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Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho em Educação a Distância (GTEAD) foi constituído pela portaria nº 0501, de 08 de agosto de 2003, com a função de elaborar uma proposta de Programa de Educação a Distância para o IBGE, tendo por objetivo desenvolver condições mais favoráveis à disseminação de conhecimento, contribuindo para o fortalecimento do processo de modernização institucional.

Constituição do Grupo de Trabalho

Talita Tunala - representante da Diretoria-Executiva

Rose Mary de Faria - representante da Diretoria de Pesquisas

Maria Lúcia Ribeiro Vilarinhos - representante da Diretoria de Geociências

Arnaldo Lyrio Barreto - representante da Diretoria de Informática

Edna Campello - representante do Centro de Documentação e Disseminação de Informações

Rosana Pimentel de Almeida - representante da Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Cabe ao representante da ENCE exercer a coordenação do Grupo de Trabalho.

icopdf Ata da 8ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 7ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 6ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 5ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 4ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 3ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 2ª reunião (PDF)

icopdf Ata da 1ª reunião (PDF)

icopdf Resolução N° 0015 de 08/08/2003 do Conselho Diretor (PDF)

icopdf Portaria Nº 0501 de 08/08/2003 do Presidente (PDF)

Artigos

O desafio do preparo de alunos e professores on-line (Wilson Azevedo)

A vanguarda (tecnológica) do atraso (pedagógico)

Impressões de um educador online a partir do uso de ferramentas de coursewar (Wilson Azevedo)

Variáveis do aluno na avaliação de ambientes de aprendizagem mediada (Laura Helena Porras-Hernandez)

Análise do Ambiente de EAD (Luciana A. M. Zaina, Graça Bressan, Regina M. Silveira e Wilson V. Ruggiero)

Como organizar-se para um aprendizado efetivo através de um curso on-line (Claudio Alex Fagundes da Silva)

Redes de Interação e Sociedade da Informação (Claudio Alex Fagundes da Silva)

Vou "Fazer" um Curso On-Line - Uma reflexão pedagógica sobre o aprendizado on-line. (Claudio Alex Fagundes da Silva)

Educação a Distância: um Estudo sobre Expectativas dos Alunos em Relação ao Uso do Meio Impresso ou Eletrônico. (Glaucia M. Garcia de Carvalho e Francisco V. Ulhôa Botelho)

Modelo de Avaliação para cursos no ensino a distância (Tese de Mestrado) (Universidade Federal de Santa Catarina) - formato PDF

Educação a Distância: regulamentação e realização (Francisco José da Silveira Lobo Neto)

Ensinando na Era da Informação (Norman Coombs)

Caracterização do Cibergênero Home Page Corporativa ou Institucional (José Paulo de Araújo)

Competências necessárias para um aluno bem-sucedido no ambiente de e-Learning (Daniel Birch)

Programa de EAD no IBGE

Proposta para discussão

ETAPAS DE TRABALHO 

1. Levantamentos das experiências anteriores do IBGE (pontos fortes/fracos):

1.1. Depoimentos verbais (DI, DPE, ENCE);

1.2. Estudo documental sobre as avaliações dos instrutores, dos treinandos e gerentes.

2. Levantamento bibliográfico (teórico) de EAD.

3. Levantamento das experiências externas ao IBGE e do estado da arte:

3.1. Convite à palestrantes especializados no assunto;

3.2. Participação em eventos externos (Congressos, Seminários...).

3.3. Visitas a Instituições que trabalham com EAD, utilizando determinados critérios para a escolha;

4 Diagnóstico da situação atual:

4.1 Levantamento do nível de motivação/resistência organizacional para uso do EAD, através da elaboração de um questionário para mapear quais os fatores de resistências e como podemos superá-las.

4.2 Levantamento das condições físicas do IBGE nacional. Quanto aos recursos computacionais e infra estrutura existentes e/ou necessários;

5. Definição de pressupostos básicos mínimos de qualidade para a proposta de EAD para o IBGE:

8. Definição e levantamento dos recursos para a proposta do programa de trabalho para atender aos parâmetros definidos (tecnológicos, didáticos, metodológicos, culturais e orçamentários).

9. Etapas da elaboração da proposta

9.1 Elaboração de Propostas para implementação : Ideal e Contingencial (is) [Elaborar mais de uma proposta: uma com preço superior ao da outra]

9.2 Estudo de Viabilidade das Propostas.

9.3 Elaboração de Projeto(s) Piloto(s). [Sugerir um curso para uma proposta de projeto piloto, isso não quer dizer que será realizado. Isso já não corresponde à nossa responsabilidade].

9.4 Análise e aprovação da alternativa do Projeto de EAD para o IBGE pelo Conselho Diretor (Propostas e Projeto Piloto).

9.5 Alterações decorrentes da avaliação do CD.

9.6 Acompanhamento da implementação do Projeto Piloto.

10. Avaliação e feedback.

ENCE/CTA
Setembro de 2003

Relatórios

icopdf Curso Lotus Notes a distância (EAD) - Pesquisas de Opinião (09/01/2003)

icopdf Educação à distância na visão dos treinandos (16/07/2002)

icopdf Relatório de avaliação do curso de redes (16/07/2002)

icopdf Relatório de avaliação do curso de Windows 2000 Server (16/07/2002)

icopdf Participação em Programas de EAD (11/04/2002)

icopdf EAD via Web: resultados da 1ª experiência no IBGE (03/04/2000)

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro