O Censo Demográfico é possivelmente uma das mais importantes fontes de informação sociodemográficas produzidas no país do ponto de vista de sua abrangência temática e territorial. No entanto, devido a sua complexidade, há uma constante preocupação na manutenção da qualidade dos seus resultados. A recente inserção de tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem permitindo ganhos no controle da operação de campo e facilitando a apuração dos dados censitários dos últimos levantamentos. Paradados – dados oriundos da operação de coleta e da administração de uma pesquisa – podem ser utilizados na avaliação e na melhoria da qualidade do processo de pesquisa. Existem dois tipos de erros associados a um processo de pesquisa: o erro amostral, atribuído ao fato de que as estimativas são obtidas a partir de uma pesquisa amostral; e erros não amostrais, associados a aspectos inerentes ao processo de coleta dos dados. Este projeto está focado na investigação das fontes de erros não amostrais como possíveis fatores associados às falhas no processo de coleta do Censo Demográfico 2010 e para isto, utiliza como fonte os microdados do Universo do Censo Demográfico de 2010 e uma base de dados de supervisão de campo do mesmo censo. Objetiva-se a aplicação e a análise dos paradados do censo a fim de contribuir com o debate sobre o aprimoramento dos processos de produção de estatísticas públicas associados à realização de Censos e pesquisas quantitativas no país. Para tal, propõem-se a utilização da metodologia estatística de modelos hierárquicos para a identificação dos fatores associados às falhas no processo de coleta como, por exemplo, omissões e inclusões indevidas de indivíduos, domicílios e endereços. A análise de paradados é uma área de pesquisa ainda pouco explorada no Brasil, o projeto visa também à divulgação do uso deste método no debate sobre a qualidade de pesquisas no país.
| Alinne de Carvalho Veiga (Responsável pelo Projeto) | Docente | ||
| Denise Britz do Nascimento Silva | Docente | ||
| José André de Moura Brito | Docente | ||
| Luciano Tavares Duarte | Participante Externo - IBGE | ||
| Suzana Cavenaghi | Docente | ||
| Elizabeth Hipólito | Discente doutorado |
| Ano | Autores | Título | Periódico/Livro | Volume, Número, Páginas | Site | DOI |
| 2012 | Couper, M. P. | Using paradata to explore item level response times in surveys | Journal of the Royal Statistical Society.A | 176(1), 271–286 | Disponível aqui. | 10.1111/j.1467-985X.2012.01041.x |
| 2013 | Kreuter, F. (2013). | Improving Surveys with Paradata: Introduction | Livo | Disponível aqui. | 10.1002/9781118596869 | |
| 2011 | Nicolaas, G. | Survey Paradata : A review. | ESRC National Centre for Research Methods Review Paper | 1(21) | Retrieved from here | |
| 2012 | Stern, M. J. | Toward Understanding Response Sequence in Check-All-That-Apply Web Survey Questions : A Research Note with Results from Client-Side Paradata and Implications for Smartphone Question Design Background : Vertical vs . Horizontal Orientations. | Survey Practice | 5(4). | Retrieved from here | |
| 2004 | Maluccio, J. A. | Using Quality of Interview Information to Assess Nonrandom Attrition Bias in Developing-Country Panel Data. | Review of Development Economics | 8(1), 91–109 | Disponível aqui. | 10.1111/j.1467-9361.2004.00222.x |
Financiamento CNPq - Chamada Universal
Evento será realizado no dia 11 de agosto, às 18h, e reunirá representantes do IBGE, da sociedade civil e da pós-graduação da ENCE para discutir a produção de dados sobre favelas e comunidades urbanas.
Leia mais...As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 27 de julho de 2026, e a seleção é destinada a servidores e servidoras públicas federais ativos(as), vinculados(as) a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo universidades federais.
Leia mais...Faleceu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 100 anos, a demógrafa Elza Salvatori Berquó. Professora e cientista, matemática em sua primeira formação, atuou por décadas na compreensão do Brasil, analisando dados demográficos e censitários.
Leia mais...Especialista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará, em webinário on-line realizado no dia 30 de julho, às 11h (UTC-3), aplicações de produtos de satélite na produção de estatísticas regionais territorialmente desagregadas.
Leia mais...Intitulada: “ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE JOGADORES NAS LIGAS EUROPEIAS NA TEMPORADA 24/25: EFEITOS DAS LIGAS E CLUBE SOBRE AS METRICAS INDIVIDUAIS”, em 07/07/2026, às 16:00, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Modelagem Geoestatística da Concentração de Arsênio em Solos no Quadrilátero Ferrífero, Região Central de Minas Gerais”, em 07/07/2026, às 14:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Avaliação Comparativa de Algoritmos de Classificação Aplicados à Previsão de Precipitação no Rio de Janeiro”, em 07/07/2026, às 14:00, na sala 305 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À VITÓRIA NO OSCAR: UMA ANÁLISE COM REGRESSÃO LOGÍSTICA E MACHINE LEARNING”, em 06/07/2026, às 16:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...