ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Indicadores para monitoramento de representatividade no caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”.
Aluna: Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Data: 12 de maio de 2017 – sexta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo da Dissertação: A avaliação da qualidade de uma pesquisa deve considerar a não-resposta. Um tipo de não-resposta habitual em pesquisas domiciliares é a não-resposta diferencial por sexo e idade devido ao viés de disponibilidade que ocorre quando unidades amostrais de alguns grupos populacionais estão menos disponíveis para responder à pesquisa. Este tipo de não-resposta pode induzir sub-representação de indivíduos do sexo masculino e de jovens e sobre-representação das mulheres e de idosos. Esta dissertação teve como objetivo identificar, por meio da metodologia do Indicador R, a possível existência de viés de disponibilidade na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Os Indicadores R podem ser úteis em diversas fases da pesquisa, seja para otimização do desenho amostral, acompanhamento da coleta e também para avaliação da representatividade da amostra observada. O trabalho foi elaborado com os microdados trimestrais publicados pelo IBGE referentes ao ano de 2015 e ao primeiro trimestre de 2016, o que permitiu examinar a representatividade da amostra da PNADC de forma longitudinal. Os resultados demonstraram que a amostra de respondentes da PNADC possui uma representatividade satisfatória nas várias configurações de ondas analisadas. Comprovaram também a relevância do uso desta metodologia para auxiliar os processos de controle de qualidade de pesquisas no IBGE. Adicionalmente, como esperado, concluiu-se que há evidências de um possível efeito modesto do viés de disponibilidade. A dissertação oferece como contribuição a aplicação de um método inédito no Brasil numa importante e recém-criada pesquisa nacional domiciliar.
Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) – Coorientadora
Dra. Maria Luiza Barcellos Zacharias (DPE/IBGE)
Dr. Damião Nóbrega da Silva (UFRN)
Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES
A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.
Leia mais...intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.
Leia mais...intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...