Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas
O Curso de Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com no nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. Dispõe atualmente de um corpo docente de professores, todos com título de doutor, advindos de renomadas universidades no País e no exterior, com formações e trajetórias acadêmico-profissionais variadas e complementares. Insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.
O objetivo geral do curso de Mestrado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos sócio-espaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.
a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;
b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;
c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;
d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.
e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;
f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.
O Curso de mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas formará pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.
Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa terão um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deverá cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estarão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.
Duas características garantem a especificidade do Mestrado. A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.
O Mestrado está estruturado em torno das Linhas de Pesquisa detalhadas aquí.
A grade curricular com disciplinas obrigatórias e optativas pode ser encontrada aqui.
A lista das dissertações defendidas e os textos completos estão disponíveis por ano de defesa.
Somamos mais de 260 dissertações defendidas.
Coordenadora da Pós-Graduação: Suzana Marta Cavenaghi Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
_________________________________________________________________________________________________________
Comissão de Ensino e Pesquisa - 2013
Comissão de Ensino e Pesquisa - 2012