logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Docentes e discentes da ENCE participam do XXI ENANPUR

17/06/2025

Docentes e discentes da ENCE participam do XXI ENANPUR

Docentes e discentes da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) participaram do XXI ENANPUR - Encontro Nacional da ANPUR Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional, realizado em Curitiba (PR) nos dias 19 a 23 de maio de 2025. Confira alguns destaques:

• A professora Joice Soares, gerente da Especialização da ENCE, coordenou a Sessão Livre intitulada “A relevância dos dados censitários sobre Favelas Comunidades Urbanas no Brasil: potencialidades, limites e desafios”, que contou com a participação de Barbara Cobo, professora da pós-graduação da ENCE; Larissa Catalá, gerente substituta de Favelas e Comunidades Urbanas, da Coordenação de Geografia do IBGE (CGEO/DGC); e Flávia Feitosa, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenadora de Transferência de Tecnologia do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA).

• A professora Letícia Giannella, gerente de Favelas e Comunidades Urbanas, da Coordenação de Geografia do IBGE (CGEO/DGC), coordenou a Sessão Livre “Do Censo 2022 ao Censo 2030: reflexões sobre o conceito de favelas e comunidades urbanas do IBGE”. Participaram da atividade Talita Stael Costa, representando a Secretaria Nacional de Periferias (SPN); Danielle Rocha, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Andrew Matheus Silva, do Observatório das Baixadas; e Tiaraju D’Andrea, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

• Na Sessão Livre chamada “Desconstruindo famílias universais: diversidade, planejamento urbano e políticas públicas”, a professora Joice Soares participou como uma das palestrantes.

• O docente Romay Conde Garcia apresentou a comunicação oral “Tipologia Urbano-Rural no Censo Demográfico 2022: Uma revisão metodológica” na Sessão Temática “Natureza, crise ambiental e mudanças climáticas”. Beatriz Gomes de Souza, mestranda da ENCE, apresentou na mesma Sessão a comunicação oral “Epidemias silenciosas: por onde começa o racismo ambiental”.

• O professor César Marques, coordenador adjunto da ENCE, integrou a Sessão Temática “Produção do espaço regional”, em que apresentou a comunicação oral “Tendências das migrações no Brasil contemporâneo: uma visão a partir das projeções demográficas”.

Ulisses Carlos Silva Ferreira, egresso da ENCE, apresentou a comunicação oral “A periferia como local de trabalho: deslocamentos pendulares em direção à periferia metropolitana do rio de janeiro em 2000 e 2010 (mobilidade urbana e direito à cidade)” na sessão livre “mobilidade urbana e direito à cidade”.

Joao Bosco de Azevedo, professor da Especialização da ENCE e discente de doutorado, participou do Seminário de Teses.

• Representantes do Programa de Pós-Graduação da ENCE também participaram de uma reunião com Ricardo Ojima, coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre as novas diretrizes avaliativas para os programas que integram a área.

Priscila de Oliveira Maia, egressa da ENCE, recebeu o 5º Prêmio Rodrigo Simões de Tese de Doutorado, conforme divulgado aqui.

Docentes e discentes da ENCE participam do XXI ENANPUR

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro