logotipo ence

Quem Somos

A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) foi criada em 1995 e, atualmente, é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais que desenvolvem, implementam e monitoram ações de extensão, treinamento e capacitação. Essas ações são principalmente voltadas para o desenvolvimento dos servidores do IBGE, mas também alcançam, por meio da extensão, outros servidores públicos, no âmbito da Rede de Escolas do Governo, e a sociedade em geral.

Valores:
Protagonismo: Direcionamento para tomar a frente na condução do trabalho, ser referência no que faz e assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento.
Orientação à Aprendizagem: Disposição para promover a aprendizagem como processo permanente de desenvolvimento individual, balizado pelo compartilhamento de conhecimento e alinhado aos valores e objetivos estratégicos institucionais.
Excelência Técnica: Atuação de forma eficiente e eficaz nos processos de trabalho, com fundamentação técnica, buscando obter e garantir os melhores resultados.
Prontidão: Presteza e diligência no atendimento, independente de hierarquia, combinando habilidade e disposição para desempenhar as atividades de trabalho.
Transparência: Divulgação clara e tempestiva de informações relevantes para as partes interessadas, permitindo o acompanhamento de projetos, decisões tomadas e fatores externos que podem ter influência sobre o trabalho.

Coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento
-Ana Carolina Soares Bertho
-Ana Paula Donizetti Lins de Albuquerque (substituta)

Gerente de Soluções de Capacitação
-Monica Marli Gomes de Souza
-Isabel Cristina dos Santos (substituta)

Gerente de Tecnologia e Apoio à Capacitação
-Joice de Souza Soares
-Flávia Pinto de Carvalho (substituta)

O que Fazemos

A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) tem como suas principais competências:
–Elaborar, planejar, implementar e executar políticas de capacitação e desenvolvimento de servidores, conforme determina o Decreto nº 5.707, de 23/02/2006, que institui a Política e as Diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.
–Implementar o Plano Anual de Capacitação (PAC) do IBGE.
–Desenvolver atividades de extensão voltadas à formação continuada de servidores, pertencentes ou não ao IBGE, e de outros públicos, contando com a participação do corpo docente da ENCE, bem como de servidores do Instituto, que atuam como instrutores e colaboradores.
–Desenvolver e implementar cursos presenciais, a distância ou híbridos – tanto internamente como via contratação de parceiros – de forma a auxiliar a efetivação de programas de capacitação e desenvolvimento.
– Manter intercâmbio institucional e cooperação técnica com entidades e organismos nacionais e internacionais.
– Propor normas e regulamentos relativos à capacitação e ao desenvolvimento de servidores.
– Propor ações de capacitação com base em levantamento de necessidades identificadas e usando as melhores práticas do mercado.
– Atuar de forma consultiva junto às áreas do IBGE na identificação da melhor solução educacional para atender à demanda, considerando critérios previamente estabelecidos.
– Atuar de forma normativa estabelecendo padrões, controles e critérios relativos à capacitação de servidores.

Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC)

    O planejamento da capacitação no IBGE se apoia no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) sistêmico e integrado. Essa metodologia de prospecção mantêm as chefias envolvidas do momento da solicitação da necessidade até a implementação da capacitação de fato, na tentativa de integrar solicitações que estão distribuídas em diferentes unidades do Instituto, o que permite o aproveitamento de recursos de forma otimizada.

      Existe a figura do Consultor de Capacitação, que é um servidor da CTA e que estabelece constante diálogo com os solicitantes de capacitação, a fim de detalhar a necessidade, colaborando para o sucesso do projeto.

        Etapas do LNC:

I.Coleta preliminar de necessidades pelas coordenações;
II.Análise das necessidades preliminares pelo Consultor de Capacitação;
III.Processo de priorização das necessidades de capacitação pelas coordenações com auxílio do Consultor;
IV.Priorização geral das necessidades de capacitação pelo Comitê de Coordenação de Treinamento (CCT) com o apoio do Consultor de Capacitação;
V.Encaminhamento da lista final de necessidades já priorizada para implementação de propostas de capacitação;
VI.Pactuação da proposta de capacitação pelas coordenações e pela CTA.

Plano Anual de Capacitação (PAC)

      O Plano Anual de Capacitação (PAC) tem por finalidade apresentar as ações e os eventos de capacitação a serem implementados no ano civil pela Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    O Plano toma como fonte principal o Levantamento de Necessidades de Capacitação do IBGE, mas também é sensível a demandas externas de outros órgãos ou do público em geral. Os eventos de capacitação previstos distribuem-se em 6 áreas temáticas (Geociências, Estatística, Comunicação, Ensino e Tecnologia), conjugando áreas fim e áreas meio, competências técnicas e competências transversais.
O PAC é mais um instrumento para o IBGE garantir a qualidade na prestação dos serviços de informação sobre a realidade brasileira, inclusive, frente a desafios futuros.

 

Capacitação Presencial

Nosso portfólio se distribui hoje no IBGE com eventos de capacitação organizados por 6 (seis) áreas temáticas básicas: Geociências, Gestão e Governança, Ensino, Estatística, Comunicação e Tecnologia.

O Decreto nº 5.707/06 amplia o formato da capacitação que tradicionalmente acontece por meio de cursos, ao estabelecer que além desse, há outros possíveis eventos de capacitação, como aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos.

Essa proposta harmoniza-se perfeitamente à noção de aprendizagem contínua e ampla e respalda iniciativas de gestão de conhecimento como forma de capacitação igualmente válida. Em consonância, a CTA vem oferecendo os seguintes tipos de eventos de capacitação: cursos presenciais, a distância e híbridos, fóruns de prática, seminários, workshops, oficinas e palestras.

Capacitações a Distância

Escola Virtual IBGE

 

                                 logoEscolaVirtualIBGE

 

      A Escola Virtual IBGE foi desenvolvida pela Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), que também é a responsável por sua atualização e administração. Foi implementada em 2008 com o desafio de encurtar distâncias e conectar pessoas espalhadas nas unidades da Instituição em todo o país.

        Para se manter ativa e presente para toda a rede de colaboradores da Instituição, a Escola Virtual IBGE conta com representantes em todas as 27 (vinte e sete) Unidades Estaduais do IBGE.

       Nasceu com o propósito de favorecer uma nova forma de aprender, construir o conhecimento e promover a interação de pessoas e conteúdos. Hoje, desempenha importante papel na divulgação e promoção de oportunidades de desenvolvimento para pessoas da Instituição e de fora dela, colaborando com a Rede de Escolas de Governo e com outros setores da sociedade.

      Para conhecer mais, clique aqui ou acesse: 

https://escolavirtual.ibge.gov.br/. 

Parcerias

    A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) tem estabelecido parcerias no âmbito da Rede de Escolas de Governo para ampliar oportunidades de capacitação dos servidores do IBGE e demais órgãos públicos nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal). Atua, nesse aspecto, principalmente sob a égide da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e com a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), planejando e implementando anualmente um plano de trabalho de eventos de capacitação, com ofertas abertas para servidores de múltiplas e diferenciadas instituições públicas.

A CTA também realiza, por meio das parcerias, a divulgação e ofertas de capacitação como forma de extensão da ENCE, atendendo o público em geral. Esse atendimento ocorre principalmente na modalidade EAD, que permite alcance de um maior número de pessoas.

Caso tenha interesse em estabelecer parceria, entre em contato conosco.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro