logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Apresentação

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) atende alunos do curso de graduação, colocando-os em contato com pesquisadores da ENCE e suas linhas de pesquisa, visando despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais, através de sua participação em projetos de pesquisa.

 

A atividade de Iniciação Científica permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da graduação,  e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade e independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar do Programa de Iniciação Científica é uma experiência muito rica para todos os alunos, tanto para os que pretendem seguir uma carreira acadêmica, como para os que pretendem uma carreira empresarial.

 

Os alunos envolvidos nos projetos de Iniciação Científica recebem uma bolsa subvencionada pelo CNPq ou pelo IBGE. As inscrições para a obtenção das bolsas geralmente ocorrem no mês de junho e são divulgadas pelo Comitê Institucional do programa no site da ENCE.

Jornadas

Entre as exigências colocadas pelo CNPq para concessão de quotas de bolsas PIBIC, está a apresentação dos resultados das pesquisas em um seminário específico.

Na ENCE, realizamos a  Jornada de Iniciação Científica  onde os trabalhos são apresentados sob forma oral. Os membros do Comitê Externo são convidados para avaliar o evento.

 

Informações sobre as Jornadas

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro