logotipo ence
 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Contato

A CTA está localizada no Complexo Canabarro na:

Rua General Canabarro, 706, Bloco B, Sala 202 B , Maracanã

Rio de Janeiro CEP: 20271-205

 

Caso queira entrar em contato conosco, enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para (21) 2142-4643.

 

Parcerias

O Decreto nº 5.707, de 2006, estabelece como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal “priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de governo, favorecendo a articulação entre elas e visando à construção do sistema de escolas de governo da União, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.”

A ENCE, como integrante da Rede Nacional de Escolas de Governo, está comprometida com a finalidade de “aumentar a eficácia das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e dos três poderes. Ao mesmo tempo, busca incentivar o compartilhamento de conhecimentos, incentivando trabalhos em parceria.” (ENAP, 2014)

A CTA busca viabilizar essas parcerias da Rede de Escolas de Governo promovendo a ampliação de oportunidades de capacitação dos servidores do IBGE e demais órgãos públicos em nível nacional, atuando também no apoio e fortalecimento das iniciativas nas Unidades Estaduais da própria Instituição.

Parcerias firmadas com outras instituições:


ENCE↔ Escola Nacional de Administração Pública (ENAP):www.enap.gov.br
ENCE↔ Escola de Administração Fazendária (ESAF):www.esaf.fazenda.gov.br
ENCE↔ Universidade Federal de Uberlândia (UFU): http://www.ufu.br/

 

Como firmar parcerias com a CTA?

Caso tenha interesse em estabelecer parceria com a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento do IBGE e, se for uma instituição pública, entre em O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Orientação sobre demanda

ORIENTAÇÕES AOS RESPONSÁVEIS PELA DEMANDA DE TREINAMENTO.

Existem procedimentos simples e práticos que devem ser observados pelos responsáveis pela demanda de treinamento de sua equipe de trabalho e que podem auxiliar bastante o aproveitamento dos cursos oferecidos.
  • Observar os objetivos e os pré-requisitos exigidos para a participação nos cursos.
  • Explicar ao servidor o motivo de sua indicação para o treinamento e qual a expectativa quanto à aplicação do conhecimento adquirido por ele, para a melhoria do desempenho de suas funções.
  • Observar a real aplicabilidade do treinamento no trabalho.
  • Ficar atento a recomendação de um limite de três cursos/servidor por ano, com exceção de cursos cujo conteúdo seja composto por módulos.
  • Prestar atenção às prioridades da área em receber o treinamento, tendo em vista os objetivos estratégicos da Instituição.
  • Orientar o servidor quanto à importância da assiduidade e pontualidade para o bom aproveitamento do curso.
  • Informar ao departamento de treinamento com antecedência mínima de 2 dias, a impossibilidade do servidor comparecer ao treinamento, se possível indicando um substituto com o mesmo perfil do indicado anteriormente (1).
  • Prever condições para que o servidor treinado possa praticar e aplicar os novos conhecimentos, contando para isso com equipamentos adequados, quando for o caso.

(1) Vale lembrar que as faltas não poderão ser justificadas. Para cursos com carga horária de até 30 horas, o treinando deve obter 100% de freqüência e acima de 30 horas, 80% de freqüência.

Parceria IBGE/ENAP

O IBGE oferece treinamentos gerenciais e administrativos propostos pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP a servidores públicos de outros órgãos federais, no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará.

Os cursos fazem parte de um plano de trabalho definido a cada ano, no momento em que se renova o acordo de cooperação técnica firmado entre o IBGE, por intermédio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, e a ENAP.

As ações relativas à implementação deste acordo são desenvolvidas pelo Departamento de Treinamento, em parceria, nos estados fora do Rio de Janeiro, com as seguintes Unidades Estaduais: Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro