logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Cursos de Mestrado e Doutorado

 
A partir de 2014 o programa de Pós-Graduação, além da mudança de nome, agora denominado População, Território e Estatísticas Públicas, também reformulou suas linhas de pesquisa reduzindo-as para duas, dando maior coerência e consistência à produção dos docentes e discentes do curso. Adicionalmente, houve uma redefinição da área de concentração que tem o mesmo nome do Programa:

A área de concentração em População, Território e Estatísticas Públicas tem como foco o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação crítica de abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos sócio-espaciais ou para a produção de informações e estatísticas públicas que retratem com rigor e ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial. A ênfase é dada na articulação conjunta entre as dimensões demográfica e territorial com forte suporte no uso e na produção das estatísticas públicas.

 
As linhas de pesquisa são:
 
1. População, Território e Condições de Vida

Esta linha tem como foco o estudo da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas.

2. Produção de Estatísticas Públicas

Esta linha tem como foco o estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.


Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado

 
Desde a reformulação em 2006 e até o ano de 2013, os projetos de pesquisa e as dissertações estruturavam-se em quadro Linhas:

- Linha 1:  Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas: destina-se à análise das transformações populacionais, principalmente as ocorridas no Brasil, suas articulações com a dinâmica social e suas inter-relações com as políticas públicas.

- Linha 2: Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos: destina-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação crítica de métodos estatísticos para planejamento e análise de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos, em estudos econômicos, sociais, populacionais, territoriais e ambientais, incluindo amostragem e estimação, métodos de mensuração e observação, modelagem, análise e interpretação de dados com estruturas complexas.

- Linha 3: Sistemas de Informação Estatística e Geográfica: destina-se à análise dos conceitos, classificações, métodos e técnicas adotados na construção da informação estatística e geográfica, principalmente no Brasil, bem como ao desenvolvimento e aplicações inovadoras de métodos para uso e interpretação dessas informações, para a construção de indicadores e para subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

- Linha 4: Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo: destina-se à compreensão das continuidades, mudanças e perspectivas da realidade social, econômica, territorial e ambiental, principalmente no Brasil, tendo como referência a inserção do país no processo de globalização.

Processo Seletivo Discente 2026 por SISU/ENEM

A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.

Leia mais...

Aplicações de Inteligência Artificial no IBGE em webinário do Hub Regional para Big Data

Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.

Leia mais...

Resultados finais da prova didática do CPNU – Cargo de Pesquisador da Ence/IBGE

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.

Leia mais...

Resultados preliminares da prova didática do CPNU – Cargo de Pesquisador da Ence/IBGE

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Defesa de Tese de Doutorado de Fabio Lucas  Pimentel de Oliveira

Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Mestrado de Beatriz Gomes de Souza

Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.

Leia mais...

Defesa de Monografia da Especialização de Ana Carolina Sanches da Matta Machado

intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Monografia da Especialização de Daniel Farias Gomes

intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro