23/05/2025
Priscila de Oliveira Maia, egressa da ENCE/IBGE, recebeu o prêmio de melhor tese da ANPUR - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. A entrega do 5º Prêmio Rodrigo Simões de Tese de Doutorado aconteceu durante a XXI ENANPUR - Encontro Nacional da ANPUR, realizado em Curitiba (PR) nos dias 19 a 23 de maio de 2025.
Priscila defendeu em 2024 a tese “Entre palmeiras e resistências: compreendendo as dinâmicas territoriais das quebradeiras de coco babaçu do território Médio Mearim, Maranhão, a partir da desestruturação do Programa de Aquisição de Alimentos”. Ela foi orientada por Leticia de Carvalho Giannella, professora do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE, e coorientada por Marta de Oliveira Antunes, tecnologista da Diretoria de Pesquisas do IBGE.
Trinta teses foram habilitadas para concorrer ao 5º Prêmio Rodrigo Simões. A comissão julgadora atribuiu notas a todos os trabalhos, e apenas cinco obtiveram médias superiores a 9,5, passando para a segunda etapa de seleção. A tese premiada foi aquela que mais recebeu indicações de primeira posição em um ranking individual elaborado pelos membros da comissão.
Priscila também cursou Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território na ENCE. Sua monografia de especialização e sua tese de doutorado estão disponíveis no site da Escola.