logotipo ence

Processo Seletivo Mestrado e Doutorado

O processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado da Ence ocorre anualmente e é regido por edital próprio. Para acessar as informações do processo seletivo em andamento e das seleções anteriores, basta acessar o menu à direita e escolher o ano. 

A seguir, encontram-se algumas dúvidas comuns aos candidatos. Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 Perguntas frequentes

- Quem pode participar do processo seletivo?

Os cursos de mestrado e doutorado da Ence não exigem formação prévia específica, sendo admitidos alunos de qualquer área do conhecimento, desde que cumpram os requisitos mínimos para cada modalidade. Aconselha-se, no entanto, que os candidatos observem as linhas de pesquisa do Programa e a matriz curricular, de modo a verificar aderência a seus estudos e interesses. 

- As aulas são presenciais? Posso fazer o curso se não resido no Rio de Janeiro?
O curso é em período integral, posto que há possibilidade de aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas são totalmente presenciais. Todos os bolsistas, pelas normas vigentes devem residir na região metropolitana do Rio de Janeiro.

- Posso usar calculadora na prova?

Sim. Somente aquelas com operações básicas (não é permitido uso de celular ou de dispositivos eletroeletrônicos).

- Posso me inscrever se ainda não terminei o curso de graduação?
Sim, desde que apresente uma declaração do coordenador do curso que se graduará até o final do ano corrente, caso seja aprovado nas disciplinas que cursa atualmente. Se for aprovado no processo seletivo, deverá apresentar o diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso.

- Minha universidade está em greve e não tenho certeza se terei concluído o curso em março do ano seguinte. Posso participar do processo seletivo?
Sim. Do processo seletivo pode participar, mas se ainda tiver aulas da graduação no inicio de março (o semestre ainda não tiver encerrado), então será incompatível iniciar o curso de mestrado neste ano.

- Posso me inscrever diretamente no doutorado, caso ainda não tenha mestrado?
Não. O regulamento vigente não permite. Somente serão aceitos para o doutorado aqueles que passarem no processo seletivo e tiverem concluído um curso de mestrado  Veja o regulamento em vigor no site do Programa.

- Todo aluno tem bolsa de estudos?
Historicamente, o Programa concedeu bolsas a todos os alunos de mestrado e doutorado que estivessem aptos, conforme normas vigentes, para a percepção de bolsa. Salienta-se, no entanto, que a concessão de bolsas esteve e está relacionada à disponibilidade de recursos para atendimento das demandas dos alunos e segue critérios de classificação no processo seletivo.

As bolsas oferecidas pelo Programa podem ser tanto da Capes quanto do IBGE e têm o mesmo valor. As regras para recebimento de bolsas são estabelecidas pela Capes, sob o Programa de Demanda Social. As normas aplicadas aos bolsistas do IBGE são as mesmas daquelas aplicáveis aos bolsistas da Capes. 

- Posso fazer o curso se tenho vínculo empregatício?

O Programa recomenda que pessoas com vínculo empregatício tenham licença para realizar o curso. Se for licença não remunerada, o aluno poderá solicitar bolsa de estudos. Se tiver licença remunerada, não poderá receber bolsa, exceto nos casos previstos em legislação e normas vigentes. Não há impedimento formal para que alunos com vínculo empregatício sem afastamento cursem mestrado ou doutorado na Ence. No entanto, ressalta-se que as atividades do Programa são presenciais e podem ocorrer em todos os turnos escolares. É preciso, assim, ter disponibilidade para participar das aulas e desenvolver os trabalhos de conclusão.

- Tenho que ter orientador de dissertação ou tese para iniciar o processo seletivo?

Não. O regulamento prevê que, no primeiro ano de mestrado e no primeiro ano e meio de doutorado, cada aluno tenha um orientador acadêmico. Mas essa orientação será definida pela  Comissão de Ensino e Pesquisa, no início do curso. A distribuição de orientadores é feita de acordo com o tema do plano de trabalho/pré-projeto e, ainda, com a disponibilidade do corpo docente. Não há obrigatoriedade para que o orientador acadêmico seja homologado como orientador de dissertação ou tese. 

Por que devo apresentar um plano de trabalho (mestrado) ou um pré-projeto (doutorado) quando me inscrevo?
Em ambos os casos, os membros da banca de seleção poderão analisar como o candidato apresenta suas ideias; como estabelece um problema de pesquisa; como aborda a literatura sobre o tema de interesse; como viabiliza o alcande de seus futuros resultados; dentre outros aspectos. Tais documentos não definem necessariamente os futuros temas de pesquisa a serem desenvolvidos na dissertação ou na tese, mas permitem que os professores avaliadores compreendam melhor a organização do candidato, sua forma de escrita e encadeamento de ideias, sua relação com a literatura acadêmica sobre o tema escolhido, etc.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro