logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Minicurso: Introdução à linguagem SQL e bancos de dados

Transmissão via Webex, 01 de dezembro, 2022

Horário: 14:00 às 17:00h

Ministrante: Carlos Augusto Caneli Maciel,  ISP

 7 Carlos Augusto Caneli Maciel,  Geógrafo e analista GIS com experiência na administração de banco de dados desde 2009. Trabalhou no planejamento da base territorial do IBGE para o Censo 2010, na estruturação dos dados espaciais de fiscalização eletrônica pela CET-Rio, e atualmente atua na modelagem e tratamento dos dados de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e no desenvolvimento de ferramentas web de análise espacial pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). 

Resumo: O objetivo deste minicurso é apresentar a linguagem SQL e sua utilização no gerenciamento de bancos de dados. Será discutida a estrutura básica das instruções SQL, e será apresentado o conceito de banco de dados relacional e suas principais características. Por fim usaremos a linguagem para construir, estruturar e alimentar um banco, bem como para realizar consultas aos dados.

Inscrições: 14 a 18 de nov/2022 pelo Microsoft Teams
(link: https://forms.office.com/r/t2RXN9w1hA)

As vagas são limitadas!

Estatísticas públicas, questão racial e formação acadêmica: O IBGE, a ENCE e os sentidos do 13 de maio

Tomando o 13 de maio como marco histórico a ser problematizado, a mesa de diálogo propõe uma reflexão crítica sobre a questão racial no Brasil a partir do papel estratégico das estatísticas públicas produzidas pelo IBGE e da formação acadêmica na ENCE.

Leia mais...

VII Seminário do Núcleo de Pesquisas no dia 29 de abril

O encontro on-line apresentará pesquisas sobre mortalidade na infância, uso de estatísticas de saúde e predição de surtos de influenza na América Latina.

Leia mais...

Pré-inscrições abertas para o curso sobre Visualização de Dados

Como transformar dados em informação compreensível, acessível e socialmente relevante? O curso gratuito oferece 60 vagas e recebe pré-inscrições até 29 de abril de 2026, às 9h.

Leia mais...

Aberta as pré-inscrições para o curso sobre Visualização de Dados

Como transformar dados em informação compreensível, acessível e socialmente relevante? O curso propõe uma formação prática e crítica em visualização de dados, com foco na democratização da informação pública e no uso de tecnologias emergentes.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: Estimativas e Projeções de População na América Latina e Caribe: fontes, métodos e tendências

Com o palestrante Gabriel Mendes Borges no dia 18 de maio, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Tese de Doutorado de João Bosco de Azevedo

Intitulada: "Território e Poder: Resistência Indígena, Quilombola e Extrativista frente ao Agronegócio na Região de Tucuruí, Pará", no dia 15 de maio de 2026, às 15h, no Auditório sala(306) e por videoconferência. 

Leia mais...

Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização

Nos próximos dias 11 e 18 de maio, em formato online, ocorrerão os Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso, Turma de 2025, da Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. Trata-se de uma etapa curricular obrigatória para a integralização do curso, em que discentes apresentam as prévias de seus TCCs.

Toda a programação e as informações para acesso estão disponíveis a seguir.

Leia mais...

Seminário ENCE: Sinergia e desafios contemporâneos para cooperação entre universidades e institutos de estatística

Com o palestrante César Marques no dia 27 de abril, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro