logotipo ence

 

ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
1/9 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de dissertação de Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Indicadores para monitoramento de representatividade no caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”.

Aluna: Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientadora: Denise Britz do Nascimento Silva

Data: 12 de maio de 2017 – sexta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação: A avaliação da qualidade de uma pesquisa deve considerar a não-resposta. Um tipo de não-resposta habitual em pesquisas domiciliares é a não-resposta diferencial por sexo e idade devido ao viés de disponibilidade que ocorre quando unidades amostrais de alguns grupos populacionais estão menos disponíveis para responder à pesquisa. Este tipo de não-resposta pode induzir sub-representação de indivíduos do sexo masculino e de jovens e sobre-representação das mulheres e de idosos. Esta dissertação teve como objetivo identificar, por meio da metodologia do Indicador R, a possível existência de viés de disponibilidade na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Os Indicadores R podem ser úteis em diversas fases da pesquisa, seja para otimização do desenho amostral, acompanhamento da coleta e também para avaliação da representatividade da amostra observada. O trabalho foi elaborado com os microdados trimestrais publicados pelo IBGE referentes ao ano de 2015 e ao primeiro trimestre de 2016, o que permitiu examinar a representatividade da amostra da PNADC de forma longitudinal.  Os resultados demonstraram que a amostra de respondentes da PNADC possui uma representatividade satisfatória nas várias configurações de ondas analisadas. Comprovaram também a relevância do uso desta metodologia para auxiliar os processos de controle de qualidade de pesquisas no IBGE. Adicionalmente, como esperado, concluiu-se que há evidências de um possível efeito modesto do viés de disponibilidade. A dissertação oferece como contribuição a aplicação de um método inédito no Brasil numa importante e recém-criada pesquisa nacional domiciliar.

Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) – Coorientadora
Dra. Maria Luiza Barcellos Zacharias (DPE/IBGE)
Dr. Damião Nóbrega da Silva (UFRN)

Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES


 

ENCE de Portas Abertas 2025

O ENCE de Portas Abertas (EPA) é um evento anual que recebe alunos e professores das escolas para conhecerem a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), descobrirem a carreira de estatística e aprenderem de forma lúdica sobre a estatística e suas diversas aplicações na vida cotidiana. Nesta edição a ENCE abre as suas portas nos dias 19, 20 e 21 de maio e contará com muitas novidades.

Leia mais...

Convocação para pesquisador da ENCE

Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.

Especialização da ENCE promove Seminário de TCC (em 05 e 12/05)

Estatísticas agrícolas e ambientais são tema de webinário do Hub Regional para Big Data (em 15/05) 

ENCE oferece cursos EAD sobre IBGE e Sidra

4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho (gravações disponíveis) 

Aulas inaugurais da pós-graduação (gravações disponíveis) 

ENCE comemora 72 anos e lança a ENCEemFOCO nº 4

 

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário Ence- O mapa da alfabetização financeira na Baixada Fluminense e Enfrentamento à violência contra mulheres e meninas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um panorama a partir de dados policiais

Com  os  palestrantes Paulo  Roberto do Amaral Ferreira e Joice Souza Soares , no dia 05 de maio, às 16h, no Auditório - Sala 306.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Nathan Pagliari Raposo de Oliveira de Souza

Intitulada: "Migração, refúgio e redes sociais: trajetórias de migrantes e refugiados venezuelanos no Morro do Banco (Rio de Janeiro – RJ)", no dia 30 de abril de 2025, às 09h00m, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro