logotipo ence
 
 sinape2018
 
 ser

Especialização em Análise Ambiental e Gestão de Território

Fundada em 1953, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas é a primeira escola de graduação em Estatística do País. Desde 1984 a ENCE  oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Amostragem, Demografia, Análise de Dados, Atuária, Análise Ambiental e Gestão do Território.

Em 1997 teve início a primeira turma do Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território para atender a crescente demanda por profissionais habilitados para atuar na área de planejamento ambiental e atividades afins.  Ao longo dos seus 19 anos, o curso formou mais de 200 Especialistas, com a respectiva produção de cerca de duas centenas de monografias nos diversos temas correlatos ao Curso.

Objetivo

O Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território tem por objetivo aprimorar a formação de profissionais contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental/territorial e de produção do espaço.

Desenvolvimento do Curso

O programa está estruturado em quatro trimestres totalizando 456 horas/aula, correspondentes à disciplinas enquadradas em três grandes blocos: Geociências, Geomática e Teórico-Metodológico. São, ainda, realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até 8 horas de duração. 

Características do Curso

A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais de ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas,  legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos.

O curso oferece disciplinas conceituais e aplicadas, além de um aporte metodológico voltado à prática profissional e acadêmica. O conteúdo conceitual das disciplinas é trabalhado com vistas à fomentar a análise crítica do aluno em relação aos temas e conceitos apresentados. Bem como garantir o nivelamento dos múltiplos perfis profissionais e acadêmicos, considerando os distintos níveis de conhecimento das turmas, nas temáticas abordadas no Curso.

O conteúdo das disciplinas de caráter aplicado é voltado a simular situações em diferentes práticas profissionais ligadas à análise, gestão e planejamento ambiental e territorial.

As disciplinas que abordam fundamentos metodológicos procuram orientar o aluno quanto à produção e organização do conhecimento e à estruturação de um projeto de pesquisa, incluindo busca, acesso e tratamento das fontes de dados.

Complementarmente à grade curricular são realizadas práticas de campo, seminários e visitas técnicas, visando observar os aspectos empíricos das questões discutidas, bem como a aplicação de técnicas, métodos e conceitos trabalhados em sala de aula.

Após a conclusão dos créditos o aluno terá 6 (seis) meses para elaborar uma monografia estruturada de acordo com tema de seu interesse e dentro das temáticas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente da Especialização.

Gerência: Fábio Giusti Azevedo de Britto
E -mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 2142-8723

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro