ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Indicadores para monitoramento de representatividade no caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”.
Aluna: Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Data: 12 de maio de 2017 – sexta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo da Dissertação: A avaliação da qualidade de uma pesquisa deve considerar a não-resposta. Um tipo de não-resposta habitual em pesquisas domiciliares é a não-resposta diferencial por sexo e idade devido ao viés de disponibilidade que ocorre quando unidades amostrais de alguns grupos populacionais estão menos disponíveis para responder à pesquisa. Este tipo de não-resposta pode induzir sub-representação de indivíduos do sexo masculino e de jovens e sobre-representação das mulheres e de idosos. Esta dissertação teve como objetivo identificar, por meio da metodologia do Indicador R, a possível existência de viés de disponibilidade na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Os Indicadores R podem ser úteis em diversas fases da pesquisa, seja para otimização do desenho amostral, acompanhamento da coleta e também para avaliação da representatividade da amostra observada. O trabalho foi elaborado com os microdados trimestrais publicados pelo IBGE referentes ao ano de 2015 e ao primeiro trimestre de 2016, o que permitiu examinar a representatividade da amostra da PNADC de forma longitudinal. Os resultados demonstraram que a amostra de respondentes da PNADC possui uma representatividade satisfatória nas várias configurações de ondas analisadas. Comprovaram também a relevância do uso desta metodologia para auxiliar os processos de controle de qualidade de pesquisas no IBGE. Adicionalmente, como esperado, concluiu-se que há evidências de um possível efeito modesto do viés de disponibilidade. A dissertação oferece como contribuição a aplicação de um método inédito no Brasil numa importante e recém-criada pesquisa nacional domiciliar.
Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) – Coorientadora
Dra. Maria Luiza Barcellos Zacharias (DPE/IBGE)
Dr. Damião Nóbrega da Silva (UFRN)
Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES
O nosso Núcleo de Pesquisas realiza, no dia 30 de outubro, às 14h, o seminário com a Profa. Sugnet Lubbe, da Universidade de Stellenbosch (África do Sul). A pesquisadora apresentará novas abordagens para representar dados multidimensionais por meio do pacote biplotEZ, uma ferramenta do R voltada à visualização intuitiva de grandes conjuntos de dados.
Leia mais...De 3 a 7 de novembro, a Semana de Iniciação Científica da Ence (SEMIC 2025) convida estudantes e professores a uma imersão no universo da pesquisa e da experimentação.
Leia mais...Inscrições até 10/10 para a concessão de até 4 bolsas CNPq de Pós-Doutorado Junior no âmbito do projeto “Os múltiplos e dinâmicos processos socioeconômicos e ambientais no Brasil a partir do Censo Demográfico 2022”.
Leia mais...O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil, com o apoio da Rede de Transmissão do Conhecimento (RTC) da CEPAL, promove a série de webinários Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.
Leia mais...intitulada: “Tipologias Municipais como Instrumento de Avaliação: confrontando padrões de despesa e indicadores de qualidade de vida no Brasil” no dia 30 de outubro de 2025, às 14h, na Sala 207.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Adriane Portela - ICMC-USP, no dia 20 de outubro de 2025, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...