05/12//2024
O 5º Fórum Mundial de Dados da ONU foi realizado em Medellin, na Colômbia, de 10 a 15 de novembro de 2024, e reuniu a comunidade estatística internacional para discutir o uso de métodos inovadores e fontes de dados alternativas para a produção de estatísticas. As atividades buscaram estimular a inovação metodológica, mobilizar apoio político e financeiro de alto nível para melhorar o acesso a dados e estimular parcerias, em especial na América Latina e Caribe. Participaram institutos nacionais de estatística de diferentes países ao redor do mundo, além de representantes da academia, do setor privado, de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais.
Paulo Tostes, Andrea Diniz da Silva, Maria Luiza Toledo e Patricia Zamprogno
Além de participar da agenda principal do Fórum, as professoras Andrea Diniz da Silva e Maria Luiza Toledo e o professor Paulo Tostes participaram de dois eventos paralelos: a Datathon da ONU e a primeira reunião do Comitê Diretor do projeto “Indicadores ambientales y de cambio climático: un enfoque común utilizando métodos innovadores y fuentes de datos alternativas”.
UN Datathon 2024
O UN Datathon 2024 foi realizado de 8 a 11 de novembro e desafiou equipes internacionais a criarem soluções baseadas em dados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na cidade de Medellin. O evento se concentrou no desenvolvimento urbano sustentável, abordando três temas críticos: turismo sustentável, gestão de resíduos urbanos e economia circular. Ao longo da competição, as equipes desenvolveram painéis interativos, visualizações de dados, APIs e mapas para apoiar planejadores e formuladores de políticas da cidade. O IBGE foi representado por Maria Luíza Toledo (CTA/ENCE), Patrícia Zamprogno (DTI) e Verônica dos Santos (CTA/ENCE, participação remota).
Participantes da reunião do projeto sobre indicadores ambientais e mudança climática
A reunião do Comitê Diretor do projeto “Indicadores ambientales y de cambio climático: un enfoque común utilizando métodos innovadores y fuentes de datos alternativas” foi realizado em 10 e 11 de novembro. Participaram representantes de dez países da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México, Paraguay, Perú, República Dominicana e Uruguay), da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles discutiram o estado da arte de cada país na produção de indicadores de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e acordaram uma estratégia de execução. O projeto é coordenado pelo IBGE, por meio do Hub Regional das Nações Unidas para Big Data no Brasil, que é sediado na ENCE/IBGE e conta com o apoio da CEPAL e do BID. O objetivo é promover a produção de indicadores ambientais e de mudanças climáticas na América Latina e no Caribe com o uso de fontes alternativas e métodos inovadores. Nesta atividade, o IBGE foi representado por Andrea Diniz e Paulo Tostes, ambos da ENCE, e por Therence Paoliello, da DGC.