O planejamento da capacitação no IBGE se apoia no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) sistêmico e integrado. Essa metodologia de prospecção mantêm as chefias envolvidas do momento da solicitação da necessidade até a implementação da capacitação de fato, na tentativa de integrar solicitações que estão distribuídas em diferentes unidades do Instituto, o que permite o aproveitamento de recursos de forma otimizada.
Existe a figura do Consultor de Capacitação, que é um servidor da CTA e que estabelece constante diálogo com os solicitantes de capacitação, a fim de detalhar a necessidade, colaborando para o sucesso do projeto.
Etapas do LNC:
I.Coleta preliminar de necessidades pelas coordenações;
II.Análise das necessidades preliminares pelo Consultor de Capacitação;
III.Processo de priorização das necessidades de capacitação pelas coordenações com auxílio do Consultor;
IV.Priorização geral das necessidades de capacitação pelo Comitê de Coordenação de Treinamento (CCT) com o apoio do Consultor de Capacitação;
V.Encaminhamento da lista final de necessidades já priorizada para implementação de propostas de capacitação;
VI.Pactuação da proposta de capacitação pelas coordenações e pela CTA.
Nosso portfólio se distribui hoje no IBGE com eventos de capacitação organizados por 6 (seis) áreas temáticas básicas: Geociências, Gestão e Governança, Ensino, Estatística, Comunicação e Tecnologia.
O Decreto nº 5.707/06 amplia o formato da capacitação que tradicionalmente acontece por meio de cursos, ao estabelecer que além desse, há outros possíveis eventos de capacitação, como aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos.
Essa proposta harmoniza-se perfeitamente à noção de aprendizagem contínua e ampla e respalda iniciativas de gestão de conhecimento como forma de capacitação igualmente válida. Em consonância, a CTA vem oferecendo os seguintes tipos de eventos de capacitação: cursos presenciais, a distância e híbridos, fóruns de prática, seminários, workshops, oficinas e palestras.
Clique aqui para conhecer o Portfólio de Capacitação IBGE 2018.
As pré-inscrições para o curso Introdução à Análise de Dados Geoespaciais, da Trilha CDBDIA, abrem nesta quinta-feira, 27 de agosto de 2026, às 9h.
Leia mais...Realizada entre os dias 26 de julho e 1° de agosto de 2026, na UFF, em Niterói (RJ), a 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência contou com a participação da Ence na programação científica.
Leia mais...Cerimônia realizada em 14 de agosto, no Auditório Vera Janacópulos, na Unirio, marcou a conclusão da graduação da turma de 2026.1 da Ence.
Leia mais...A Ence estará presente no Festival Nacional da Matemática (FestMat), realizado pelo IMPA, de 27 a 30 de agosto, na Marina da Glória (RJ), com duas atividades lúdicas e interativas que exploram conceitos de matemática e estatística.
Leia mais...Intitulada Regimes de evidência e heterogeneidades da violência contra a mulher no Brasil, no contexto da Lei do Feminicídio, no dia 31 de agosto de 2026, às 10h00m, na Sala 207-B e por videoconferência.
Leia mais...Intitulada Identificação de Favelas em Imagens de Sensoriamento Remoto no Município do Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 2026, às 15h00m, na Auditório ENCE e por videoconferência.
Leia mais...Intitulada Ecologia Política no MATOPIBA: Dinâmicas Socioambientais no Primeiro Quartel do Século XXI, no dia 19 de agosto de 2026, às 10h00m, na Auditório ENCE e por videoconferência.
Leia mais...Intitulada AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DE AMPLA CONCORRÊNCIA DOS CURSOS DE MEDICINA E DIREITO, no dia 18 de agosto de 2026, às 10h00m, na Auditório ENCE e por videoconferência.
Leia mais...