logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Projeto "Análise de paradados do censo demográfico 2010"

O Censo Demográfico é possivelmente uma das mais importantes fontes de informação sociodemográficas produzidas no país do ponto de vista de sua abrangência temática e territorial. No entanto, devido a sua complexidade, há uma constante preocupação na manutenção da qualidade dos seus resultados. A recente inserção de tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem permitindo ganhos no controle da operação de campo e facilitando a apuração dos dados censitários dos últimos levantamentos. Paradados – dados oriundos da operação de coleta e da administração de uma pesquisa – podem ser utilizados na avaliação e na melhoria da qualidade do processo de pesquisa. Existem dois tipos de erros associados a um processo de pesquisa: o erro amostral, atribuído ao fato de que as estimativas são obtidas a partir de uma pesquisa amostral; e erros não amostrais, associados a aspectos inerentes ao processo de coleta dos dados. Este projeto está focado na investigação das fontes de erros não amostrais como possíveis fatores associados às falhas no processo de coleta do Censo Demográfico 2010 e para isto, utiliza como fonte os microdados do Universo do Censo Demográfico de 2010 e uma base de dados de supervisão de campo do mesmo censo. Objetiva-se a aplicação e a análise dos paradados do censo a fim de contribuir com o debate sobre o aprimoramento dos processos de produção de estatísticas públicas associados à realização de Censos e pesquisas quantitativas no país. Para tal, propõem-se a utilização da metodologia estatística de modelos hierárquicos para a identificação dos fatores associados às falhas no processo de coleta como, por exemplo, omissões e inclusões indevidas de indivíduos, domicílios e endereços. A análise de paradados é uma área de pesquisa ainda pouco explorada no Brasil, o projeto visa também à divulgação do uso deste método no debate sobre a qualidade de pesquisas no país.

Equipe:

Alinne de Carvalho Veiga (Responsável pelo Projeto)          Docente    
Denise Britz do Nascimento Silva Docente    
José André de Moura Brito Docente    
Luciano Tavares Duarte Participante Externo - IBGE    
Suzana Cavenaghi Docente  
Elizabeth Hipólito Discente doutorado  

 

Trabalhos que apresetam análises de paradados.

 
Ano Autores Título Periódico/Livro Volume, Número, Páginas Site DOI
2012 Couper, M. P. Using paradata to explore item level response times in surveys Journal of the Royal Statistical Society.A  176(1), 271–286 Disponível aqui. 10.1111/j.1467-985X.2012.01041.x
2013 Kreuter, F. (2013). Improving Surveys with Paradata: Introduction Livo    Disponível aqui. 10.1002/9781118596869
2011 Nicolaas, G. Survey Paradata : A review. ESRC National Centre for Research Methods Review Paper  1(21) Retrieved from  here  
2012 Stern, M. J. Toward Understanding Response Sequence in Check-All-That-Apply Web Survey Questions : A Research Note with Results from Client-Side Paradata and Implications for Smartphone Question Design Background : Vertical vs . Horizontal Orientations. Survey Practice  5(4). Retrieved from here  
2004 Maluccio, J. A. Using Quality of Interview Information to Assess Nonrandom Attrition Bias in Developing-Country Panel Data. Review of Development Economics  8(1), 91–109 Disponível aqui. 10.1111/j.1467-9361.2004.00222.x

Financiamento CNPq - Chamada Universal

SEMIC 2025: trabalhos selecionados para a Sessão Pôster

Divulgamos o resultado dos trabalhos selecionados para a Sessão Pôster, que será realizada no dia 5 de novembro.

Leia mais...

Seminário: Visualizações multidimensionais com o biplotEZ

O nosso Núcleo de Pesquisas realiza, no dia 30 de outubro, às 14h, o seminário com a Profa. Sugnet Lubbe, da Universidade de Stellenbosch (África do Sul). A pesquisadora apresentará novas abordagens para representar dados multidimensionais por meio do pacote biplotEZ, uma ferramenta do R voltada à visualização intuitiva de grandes conjuntos de dados.

Leia mais...

SEMIC 2025: uma semana de ciência, ideias e desafios

De 3 a 7 de novembro, a Semana de Iniciação Científica da Ence (SEMIC 2025) convida estudantes e professores a uma imersão no universo da pesquisa e da experimentação.

Leia mais...

Chamada aberta para bolsas de Pós-Doutorado Junior

Inscrições até 10/10 para a concessão de até 4 bolsas CNPq de Pós-Doutorado Junior no âmbito do projeto “Os múltiplos e dinâmicos processos socioeconômicos e ambientais no Brasil a partir do Censo Demográfico 2022”.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Defesa de Tese de Doutorado de Bruno Bonsanto Dias

Intitulada: "Políticas ambientais e desenvolvimento territorial: um olhar sobre os municípios de Médio Paraíba fluminense", no dia 04 de novembro de 2025, às 14h, na Sala 204. 

Leia mais...

Qualificação de Tese de Doutorado de Leonardo José Amaral de Mello

intitulada: “Tipologias Municipais como Instrumento de Avaliação: confrontando padrões de despesa e indicadores de qualidade de vida no Brasil” no dia 06 de novembro de 2025, às 14h, na Sala 207.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro