logotipo ence
 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Anos anteriores

 

Quem somos

Gerência de Informática - GRINF

 

Missão

"Atuar com excelência e disponibilizar recursos computacionais para as aplicações Acadêmicas da ENCE"

Manual do Aluno

O Manual do Aluno tem por objetivo apresentar as informações básicas a respeito do Curso de Graduação em Estatística da ENCE, de forma a auxiliar os alunos no planejamento de sua integralização no semestre corrente e a fim de dirimir as principais dúvidas a ele relacionadas.

Neste documento são apresentadas a matriz curricular, o corpo docente, os critérios de avaliação, a lista de disciplinas ofertadas no semestre, o calendário acadêmico, além de outras informações relevantes.

O Manual do Aluno pode ser acessado no link abaixo:
(clique aqui)

 

 

Atualizado em 04 de agosto de 2023.

Orientações da Gerência de Informática - GRINF

Orientações ao aluno Ingressante

 Orientações da GRINF ao Aluno Ingressante - PDF

Serviços de impressão    

- Adquirindo créditos de impressão: Os  créditos de impressão são adquiridos na GRC ( sala 105 ), o mínimo é de 10,00 ( 100 impressões ).   Depois apresente o formulário recebido na GRINF ( Sala 205 ) para registro desses créditos no sistema de impressão.

 - Instalando uma impressora:  Basta ir na área de comandos do Windows e digitar  \\WAPLENCE03V  - Uma janela se abrirá, basta selecionar a impressora Impressora-Aluno. Após a seleção, impressora já estará disponível no sistema, dentro dos aplicativos.

- Localização da impressora: A impressora está localizada na GRINF ( Sala 205 )

- Saldo de créditos:  Caso precise saber de seu saldo de impressão, basta solicitar a Equipe GRINF. Reiniciar Senha de rede: Em caso de problemas com sua senha, solicite auxílio a Equipe GRINF

  • Ao reiniciar sua senha, reconfigure o wi-fi, para evitar bloqueio
  • Para evitar que sua senha expire, ao final do período mude sua senha

 Portal do Aluno 

Na Página principal da ENCE o aluno encontra o Portal do Aluno,  para acompanhamento de sua vida acadêmica. 

Repositório de Aulas

O Material didático das aulas é disponibilizado no Repositório de Aulas,  a senha de acesso desse portal é a mesma do login da rede

Drive Ibge

É um disco na nuvem que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos para alunos e funcionãrios do IBGE

BME

O Banco Multidimentsional de Estatísticas "BME", é uma base de dados formada por microdados originados nas pesquisas estatísticas efetuadas pelo IBGE e pela metainformaçao associada à sua produção. Faça seu cadastro na página BME.

Seminário ENCE - 2018

Professores organizadores - ANO 2018:
Prof. Pedro Luis do Nascimento Silva - pedro-luis.silva@ibge.gov.br (Pós-Graduação)
Prof. Cassio Freitas Pereira de Almeida - cassio.almeida@ibge.gov.br     (Graduação)

 

 

Seminário 20 anos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da ENCE/IBG
Programação
26/11/2018
icopdf  Programação

Metodologia Estatística: Um Pilar da Disponibilidade e Qualidade de Dados
Pedro Luis do Nascimento Silva da Escola Nacional de Ciências Estatísticas
12/11/2018
icopdf  Resumo

Amostragem de área por segmentos quadrados                                                                             Cristiano Ferraz - Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Estatística
29/10/2018
icopdf  Resumo

O Programa Bolsa Família e Impactos sobre o Desenvolvimento Humano
15/10/2018
Ana Paula Kern - Analista de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e da Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora
icopdf  Resumo

Seminário de Disseratação  2018
01/10/2018 e 02/10/2018
Alunos da Turma 2017
icopdf  Programação

Morar na cidade e produzir no campo: uma análise de produtores e estabelecimentos a partir do Censo Agropecuário
17/09/2018
Angelita Alves de Carvalho - Pesquisadora/Professora da ENCE
icopdf  Resumo

1º Seminário Educação e Ensino Superior (E²S)
“Desafios de aprendizagem: refletindo sobre estratégias didáticas e metodologia ativa”
27/08/2018
Palestra: Metodologia ativa: novas estratégias para os processos de ensino e aprendizagem. 
Convidada: Magda Pischetola (Departamento de educação da PUC - RIO)
Mesa redonda: Experiências de metodologias ativa
Ensino da estatística: o caso da UNIRIO - Maria Tereza Serrano Barbosa (UNIRIO)
Cursos e treinamento na CTA – Paulo David dos Santos (CTA/IBGE)
icopdf  Resumo 

INDIFERENÇA À DIFERENÇA: espaços urbanos de resistência na perspectiva das desigualdades de gênero
13/08/2018
Profa.Rossana B Tavares,  Adjunta da Escola de Arq. e Urb. EAU/UFF, Profa. Colaboradora do Curso de Arq. e Urb. da UNIGRANRIO e Pesquisadora do GPDU/UFFJosé Eustáquio Diniz Alves, Professor/Pesquisador da ENCE/IBGE
icopdf  Resumo

O Frankenstein de Mary Shelley e os desafios da Inteligência Artificial
16/07/2018
José Eustáquio Diniz Alves, Professor/Pesquisador da ENCE/IBGE
icopdf  Resumo

Paradados e qualidade no Censo Agropecuário 2017
09/07/2018
Marcos Rodrigues Pinto, Diretoria de Informática do IBGE
icopdf  Resumo

Mapeamento de Áreas Edificadas em Imagens de Regiões Heterogêneas do Google Earth Usando Deep Learning 
09/07/2018
Cassio Freitas Pereira de Almeida - Doutor em Informática pela PUC-Rio e Professor/Pesquisador da ENCE/IBG 
icopdf  Resumo

Direitos humanos, grandes projetos e a natureza dos grandes desastres naturais
18/06/2018
Carlos B. Vainer - IPPUR e UFRJ
icopdf  Resumo

Estudo da fecundidade no Brasil e América Latina: passado, presente e futuro
14/05/2018
Gabriela M. O. Bonifácio - Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG e bolsista de pós-doutorado na ENCE/IBGE
icopdf  Resumo

Estimação assistida por modelos em uma abordagem de cadastro duplo
30/04/2018
Hemílio Fernandes Campos Coêlho - UFPB
icopdf  Resumo

Dados e Registros de Violência e Segurança Pública
09/04/2018
Ignacio Cano - DPE
icopdf  Resumo

Modernização da produção estatística e oportunidades de interação DPE e ENCE
26/03/2018
Claudio Dutra Crespo - DPE
icopdf  Resumo

O melhor modelo para dados financeiros?
12/03/2018
Daniel Takata Gomes - Ence
icopdf  Resumo

Educação e Trabalho: Uma Abordagem para a Análise do Curso de Vida dos Jovens
05/03/2018
Eduardo Rios Neto - UFMG
icopdf  Resumo

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro