logotipo ence

 

ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
1/9 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Recursos

Está em fase final de configuração um serviço de computação de alto desempenho para apoiar as atividades de pesquisa da comunidade da ENCE.

O serviço é composto por dois servidores virtuais: um para uso prioritário de docentes, e outro para uso prioritário de discentes: waplence04v e waplence05v.

Máquinas físicas (servidores): 2  equipamentos Dell PowerEdge R710. 

Cada servidor tem 2 CPU´s Xeon X5660 com 6 núcleos por CPU, memória RAM de 144 GB, e disco rígido de 400 GB.

A máquina ‘Hipervisor’ consegue gerenciar todos esses recursos, no total de:

  • 24 núcleos de CPU
  • 288 GB de memória
  • 800 GB de disco rígido

Situação: serviços já operando, mas aguardando orientações sobre instalação, configuração e utilização de recursos de software R em problemas de grande porte.

ENCE de Portas Abertas 2025

O ENCE de Portas Abertas (EPA) é um evento anual que recebe alunos e professores das escolas para conhecerem a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), descobrirem a carreira de estatística e aprenderem de forma lúdica sobre a estatística e suas diversas aplicações na vida cotidiana. Nesta edição a ENCE abre as suas portas nos dias 19, 20 e 21 de maio e contará com muitas novidades.

Leia mais...

Convocação para pesquisador da ENCE

Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.

Especialização da ENCE promove Seminário de TCC (em 05 e 12/05)

Estatísticas agrícolas e ambientais são tema de webinário do Hub Regional para Big Data (em 15/05) 

ENCE oferece cursos EAD sobre IBGE e Sidra

4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho (gravações disponíveis) 

Aulas inaugurais da pós-graduação (gravações disponíveis) 

ENCE comemora 72 anos e lança a ENCEemFOCO nº 4

 

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário Ence- O mapa da alfabetização financeira na Baixada Fluminense e Enfrentamento à violência contra mulheres e meninas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um panorama a partir de dados policiais

Com  os  palestrantes Paulo  Roberto do Amaral Ferreira e Joice Souza Soares , no dia 05 de maio, às 16h, no Auditório - Sala 306.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Nathan Pagliari Raposo de Oliveira de Souza

Intitulada: "Migração, refúgio e redes sociais: trajetórias de migrantes e refugiados venezuelanos no Morro do Banco (Rio de Janeiro – RJ)", no dia 30 de abril de 2025, às 09h00m, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro