ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Indicadores para monitoramento de representatividade no caso da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua”.
Aluna: Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Data: 12 de maio de 2017 – sexta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo da Dissertação: A avaliação da qualidade de uma pesquisa deve considerar a não-resposta. Um tipo de não-resposta habitual em pesquisas domiciliares é a não-resposta diferencial por sexo e idade devido ao viés de disponibilidade que ocorre quando unidades amostrais de alguns grupos populacionais estão menos disponíveis para responder à pesquisa. Este tipo de não-resposta pode induzir sub-representação de indivíduos do sexo masculino e de jovens e sobre-representação das mulheres e de idosos. Esta dissertação teve como objetivo identificar, por meio da metodologia do Indicador R, a possível existência de viés de disponibilidade na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. Os Indicadores R podem ser úteis em diversas fases da pesquisa, seja para otimização do desenho amostral, acompanhamento da coleta e também para avaliação da representatividade da amostra observada. O trabalho foi elaborado com os microdados trimestrais publicados pelo IBGE referentes ao ano de 2015 e ao primeiro trimestre de 2016, o que permitiu examinar a representatividade da amostra da PNADC de forma longitudinal. Os resultados demonstraram que a amostra de respondentes da PNADC possui uma representatividade satisfatória nas várias configurações de ondas analisadas. Comprovaram também a relevância do uso desta metodologia para auxiliar os processos de controle de qualidade de pesquisas no IBGE. Adicionalmente, como esperado, concluiu-se que há evidências de um possível efeito modesto do viés de disponibilidade. A dissertação oferece como contribuição a aplicação de um método inédito no Brasil numa importante e recém-criada pesquisa nacional domiciliar.
Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) – Coorientadora
Dra. Maria Luiza Barcellos Zacharias (DPE/IBGE)
Dr. Damião Nóbrega da Silva (UFRN)
Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES
Por que a população muda ao longo do tempo? O que os dados sobre nascimentos, mortes e deslocamentos dizem sobre a sociedade em que vivemos? Essas são algumas das questões que orientam as duas novas ofertas de cursos da Escola Virtual IBGE.
Leia mais...O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) completa 25 anos e realizará, em 27 de novembro, um seminário comemorativo na ENCE. A programação aborda avaliação e perspectivas da questão migratória, refletindo sobre trajetórias, desafios e caminhos futuros do campo.
Leia mais...Com prazo de submissão de resumo até 30 de novembro, o seminário amplia o diálogo entre pesquisa, políticas públicas e perspectivas para o desenvolvimento nacional.
Leia mais...Dois novos cursos gratuitos e autoinstrucionais: Extraindo Informações do IBGE e Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). As inscrições já estão abertas e os cursos oferecem certificado de conclusão.
Leia mais...intitulada:ENTRE EXPORTAÇÕES E CONTRADIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA MINAS-RIO À LUZ DO CONTEXTO NEOEXTRATIVISTA , em 11 de dezembro de 2025, às 09h00, na sala 306.
Leia mais...Intitulada: “Previsão do Preço Diário da Ação BBAS3: Uma comparação entre modelos ARIMA, LightGBM e LSTM”, em 04/12/2025, às 17h30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “AVALIAÇÃO DO MELHOR PILOTO DA HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 COM BASE EM UM MODELO LINEAR DE EFEITOS FIXOS (1950-2024)”, em 04/12/2025, às 16h30, na sala 204 da ENCE.
Leia mais...Intitulada: “Previsão do consumo de energia elétrica no município do Rio de Janeiro: Uma comparação utilizando SARIMA e LSTM”, em 04/12/2025, às 15h00, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...