O programa de Pós-Doutorado da ENCE é destinado a pesquisadores portadores do título de doutor e consiste na realização de um projeto envolvendo atividades de pesquisa na área de População, Território e Estatísticas Públicas. As atividades poderão também ser combinadas com atividades de ensino e extensão.
2024: Programa de Pós-Doutorado
Candidatos(as) selecionados(as) na análise documental
Candidatos(as) selecionados(as) nas entrevistas
2023: Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico - Capes
2022: Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico - Capes,
Acesse o regulamento do pós-doutorado na Ence clicando aqui.
Acesse o regulamento do PNPD- Capes clicando aqui aqui.
Duração mínima: 3 meses.
Duração máxima: 4 anos.
Ingresso no programa: Para ingressar no programa, o(a) proponente deve encaminhar solicitação à Coordenação de Pós-Graduação (por e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente, na Gerência de Registro e Controle da ENCE) contendo a documentação abaixo.
Maiores detalhes podem ser encontrados no regulamento do programa de pós-doutorado.
II - Curriculum Vitae atualizado, no padrão da Plataforma Lattes (CNPq);
III - Projeto de pesquisa;
IV – Plano de atividades e indicação das publicações esperadas;
IV - Cópia da Cédula de Identidade, para brasileiros, ou documento de identificação correspondente, para estrangeiros;
V - Cópia do CPF, para brasileiros;
VI - Cópia do diploma de Doutor ou prova de titulação equivalente;
Formas de ingresso:
I - Fluxo contínuo (o tempo médido para apreciação das propostas é de 2 a 3 meses).
II - Processos seletivos específicos (que terão normas publicadas em editais próprios).
Em caso de dúvida ou para maiores informações, utilize os meios de contato abaixo:
Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi fundada em 06 de março de 1953. A Escola promove atividades de pesquisa e, além de responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, atua em três níveis de ensino, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
As atividades de pesquisa e ensino da ENCE estão a cargo de Mestres e Doutores que compõem o seu corpo docente. Além da orientação normalmente recebida, os alunos também podem receber orientação especial dos docentes através das modalidades de monitoria oferecidas na Escola. A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE, que lhe propicia acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados e informações, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.
Fundada em 06 de março de 1953, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além das atividades de ensino e pesquisa, a escola é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, e demais servidores públicos, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE que lhe propicia intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos na produção de informações estatísticas e geoespaciais públicas, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.
A ENCE abrirá pré-inscrições para o curso gratuito “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade”. O formulário para se inscrever ficará disponível das 9h de 16/04 até as 9h de 17/04. Serão 10 vagas e a ordem de pré-inscrição é um dos critérios de desempate.
Leia mais...Lista nominal de convocados para pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Provas didáticas realizadas em 13 e 14/03 (Estatística) e em 18/03 (Geografia e Demografia). Resultados definitivos das provas didáticas publicados em 23/03. Saiba mais aqui.
Intitulada: "Transição energética e seus efeitos na economia do Rio de Janeiro: Uma
análise insumo-produto a partir de cenários de desenvolvimento", no dia 25 de abril de 2025, às 14h00m, na sala 306 (auditório) e também por videoconferência.
Intitulada: "Um indicador de desigualdade de renda mais apropriado a um quadro de financeirização da economia: um limite inferior para o real índice de Gini do rendimento domiciliar per capita", no dia 10 de abril de 2025, às 15h00m, por videoconferência.
Leia mais...