O Programa de mestrado prevê um conjunto de seis disciplinas obrigatórias (de três créditos cada uma – totalizando 18 créditos) para todos os alunos ingressantes e mais 14 créditos em disciplinas optativas. Em 2014 houve um ajuste na matriz de disciplinas com mudança em uma disciplina, troca de ordem entre duas disciplinas e nova ementa de outra. Estas mudanças podem ser acompanhadas abaixo, junto às ementas.
As disciplinas obrigatótias devem ser cursadas nos três primeiros trimestres do período letivo:
1o. Período Letivo
Estatística Social 1
Estudos Populacionais
Organização e Gestão do Território (Turmas a partir de 2014) ou Sociedade e Território (turmas de 2006 a 2013)
2o. Período Letivo
Estatística Social 2
Metodologia da Pesquisa Científica (Turma 2014 em diante) Metodologia da Pesquisa Social (turmas de 2006-2013)
Pelo menos uma optativa (veja ementas abaixo)
3o. Período Letivo
Sistemas de Informação Estatística e Geográfica
Pelo menos duas optativas (veja ementas abaixo)
4o. Período Letivo
Optativas (veja ementas abaixo)
O aluno deverá completar, no mínimo, 32 créditos em disciplinas como requisito para a defesa de sua dissertação. A escolha das disciplinas optativas será guiada pela proposta de trabalho do aluno e pela linha de pesquisa na qual pretende desenvolver a dissertação. Com essa proposta espera-se que os alunos completem os créditos em disciplinas exigidos pelo programa no prazo de 12 meses, e possam dedicar o segundo ano do Curso exclusivamente ao desenvolvimento da dissertação. O prazo final para defesa da dissertação é de 24 meses, podendo ser prorrogado desde que a solicitação, devidamente justificada, seja aprovada pela Comissão de Ensino e Pesquisa da Pós-Graduação, por um prazo máximo de seis meses.
O elenco de disciplinas optativas, com suas respectivas ementas, que poderão ser oferecidas está relacionado a seguir:
Lista e ementas das disciplinas optativas oferecidas de 2006 a 2013.
- Amostragem
- Análise de dados amostrais
- Análise multivariada
- Modelos estruturais para séries temporais
- Modelos lineares generalizados
- Estatística espacial
- Mortalidade
- Fecundidade e comportamento reprodutivo
- Migrações
- Projeções populacionais
- Demografia da família
- Desenvolvimento sustentável
- População e políticas públicas
- Perspectivas de cor/raça em pesquisa social
- Perspectiva de gênero em pesquisa social
- Globalização e pobreza
-Trabalho e condições de reprodução social
- População e economia no Brasil
- Sociologia das estatísticas
- Organização e gestão do território
- Geoprocessamento
Tópico Especial II - Metodologia para Pesquisas e Levantamentos
Tópico Especial - Métodos e Análise Demográfica
* Outras disciplinas poderão ser oferecidas como Tópicos Especiais de acordo com a demanda dos alunos e o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.
A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.
Leia mais...intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.
Leia mais...intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...