logotipo ence
 congresso isi.fw
 
 
 iase2015

Propostas de Temas de Pesquisa para o CDHP

O IBGE, por meio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), como parte de sua política de treinamento, oferece ao seu quadro técnico o curso intensivo denominado Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa (CDHP). O curso possibilita o conhecimento por completo do processo de planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem, bem como, a percepção das inter-relações inerentes às diversas atividades desenvolvidas pelo IBGE. A partir de um tema previamente escolhido, os participantes planejam e executam uma pesquisa em condições reais.

A primeira etapa do planejamento do curso relaciona-se à escolha do tema da pesquisa e, consequentemente, do cliente.

No que se refere especificamente aos temas, estes deverão ser de relevância para a sociedade e poderão abordar aspectos não pesquisados habitualmente pelo IBGE. Ratifica-se, assim, o papel do CDHP como laboratório experimental de inovações não apenas metodológicas e tecnológicas, mas também temáticas, contribuindo para o contínuo exercício da nossa missão institucional.

Diversas entidades da esfera pública, tais como prefeituras municipais, secretarias de estado, universidades, órgãos públicos federais, além do próprio IBGE, foram os clientes das pesquisas nas edições já realizadas do curso.

É necessário, no entanto, desenvolver ações para a formação de um banco de clientes e temas potenciais de pesquisa. Este banco seria composto por propostas de temas de pesquisa que seriam avaliadas pelas instâncias adequadas quanto à sua viabilidade e oportunidade para implementação numa das edições do CDHP, considerando as restrições metodológicas e operacionais do curso.

Ao iniciar o planejamento de cada edição do CDHP, os clientes responsáveis pelas propostas aprovadas serão consultados sobre o interesse ainda existente pelo desenvolvimento do tema e a disponibilidade para trabalhar com a equipe do CDHP na implementação da pesquisa. Caso haja mais de uma demanda acumulada, o processo de escolha levará em consideração:

- a adequação do tema ao tratamento numa pesquisa como a que pode ser implementada numa edição do CDHP;
- a oportunidade, relevância e o ineditismo do tema da pesquisa solicitada, tanto no CDHP como no IBGE;
- as características e o comprometimento do cliente com a realização da pesquisa sobre o tema proposto, e o potencial de aproveitamento dos resultados da pesquisa pela sociedade;
- a ordem cronológica de apresentação das propostas.

As propostas de temas de pesquisa deverão ser encaminhadas à Coordenação do CDHP no endereço abaixo indicado, e devem conter:

1. Justificativa e discussão da relevância e oportunidade da pesquisa sobre o tema proposto;
2. Descrição e contextualização do tema;
3. Principais variáveis de investigação;
4. Identificação da população alvo, contendo indicação do local ou área de interesse, se identificada;
5. Unidades de investigação (domicílio, morador e/ou família);
6. Identificação do cliente, incluindo informações sobre a instituição e indicação de ao menos uma pessoa de referência que representará a instituição como cliente do CDHP, além de todas as informações de contato dessa pessoa.

A título de ilustração, até o momento, foram realizadas vinte e duas edições do CDHP cujos temas de pesquisa e respectivos clientes são listados a seguir.

1. Hábitos e Opiniões dos Moradores do Bairro de Irajá – Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, IPLANRIO.
2. Saúde e Meio Ambiente nos Bairros de Taquara e Curicica – Divisão de Estudos e Qualidade Ambiental do Departamento de Recursos Naturais – IBGE/Diretoria de Geociências.
3. Hábitos Culturais e de Lazer dos Moradores das Adjacências do Museu da República – IPHAN, Ministério da Cultura, Museu da República.
4. Resolução de Conflitos Domésticos e Violência Intrafamiliar nos Bairros da Tijuca e do Maracanã – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Subsecretaria de Pesquisa e Cidadania.
5. Características da População Urbana de Macaé – Prefeitura do Município de Macaé, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral.
6. Percepção dos Moradores da Ilha do Governador sobre o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Ciência Política.
7. Uso do Tempo – IBGE/Diretoria de Pesquisas.
8. Uso Social, Percepção da Violência e Vitimização nos Bairros de Copacabana e Leme - IBGE/ENCE, Coordenação do mestrado.
9. Conhecimento do Museu da Vida – Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz.
10. Região Portuária: Perfil, Demandas e Expectativas dos Moradores - Instituto Pereira Passos, IPP - Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.
11. Características, Percepções e Demandas da População Residente no entorno da ENCE – IBGE/ENCE.
12. Pesquisa de Tecnologias de Informação e Comunicação. IBGE/DPE/COMEQ.
13. Pesquisa de Segurança Alimentar Domiciliar. IBGE/ENCE/GPC.
14. Pesquisa sobre Reciclagem e Coleta de Lixo. IBGE/ENCE/GPC.
15. Pesquisa sobre Arranjos Domiciliares. IBGE/ENCE/GPC.
16. Pesquisa sobre Qualidade de Vida dos Moradores de 60 anos ou mais de Idade do Bairro de Copacabana - QVIDA - IBGE/DPE/COPIS.
17. Pesquisa sobre a Participação Ativa da Melhor Idade – AtiVIDAde- IBGE/DPE/COPIS.
18. Pesquisa Domiciliar sobre Necessidades Habitacionais em Campos dos Goytacazes - HABITA CAMPOS - UENF.
19. Pesquisa sobre a Revitalizaçõa do Bairro de São Cristóvão e entorno da Rua Ceará - IPP.
20. Pesquisa Domiciliar sobre Cães e Gatos - Humanização e Padrões de Consumo - UFRRJ.
21. Pesquisa domiciliar sobre "Atitudes e Hábitos de Consumo Sustentável - PECOS" - IBGE/ DPE/ COAGRO/ GTMEIOAMBIENTE.
22. Pesquisa domiciliar sobre "Percepção e Visita a Museus VAMUS" - FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz / OMCC, 2008.

Coordenação do CDHP:
Rita Villas Boas
Telefone: +55 (21) 2142 8799
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rua General Canabarro 706 - Anexo ENCE
Maracanã
Rio de Janeiro - RJ

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro