O projeto bolsa-auxílio tem por objetivo apoiar os estudos de alunos regularmente matriculados no Curso de Graduação em Estatística que se encontrem em situação de precariedade econômica, visando propiciar a permanência na Escola e evitar a evasão escolar.
A competência da distribuição da bolsa auxílio fica a cargo da Coordenação de Graduação com a Gerência de Orientação Pedagógica e Profissional (GEOPP), a qual organizará uma Comissão a cada início de semestre para o cumprimento das etapas do Processo Seletivo.
As regras de seleção e demais informações estão descritas no edital abaixo.
Contato: geopp@ibge.gov.br
Telefone: +55 21 2142 4926
Seguem abaixo os modelos de cartas e demais documentos exigidos durante o andamento da disciplina de TCC:
Gerência de Informática - GRINF
Missão
"Atuar com excelência e disponibilizar recursos computacionais para as aplicações Acadêmicas da ENCE"
Orientações ao aluno Ingressante
Orientações da GRINF ao Aluno Ingressante - PDF
Serviços de impressão
- Adquirindo créditos de impressão: Os créditos de impressão são adquiridos na GRC ( sala 105 ), o mínimo é de 10,00 ( 100 impressões ). Depois apresente o formulário recebido na GRINF ( Sala 205 ) para registro desses créditos no sistema de impressão.
- Instalando uma impressora: Basta ir na área de comandos do Windows e digitar \\WAPLENCE03V - Uma janela se abrirá, basta selecionar a impressora Impressora-Aluno. Após a seleção, impressora já estará disponível no sistema, dentro dos aplicativos.
- Localização da impressora: A impressora está localizada na GRINF ( Sala 205 )
- Saldo de créditos: Caso precise saber de seu saldo de impressão, basta solicitar a Equipe GRINF. Reiniciar Senha de rede: Em caso de problemas com sua senha, solicite auxílio a Equipe GRINF
Na Página principal da ENCE o aluno encontra o Portal do Aluno, para acompanhamento de sua vida acadêmica.
O Material didático das aulas é disponibilizado no Repositório de Aulas, a senha de acesso desse portal é a mesma do login da rede
É um disco na nuvem que permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos para alunos e funcionãrios do IBGE
O Banco Multidimentsional de Estatísticas "BME", é uma base de dados formada por microdados originados nas pesquisas estatísticas efetuadas pelo IBGE e pela metainformaçao associada à sua produção. Faça seu cadastro na página BME.
O Manual do Aluno tem por objetivo apresentar as informações básicas a respeito do Curso de Graduação em Estatística da ENCE, de forma a auxiliar os alunos no planejamento de sua integralização no semestre corrente e a fim de dirimir as principais dúvidas a ele relacionadas.
Neste documento são apresentadas a matriz curricular, o corpo docente, os critérios de avaliação, a lista de disciplinas ofertadas no semestre, o calendário acadêmico, além de outras informações relevantes.
O Manual do Aluno pode ser acessado no link abaixo:
(clique aqui)
Atualizado em 06 de março de 2025.
Professores organizadores - ANO 2018:
Prof. Pedro Luis do Nascimento Silva - pedro-luis.silva@ibge.gov.br (Pós-Graduação)
Prof. Cassio Freitas Pereira de Almeida - cassio.almeida@ibge.gov.br (Graduação)
Seminário 20 anos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da ENCE/IBG
Programação
26/11/2018 Programação
Metodologia Estatística: Um Pilar da Disponibilidade e Qualidade de Dados
Pedro Luis do Nascimento Silva da Escola Nacional de Ciências Estatísticas
12/11/2018 Resumo
Amostragem de área por segmentos quadrados Cristiano Ferraz - Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Estatística
29/10/2018 Resumo
O Programa Bolsa Família e Impactos sobre o Desenvolvimento Humano
15/10/2018
Ana Paula Kern - Analista de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e da Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora Resumo
Seminário de Disseratação 2018
01/10/2018 e 02/10/2018
Alunos da Turma 2017 Programação
Morar na cidade e produzir no campo: uma análise de produtores e estabelecimentos a partir do Censo Agropecuário
17/09/2018
Angelita Alves de Carvalho - Pesquisadora/Professora da ENCE Resumo
1º Seminário Educação e Ensino Superior (E²S)
“Desafios de aprendizagem: refletindo sobre estratégias didáticas e metodologia ativa”
27/08/2018
Palestra: Metodologia ativa: novas estratégias para os processos de ensino e aprendizagem.
Convidada: Magda Pischetola (Departamento de educação da PUC - RIO)
Mesa redonda: Experiências de metodologias ativa
Ensino da estatística: o caso da UNIRIO - Maria Tereza Serrano Barbosa (UNIRIO)
Cursos e treinamento na CTA – Paulo David dos Santos (CTA/IBGE) Resumo
INDIFERENÇA À DIFERENÇA: espaços urbanos de resistência na perspectiva das desigualdades de gênero
13/08/2018
Profa.Rossana B Tavares, Adjunta da Escola de Arq. e Urb. EAU/UFF, Profa. Colaboradora do Curso de Arq. e Urb. da UNIGRANRIO e Pesquisadora do GPDU/UFFJosé Eustáquio Diniz Alves, Professor/Pesquisador da ENCE/IBGE Resumo
O Frankenstein de Mary Shelley e os desafios da Inteligência Artificial
16/07/2018
José Eustáquio Diniz Alves, Professor/Pesquisador da ENCE/IBGE Resumo
Paradados e qualidade no Censo Agropecuário 2017
09/07/2018
Marcos Rodrigues Pinto, Diretoria de Informática do IBGE Resumo
Mapeamento de Áreas Edificadas em Imagens de Regiões Heterogêneas do Google Earth Usando Deep Learning
09/07/2018
Cassio Freitas Pereira de Almeida - Doutor em Informática pela PUC-Rio e Professor/Pesquisador da ENCE/IBG Resumo
Direitos humanos, grandes projetos e a natureza dos grandes desastres naturais
18/06/2018
Carlos B. Vainer - IPPUR e UFRJ Resumo
Estudo da fecundidade no Brasil e América Latina: passado, presente e futuro
14/05/2018
Gabriela M. O. Bonifácio - Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG e bolsista de pós-doutorado na ENCE/IBGE Resumo
Estimação assistida por modelos em uma abordagem de cadastro duplo
30/04/2018
Hemílio Fernandes Campos Coêlho - UFPB Resumo
Dados e Registros de Violência e Segurança Pública
09/04/2018
Ignacio Cano - DPE Resumo
Modernização da produção estatística e oportunidades de interação DPE e ENCE
26/03/2018
Claudio Dutra Crespo - DPE Resumo
O melhor modelo para dados financeiros?
12/03/2018
Daniel Takata Gomes - Ence Resumo
Educação e Trabalho: Uma Abordagem para a Análise do Curso de Vida dos Jovens
05/03/2018
Eduardo Rios Neto - UFMG Resumo
O ENCE de Portas Abertas (EPA) é um evento anual que recebe alunos e professores das escolas para conhecerem a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), descobrirem a carreira de estatística e aprenderem de forma lúdica sobre a estatística e suas diversas aplicações na vida cotidiana. Nesta edição a ENCE abre as suas portas nos dias 19, 20 e 21 de maio e contará com muitas novidades.
Leia mais...Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
Com os palestrantes Paulo Roberto do Amaral Ferreira e Joice Souza Soares , no dia 05 de maio, às 16h, no Auditório - Sala 306.
Leia mais...Intitulada: "Migração, refúgio e redes sociais: trajetórias de migrantes e refugiados venezuelanos no Morro do Banco (Rio de Janeiro – RJ)", no dia 30 de abril de 2025, às 09h00m, por videoconferência.
Leia mais...