ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Indicadores para monitoramento de representatividade no caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”.
Aluna: Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Data: 12 de maio de 2017 – sexta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo da Dissertação: A avaliação da qualidade de uma pesquisa deve considerar a não-resposta. Um tipo de não-resposta habitual em pesquisas domiciliares é a não-resposta diferencial por sexo e idade devido ao viés de disponibilidade que ocorre quando unidades amostrais de alguns grupos populacionais estão menos disponíveis para responder à pesquisa. Este tipo de não-resposta pode induzir sub-representação de indivíduos do sexo masculino e de jovens e sobre-representação das mulheres e de idosos. Esta dissertação teve como objetivo identificar, por meio da metodologia do Indicador R, a possível existência de viés de disponibilidade na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Os Indicadores R podem ser úteis em diversas fases da pesquisa, seja para otimização do desenho amostral, acompanhamento da coleta e também para avaliação da representatividade da amostra observada. O trabalho foi elaborado com os microdados trimestrais publicados pelo IBGE referentes ao ano de 2015 e ao primeiro trimestre de 2016, o que permitiu examinar a representatividade da amostra da PNADC de forma longitudinal. Os resultados demonstraram que a amostra de respondentes da PNADC possui uma representatividade satisfatória nas várias configurações de ondas analisadas. Comprovaram também a relevância do uso desta metodologia para auxiliar os processos de controle de qualidade de pesquisas no IBGE. Adicionalmente, como esperado, concluiu-se que há evidências de um possível efeito modesto do viés de disponibilidade. A dissertação oferece como contribuição a aplicação de um método inédito no Brasil numa importante e recém-criada pesquisa nacional domiciliar.
Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) – Coorientadora
Dra. Maria Luiza Barcellos Zacharias (DPE/IBGE)
Dr. Damião Nóbrega da Silva (UFRN)
Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), por meio da Gerência de Especialização, torna público o resultado do processo seletivo simplificado para contratação de Professores(as) Colaboradores(as) para atuação no curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, no ano letivo de 2026. Foram selecionados cinco professores colaboradores, que ministrarão disciplinas nos segundo e terceiro trimestres.
Leia mais...De 8 a 12 de junho, a Ence realiza a quinta edição do Ence de Portas Abertas (EPA), evento de extensão que convida escolas, estudantes, professores e público em geral a conhecer de perto a Escola, suas áreas de atuação e os projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.
Leia mais...No dia 1º de junho, das 14h às 16h, a ENCE realiza, em parceria com a UFF e a UFRJ, uma mesa-redonda em comemoração ao Dia do Estatístico, reunindo especialistas para discutir os desafios atuais da profissão diante da inteligência artificial, do big data, da comunicação científica e das decisões sob incerteza.
Leia mais...As cinco oportunidades são voltadas ao corpo técnico do IBGE, com atuação em aulas presenciais no Rio de Janeiro ao longo de 2026.
Leia mais...Com a palestrante Ranna Mirthes Sousa Correa no dia 15 de junho, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "PROPOSTA PARA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA INDÍGENA NA REGIÃO DE ARICA E PARINACOTA, CHILE", no dia 29 de maio de 2026, às 10h,na sala 207 B e por videoconferência.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Fausto Marques Pinheiro Junior - Unicamp, no dia 25 de maio de 2026, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...Evento discutirá governança baseada em direitos e o papel dos dados na proteção de territórios e sistemas de conhecimento indígenas
Leia mais...