A atividade de Iniciação Científica permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da graduação, e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade e independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar do Programa de Iniciação Científica é uma experiência muito rica para todos os alunos, tanto para os que pretendem seguir uma carreira acadêmica, como para os que pretendem uma carreira empresarial.
As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 27 de julho de 2026, e a seleção é destinada a servidores e servidoras públicas federais ativos(as), vinculados(as) a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo universidades federais.
Leia mais...Faleceu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 100 anos, a demógrafa Elza Salvatori Berquó. Professora e cientista, matemática em sua primeira formação, atuou por décadas na compreensão do Brasil, analisando dados demográficos e censitários.
Leia mais...Especialista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará, em webinário on-line realizado no dia 30 de julho, às 11h (UTC-3), aplicações de produtos de satélite na produção de estatísticas regionais territorialmente desagregadas.
Leia mais...Desenvolvidas em parceria entre a ENCE e a UFG, as formações gratuitas estão disponíveis na modalidade EaD, com certificado.
Leia mais...Intitulada: “ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE JOGADORES NAS LIGAS EUROPEIAS NA TEMPORADA 24/25: EFEITOS DAS LIGAS E CLUBE SOBRE AS METRICAS INDIVIDUAIS”, em 07/07/2026, às 16:00, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Modelagem Geoestatística da Concentração de Arsênio em Solos no Quadrilátero Ferrífero, Região Central de Minas Gerais”, em 07/07/2026, às 14:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Avaliação Comparativa de Algoritmos de Classificação Aplicados à Previsão de Precipitação no Rio de Janeiro”, em 07/07/2026, às 14:00, na sala 305 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À VITÓRIA NO OSCAR: UMA ANÁLISE COM REGRESSÃO LOGÍSTICA E MACHINE LEARNING”, em 06/07/2026, às 16:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...