistemas de apuração e planejamento de campo.

O término do curso se dá na entrega do produto em forma de relatório ao cliente. O monitoramento do curso é feito por instrutores, que são servidores efetivos do IBGE, através de avaliações aplicadas a cada aula teórica e prática, para verificar como está indo o desenvolvimento da capacitação.

Público-alvo:

-Servidores do IBGE;
-Alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), preferencialmente das áreas de Ciências Sociais e Estatísticas, de instituições de ensino públicas brasileiras;
-Servidores de órgãos públicos envolvidos no planejamento e execução de pesquisas no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP);
-Docentes e pesquisadores de institutos de pesquisas e de instituições de ensino públicas brasileiras, capazes de atuar como multiplicadores;
-Servidores de agências e organizações públicas de estatísticas.

Pré-requisito: Formação em nível superior.

Vagas:

A cada edição são disponibilizadas 27 vagas, sendo 20 para servidores do IBGE (5 para servidores lotados nas Unidades Estaduais), 5 para participantes externos e 2 vagas reservadas para participantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs).

*** Importante!

O custo de transporte de ida e volta e de hospedagem dos participantes externos deverá ser coberto pela instituição do participante ou pelo próprio participante. Também é de sua responsabilidade  a cobertura de eventuais seguros de saúde e de acidentes pessoais, durante toda a duração do curso.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro