logotipo ence

Pós-Graduação Stricto Sensu

Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas

O Curso de Mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com no nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. Dispõe atualmente de um corpo docente de professores, todos com título de doutor, advindos de renomadas universidades no País e no exterior, com formações e trajetórias acadêmico-profissionais variadas e complementares. Insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, dentro da subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota quatro no sistema de avaliação da CAPES.

O objetivo geral do curso de Mestrado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos sócio-espaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

Objetivos específicos do Curso

a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;

b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;

c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;

d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;

f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.

Perfil do mestre

O Curso de mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas formará pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.

Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa terão um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deverá cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estarão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.

Duas características garantem a especificidade do Mestrado. A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.

O Mestrado está estruturado em torno das Linhas de Pesquisa detalhadas aquí.

A grade curricular com disciplinas obrigatórias e optativas pode ser encontrada aqui.

A lista das dissertações defendidas e os textos completos estão disponíveis por ano de defesa. 

Somamos mais de 260 dissertações defendidas.

Coordenadora da Pós-Graduação: Suzana Marta Cavenaghi
Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 _________________________________________________________________________________________________________

Comissão de Ensino e Pesquisa - 2013 

Comissão de Ensino e Pesquisa - 2012

 

 

 

Grade Curricular do Mestrado

O  Programa de mestrado prevê um conjunto de seis disciplinas obrigatórias (de três créditos cada uma – totalizando 18 créditos) para todos os alunos ingressantes e mais 14 créditos em disciplinas optativas. Em 2014 houve um ajuste na matriz de disciplinas com mudança em uma disciplina, troca de ordem entre duas disciplinas e nova ementa de outra. Estas mudanças podem ser acompanhadas abaixo, junto às ementas.

As disciplinas obrigatótias devem ser cursadas nos três primeiros trimestres do período letivo:

1o. Período Letivo

Estatística Social 1
Estudos Populacionais
Organização e Gestão do Território (Turmas a partir de 2014) ou Sociedade e Território (turmas de 2006 a 2013)

2o. Período Letivo

Estatística Social 2
Metodologia da Pesquisa Científica (Turma 2014 em diante) Metodologia da Pesquisa Social (turmas de 2006-2013)
Pelo menos uma optativa (veja ementas abaixo)

3o. Período Letivo

Sistemas de Informação Estatística e Geográfica
Pelo menos duas optativas (veja ementas abaixo)

4o. Período Letivo

Optativas (veja ementas abaixo)

O aluno deverá completar, no mínimo, 32 créditos em disciplinas como requisito para a defesa de sua dissertação. A escolha das disciplinas optativas será guiada pela proposta de trabalho do aluno e pela linha de pesquisa na qual pretende desenvolver a dissertação. Com essa proposta espera-se que os alunos completem os créditos em disciplinas exigidos pelo programa no prazo de 12 meses, e possam dedicar o segundo ano do Curso exclusivamente ao desenvolvimento da dissertação. O prazo final para defesa da dissertação é de 24 meses, podendo ser prorrogado desde que a solicitação, devidamente justificada, seja aprovada pela Comissão de Ensino e Pesquisa da Pós-Graduação, por um prazo máximo de seis meses.

O elenco de disciplinas optativas, com suas respectivas ementas, que poderão ser oferecidas está relacionado a seguir:

 
Tópicos Especiais 1
Tópicos Especiais 2
Tópicos Especiais 3
Tópicos Especiais 4
Estudo Orientado 1 (definido com o orientador)
Estudo Orientado 2 (definido com o orientador)
 
 
Aqui  está disponível a lista completa das disciplinas, com as informações sobre número de créditos e horas-aula.
 
Os professores podem oferecer disciplinas em tópicos especiais, as quais deverão ser aprovadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa, seguindo as linhas de pesquisa do programa.  A ementa de cada tópico especial será disponibilizada à medida de sua aprovação.

 


 Lista e ementas das disciplinas optativas oferecidas de 2006 a 2013.

- Amostragem
- Análise de dados amostrais
- Análise multivariada
Modelos estruturais para séries temporais
- Modelos lineares generalizados
Estatística espacial
- Mortalidade
- Fecundidade e comportamento reprodutivo
- Migrações
- Projeções populacionais
- Demografia da família
- Desenvolvimento sustentável
- População e políticas públicas
- Perspectivas de cor/raça em pesquisa social
- Perspectiva de gênero em pesquisa social
- Globalização e pobreza
-Trabalho e condições de reprodução social
- População e economia no Brasil
- Sociologia das estatísticas
- Organização e gestão do território
- Geoprocessamento
Tópico Especial II - Metodologia para Pesquisas e Levantamentos
Tópico Especial - Métodos e Análise Demográfica

* Outras disciplinas poderão ser oferecidas como Tópicos Especiais de acordo com a demanda dos alunos e o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

 

Dissertações

Nesta seção estão listadas as dissertações defendidas e as informações sobre a banca, organizadas por ano de defesa. Selecione o ano no menu à direita.

O texto completo da dissertação está disponível quando o aluno autorizou a sua publicação. Estamos em processo de completar a lista, seguindo as normas estabelecidas em Portaria do MEC/CAPES (Portaria nº 013, de 15 de fevereiro de 2006) que institui: "

"Art. 1º Para fins do acompanhamento e avaliação destinados à renovação periódica do reconhecimento, os programas de mestrado e doutorado deverão instalar e manter, até 31 de dezembro de 2006, arquivos digitais, acessíveis ao público por meio da Internet, para divulgação das dissertações e teses de final de curso.
§1º Os programas de pós-graduação exigirão dos pós-graduandos, a entrega de teses e dissertações em formato eletrônico, simultânea à apresentação em papel, para atender ao disposto neste artigo.
§2º Os arquivos digitais disponibilizarão obrigatoriamente as teses e dissertações defendidas a partir de março de 2006."

Adicionalmente, estamos completando a lista de dissertações desde o início do Programa. Todos os mestres titulados pela ENCE que ainda não têm o texto completo de sua dissertação disponível nesta seção, por favor, contatar a secretaria da Pós-Graduação ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Algumas dissertações foram escaneadas e não apresentam a melhor qualidade. Os mestres que puderem enviar seus arquivos em formato digital, por favor, contactar a secretaria da Pós-graduação.

Veja aqui a lista completa das bancas defendidas e aprovadas desde 2000: versão de 19 de junho de 2019.

 

Dissertações 2013

Alternativas futuras para o Sistema de Seguridade Social Brasileiro –  Um estudo de caso sobre o Rioprevidência
Autor(a): Aline Vidaurre Senatore
Data de defesa: 28 de fevereiro de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Análise do desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais e a sua relação com a atividade mineradora
Autor(a): Carolina Clayde Affonso de Sousa
Data de defesa: 10 de maio de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Julia Celia Mercedes Strauch
icolates Coorientador(a): Dr. José André de Moura Brito
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Dados antropométricos da POF 2008/2009: uma estimação usando métodos de quantis para pequenos domínios
Autor(a): Luna Hidalgo Carneiro
Data de defesa: 27 de maio de 2013
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Água e bem estar da população: O Índice de Pobreza da Água aplicado na Bacia Hidrográfica de Paraíba do Sul – BHPS
Autor(a): Paloma Merces Leite Pessôa Carreño
Data de defesa: 04 de junho de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Julia Celia Mercedes Strauch
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Comparação de métodos para o tratamento de medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional dos brasileiros
Autor(a): Mariana Vieira Martins de Matos
Data de defesa: 21 de junho de 2013
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Perfil sociodemográfico dos idosos elegíveis ao benefício de prestação continuada (BPC)
Autor(a): Daniele Fernandes Carvalho
Data de defesa: 27 de junho de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Aída Cecília Graciela Lazo
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Mulheres responsáveis por domicílio no mercado de trabalho: o caso do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a):  Priscilla Caldellas Santos
Data de defesa:  18 de julho de 2013
icolates Orientador(a):   Dra. Moema de Poli Teixeira
icolates  Coorientador(a): DraSonoe Sugahara Pinheiro
 icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Análise de séries temporais da pesquisa mensal de emprego com incorporação dos efeitos do plano amostral
Autor(a): Eduardo Santiago Rosseti
Data de defesa: 8 de agosto de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Avaliando a estratégia de censo contínuo do IBGE para estimação de alguns indicadores demográficos
Autor(a): Catharina Araujo Barbosa Vasconcelos Goes
Data de defesa: 15 de agosto de 2013
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

A mídia e os órgãos oficiais de estatísticas 
Autor(a): Luiz D'Albuquerque Bello
Data de defesa: 15 de agosto de 2013
icolates Orientador(a): Dr. César Ajara
icolates Coorientador(a): Dr. Nelson de Castro Senra
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Um estudo sobre a demanda e oferta de serviços públicos no setor de esgotamento sanitário
Autor(a): Herleif Novaes Roberg
Data de defesa: 16 de agosto de 2013
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Economia solidária e tecnologia social: uma investigação sobre a complementaridade dos dois conceitos a partir de sua reprodução no território brasileiro
Autor(a): Fernando Ramalho Gamaleira
Data de defesa: 19 de agosto de 2013
icolates Orientador(a): Dr. César Ajara
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

 

Violência contra a mulher, no Rio de Janeiro, em 2007 e 2010          

Autor(a): Rosimeri Silva de Santana Tavares

Data de defesa: 30 de agosto de 2013

icolates Orientador(a): Dra. Maria Salet Ferreira Novellino
icolates Coorientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva

icopdf  Resumo                                        icopdf Texto completo       

 

Educação escolar indígena: A alfabetização entre os índios Bororo

Autor(a): Eilson Castro Soares de Oliveira
Data de defesa: 27 de Setembro de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Moema De Poli Teixeira
icopdfResumo     icopdf Texto completo

 

Determinantes da coleta seletiva nos municípios brasileiros
Autor(a): Cristiane dos Santos Moutinho
Data de defesa: 17 de dezembro de 2013
icolates Orientador(a): Dra. Maysa Sacramento de Magalhães  
icolates Coorientador(a): Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro
icopdf Resumo     icopdf Texto completo

Dissertações 2004

Dinâmica populacional caboverdeana e perspectivas de crescimento.
Autor(a): Maria de Lourdes Fernandes Lopes
icolates Orientador(a): Dr. Kaizô Iwakami Beltrão
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
A fecundidade na adolescência: a interpretação de um problema ou um problema de interpretação?
Autor(a): Humberto Corrêa
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Organização espacial das cidades virtuais: no limiar de novas configurações do espaço e do território.
Autor(a): Carlos Alberto Passos Cabral
icolates Orientador(a): Dr. Nelson de Castro Senra
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
As mulheres de formação universitária: reversão da desigualdade de gênero e seus reflexos no mercado de trabalho – Brasil: 1970-2000.
Autor(a): Moema de Castro Guedes
icolates Orientador(a): Dr. José Eustáquio Diniz Alves
icopdf Resumo     icopdfTexto completo
 
Tipos Móveis: O olhar da imprensa sobre o censo do centenário.
Autor(a): Marco Aurélio Martins Santos
icolates Orientador(a): Dr. Nelson de Castro Senra
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Condições de vida, pobreza e dinâmica demográfica na Bahia durante a década de 1990.
Autor(a): José Ribeiro Soares Guimarães
icolates Orientador(a): Dr. Paulo de Martino Jannuzzi
icopdf Resumo     icopdfTexto completo
 
Análise de Correspondência aplicada à ECINF: a diversidade do setor informal urbano no Brasil.
Autor(a): Augusto Carvalho Souza
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
icolates Co-orientador(a): Dra. Carmem Aparecida do Valle Feijó
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Dificuldades da população idosa nas atividades da vida diária: Uma análise comparativa.
Autor(a): Lucia Maria Pereira da Cunha
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Estimação de variâncias em pesquisas amostrais domiciliares.
Autor(a): Maurício Franca Lila
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdfTexto completo
 
Cor, Vulnerabilidade Social, Estatísticas e Políticas Públicas.
Autor(a): Vantoan José Ferreira Gomes
icolates Orientador(a): Dra. Jane Souto de Oliveira
icopdf Resumo   icopdf Texto completo
 
 
Uma análise das mortes violentas na cidade do Rio de Janeiro em 2000, considerando os dados incompletos.
Autor(a): Doriam Luis Borges de Melo
icolates Orientador(a): Dra. Djalma Galvão Carneiro Pessoa
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Um estudo sobre o sistema de mensuração nas empresas privadas nos tempos atuais.
Autor(a): Keila Coelho Neto Vieira Gloria
icolates Orientador(a): Dr. Nelson de Castro Senra
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
As famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise de suas condições econômicas no período 1991-2000.
Autor(a): Diná Andrade Lima Ramos
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
icolates Co-orientador(a): Dra. Aida C. G. Verdugo Lazo
icopdf Resumo     icopdfTexto completo
 
Uma metodologia para estimar a incidência a partir de prevalências obtidas em PNADs repetidas: o exemplo da alfabetização.
Autor(a): Greice Maria Silva da Conceição
icolates Orientador(a): Dra. Maria Tereza Serrano Barbosa
icolates Co-orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento e Silva
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Prolongamento da Juventude: Opção ou falta de opção?
Autor(a): Marcela Rocha de Arruda
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo
 
Estudo Comparativo de Métodos de Estratificação Ótima de Populações Assimétricas.
Autor(a): Rosemary Vallejo de Azevedo
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo     icopdfTexto completo
 
Indicadores de sustentabilidade empresarial no Brasil: Uma avaliação do Relatório do CEBDS.
Autor(a): Ana Luísa Vieira de Azevedo
icolates Orientador(a): Dr. Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho
icopdf Resumo    icopdf Texto Completo

 

Dissertações 2002

Estimação em pesquisas repetidas no tempo: uma aplicação à pesquisa industrial mensal de dados gerais do IBGE
Autor(a): Vera Lucia Augusto do Nascimento
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
icopdf Resumo   icopdf Texto Completo
 
 
Mudanças no comportamento reprodutivo das mulheres brasileiras: um estudo comparativo entre 1986 e 1996
Autor(a): Ana Roberta Pati Pascom
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
 icopdf Resumo  icopdf Texto Completo
  
 
Um perfil dos eleitores cariocas: o caso do pleito de 2000
Autor(a): Andreia Schroeder de Almeida
icolates Orientador(a): Dr. Victor Hugo de Carvalho Gouvêa
 icopdf Resumo icopdf Texto Completo
 
Avaliação de desgastes de painéis em estudos longitudinais: uma aplicação na pesquisa mensal de emprego (PME/IBGE)
Autor(a): Marcio Duarte Lopes
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
 icopdf Resumo icopdf Texto Completo
 
Estratificação para a amostra de uma pesquisa domiciliar sobre mercado de trabalho
Autor(a): Marcos Paulo Soares de Freitas
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
 icopdf Resumo  icopdf Texto Completo
 
 
 
Mapeamento das características dos domicílios de indigentes no estado do Rio de Janeiro
Autor(a): Simone da Silva Figueiredo
icolates Orientador(a): Dr. Kaizô Iwakami Beltrão
 icopdf Resumo  icopdfTexto Completo

Dissertações 2001

Avaliação da qualidade de modelos digitais do terreno construídos a partir de diferentes fontes de aquisição de dados
Autor(a): Claudio João Barreto dos Santos
icolates Orientador(a): Dr. João Fernando Custódio da Silva
 
Movimentos migratórios internos no Brasil: características e estimativas 1981/1996
Autor(a): Fernando Roberto Pires de Carvalho e Albuquerque
icolates Orientador(a): Dra. Ana Amélia Camarano
 
As persistentes transformações espaciais do Largo da Carioca: Convento Santo Antônio ao Edifício Avenida Central
Autor(a): Katia de Souza Ramos
icolates Orientador(a): Dr. Miguel Angelo Campos Ribeiro
 
Estimação de variâncias para séries dessazonalizadas pelo método X-12 ARIMA, considerando o desenho amostral
Autor(a): Marcelo Martins Cruz
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
 
Planta de valores genéricos: um produto cartográfico para a equidade tributária e o planejamento municipal
Autor(a): Mariléa Ferreira Lago
icolates Orientador(a): Dra. Iris Pereira Escobar
 
Desenvolvimento sustentável e participação comunitária: um estudo exploratório dos conflitos ambientais na área da Barra da Tijuca
Autor(a): Suzana Claudia Monteiro de Barros
icolates Orientador(a): Dra. Maria Cristina Soares Guimarães
 
Fatores que influenciam a medida sócio-educativa ao adolescente autor de ato infracional na Comarca da Capital do Rio de Janeiro
Autor(a): Andre Diniz da Silva
icolates Orientador(a): Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva
 
Análise da situação ocupacional de crianças e adolescentes nas Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, utilizando informações da PNAD 1999
Autor(a): Phillippe George Pereira Guimarães Leite
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
 
Modelos lineares hieráquicos em pesquisas por amostragem relacionando o índice de massa corporal com as variáveis da pesquisa sobre padrões de vida do IBGE
Autor(a): Solange Trindade Correa
icolates Orientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro