logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Parceria IBGE/ENAP

O IBGE oferece treinamentos gerenciais e administrativos propostos pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP a servidores públicos de outros órgãos federais, no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará.

Os cursos fazem parte de um plano de trabalho definido a cada ano, no momento em que se renova o acordo de cooperação técnica firmado entre o IBGE, por intermédio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, e a ENAP.

As ações relativas à implementação deste acordo são desenvolvidas pelo Departamento de Treinamento, em parceria, nos estados fora do Rio de Janeiro, com as seguintes Unidades Estaduais: Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Orientação sobre demanda

ORIENTAÇÕES AOS RESPONSÁVEIS PELA DEMANDA DE TREINAMENTO

Existem procedimentos simples e práticos que devem ser observados pelos responsáveis pela demanda de treinamento de sua equipe de trabalho e que podem auxiliar bastante o aproveitamento dos cursos oferecidos.
  • Observar os objetivos e os pré-requisitos exigidos para a participação nos cursos.
  • Explicar ao servidor o motivo de sua indicação para o treinamento e qual a expectativa quanto à aplicação do conhecimento adquirido por ele, para a melhoria do desempenho de suas funções.
  • Observar a real aplicabilidade do treinamento no trabalho.
  • Ficar atento a recomendação de um limite de três cursos/servidor por ano, com exceção de cursos cujo conteúdo seja composto por módulos.
  • Prestar atenção às prioridades da área em receber o treinamento, tendo em vista os objetivos estratégicos da Instituição.
  • Orientar o servidor quanto à importância da assiduidade e pontualidade para o bom aproveitamento do curso.
  • Informar ao departamento de treinamento com antecedência mínima de 2 dias, a impossibilidade do servidor comparecer ao treinamento, se possível indicando um substituto com o mesmo perfil do indicado anteriormente (1).
  • Prever condições para que o servidor treinado possa praticar e aplicar os novos conhecimentos, contando para isso com equipamentos adequados, quando for o caso.

(1) Vale lembrar que as faltas não poderão ser justificadas. Para cursos com carga horária de até 30 horas, o treinando deve obter 100% de freqüência e acima de 30 horas, 80% de freqüência.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro