Transmissão via Webex, 01 de dezembro, 2022
Horário: 14:00 às 17:00h
Ministrante: Carlos Augusto Caneli Maciel, ISP
![]() |
Carlos Augusto Caneli Maciel, Geógrafo e analista GIS com experiência na administração de banco de dados desde 2009. Trabalhou no planejamento da base territorial do IBGE para o Censo 2010, na estruturação dos dados espaciais de fiscalização eletrônica pela CET-Rio, e atualmente atua na modelagem e tratamento dos dados de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e no desenvolvimento de ferramentas web de análise espacial pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). |
Resumo: O objetivo deste minicurso é apresentar a linguagem SQL e sua utilização no gerenciamento de bancos de dados. Será discutida a estrutura básica das instruções SQL, e será apresentado o conceito de banco de dados relacional e suas principais características. Por fim usaremos a linguagem para construir, estruturar e alimentar um banco, bem como para realizar consultas aos dados.
Inscrições: 14 a 18 de nov/2022 pelo Microsoft Teams
(link: https://forms.office.com/r/t2RXN9w1hA)
As vagas são limitadas!
A ENCE abrirá pré-inscrições para o curso gratuito “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade”. O formulário para se inscrever ficará disponível das 9h de 16/04 até as 9h de 17/04. Serão 10 vagas e a ordem de pré-inscrição é um dos critérios de desempate.
Leia mais...Lista nominal de convocados para pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Provas didáticas realizadas em 13 e 14/03 (Estatística) e em 18/03 (Geografia e Demografia). Resultados definitivos das provas didáticas publicados em 23/03. Saiba mais aqui.
Intitulada: "Transição energética e seus efeitos na economia do Rio de Janeiro: Uma
análise insumo-produto a partir de cenários de desenvolvimento", no dia 25 de abril de 2025, às 14h00m, na sala 306 (auditório) e também por videoconferência.
Intitulada: "Um indicador de desigualdade de renda mais apropriado a um quadro de financeirização da economia: um limite inferior para o real índice de Gini do rendimento domiciliar per capita", no dia 10 de abril de 2025, às 15h00m, por videoconferência.
Leia mais...