logotipo ence

Lourival Ubaldo Câmara

Primeiro Diretor da Escola Brasileira de Estatística que em 29/05/1954 é transformada em Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE.

Lourival Câmara, nascido a 16 de maio de 1911, em São José, Estado de Santa Catarina, desde cedo, ainda acadêmico, dedicou-se ao magistério, nas cadeiras de Matemática e Português, vindo, posteriormente a ocupar, até os seus últimos dias, a de Estatística.

Iniciou os seus estudos em Florianópolis, onde fez o curso primário. Fez os cursos secundário e superior em Minas, tendo se formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de Passa Quatro. Nos Estados Unidos, concluiu os cursos de pós-graduação em Tecnologia de Amostragem e de Estatística do Trabalho.

Ingressou no IBGE em 1936, compondo o quadro de Estatísticos a partir de janeiro de 1938. Espírito empreendedor, organizado e pesquisador, muito colaborou no desenvolvimento estrutural da Instituição, culminando com o seu desempenho no cargo de Secretário Geral do então Conselho Nacional de Estatística.

Estudioso incansável da Estatística em seus vários campos, dedicou-se especificamente ao ensino da Tecnologia por Amostragem, ocupando a respectiva cadeira na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, da qual foi o seu idealizador e realizador, dirigindo-a desde 1953, data da sua fundação, até 1961.

Publicou mais de 40 trabalhos estatísticos, destacando-se pela sua fundamental importância "Tecnologia por Amostragem", em três volumes, servindo o primeiro de livro-texto da cadeira homônima da ENCE.

Como homem de letras, conferencista invulgar e jornalista, entregou-se aos mais variados temas (Economia, Estatística, Sociologia etc.). A sua obra de estreia na análise sociológica do País - "Estrangeiros em Santa Catarina", foi editada em 1938 pela imprensa oficial do Estado. Entre 1929 e 1946 colaborou em diversos jornais de Florianópolis, destacando-se a sua atuação nos seguintes: "Diário da Tarde", "Dia e Noite", "A Pátria", "O Estado", "A Gazeta". A partir de 1948, passou a colaborar na "Revista Brasileira dos Municípios" e "Revista Brasileira de Estatística", do IBGE, divulgando trabalhos técnicos.

Em Santa Catarina, foi Diretor-Geral do Departamento Estadual de Estatística, quando reorganizou e criou serviços de estatística, cursos de aperfeiçoamento de Estatísticos, Estatísticos-Auxiliares e Cartógrafos. Representou o Estado em todos os setores em que se fazia presente a Estatística.

O nome de Lourival Câmara tornou-se mundialmente conhecido e respeitado por força da seriedade de seus trabalhos. Representou o Brasil em diversos congressos interamericanos e internacionais de Estatística (Bogotá, Montreal, Washington, Petrópolis etc.) e foi Membro titular das seguintes entidades: The Econometric Society, The American Statistical Association, The Inter American Statistical Institute, The Institute of Mathematical Statistica.

Deixa, pois, Lourival Câmara, uma extensa folha de serviços e dedicação à causa pública, especialmente ao Instituto Brasileiro de Estatística e à Escola Nacional de Ciências Estatísticas, dignos de serem imitados, já que os seus ensinamentos muito contribuíram para o elevado índice técnico dos nossos Estatísticos.

 

Fotos:       

 

Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_1993.pdf#page=5

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro