logotipo ence

Estrutura do Curso

Para consultar a ementa de cada disciplina do curso de Bacharelado em Estatística, acesse o link abaixo
 

Grupo Temático – Estatística

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA 
SEMINÁRIO DE ESTATÍSTICA
PROBABILIDADE I
PROBABILIDADE II
ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL I
ESTATÍSTICAS PÚBLICAS
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA I
PROCESSOS ESTOCÁSTICOS
BASES DE DADOS
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA II
AMOSTRAGEM
MODELOS LINEARES
ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL II
INTRODUÇÃO À DEMOGRAFIA
ANÁLISE MULTIVARIADA
SÉRIES TEMPORAIS
MODELOS LINEARES GENERALIZADOS
INFERÊNCIA BAYESIANA
PLANEJAMENTO DE PESQUISAS
PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Grupo Temático – Matemática

CÁLCULO I
TÓPICOS DE MATEMÁTICA
CÁLCULO II
ÁLGEBRA LINEAR I
CÁLCULO III
ÁLGEBRA LINEAR II

Grupo Temático – Computação

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
MÉTODOS NUMÉRICOS 
 
Grupo Temático – Metodologia Científica
 
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA I
METODOLOGIA PARA PROJETO DE PESQUISA
 
Grupo Temático – Produção de Informação
 
GEOPROCESSAMENTO
QUALIDADE DE DADOS EM PESQUISAS
PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO
AMOSTRAGEM AVANÇADA
ESTIMAÇÃO PARA PEQUENAS ÁREAS
CRÍTICA E IMPUTAÇÃO DE DADOS
 
Grupo Temático – Estatística Social
 
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E INDICADORES
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ANÁLISE MICROECÔNOMICA
ANÁLISE MACROECÔNOMICA
CONTABILIDADE SOCIAL
QUESTÕES DEMOGRÁFICAS ATUAIS E PROJEÇÕES
 
Grupo Temático – Modelagem Estatística
 
CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE
ESTATÍSTICA ESPACIAL
ESTATÍSTICA NÃO-PARAMÉTRICA
ANÁLISE DE DADOS AMOSTRAIS COMPLEXOS
ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA
TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA
ANÁLISE DE DADOS LONGITUDINAIS
ANÁLISE DE DADOS CATEGÓRICOS
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
MODELOS HIERÁRQUICOS
ECONOMETRIA
 
Grupo Temático – Instrumentais
 
INTRODUÇÃO À LIBRAS
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA II
INGLÊS INSTRUMENTAL
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MATEMÁTICA DISCRETA
MATEMÁTICA COMBINATÓRIA
PROGRAMAÇÃO AVANÇADA
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E DIFERENÇAS FINITAS
ANÁLISE REAL
MATEMÁTICA ATUARIAL
FINANÇAS
 
 
 
 
 
 

Projeto Pedagógico e Regulamento

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o documento que apresenta o histórico, objetivos e a concepção do curso, as estruturas de gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, além de fornecer detalhes a respeito da matriz curricular e das ementas das disciplinas do curso.

O PPC do Bacharelado em Estatística da ENCE pode ser acessado no link abaixo:
(clique aqui)

Por sua vez, o Regulamento do Curso de Graduação é o documento que apresenta as normas e procedimentos acadêmicos que regem o funcionamento do curso. Neste documento pode-se encontrar detalhes a respeito de critérios de avaliação, formas de ingresso e reingresso, normatização do Trabalho de Conclusão de Curso, entre outras informações.

O Regulamento do Bacharelado em Estatística da ENCE pode ser acessado no link abaixo:
(clique aqui)

Em conjunto, o PPC e o Regulamento do Curso fornecem uma visão geral do Curso de Graduação em Estatística da ENCE, sendo o seu conteúdo essencial para a devida compreensão da proposta pedagógica do curso por parte de toda a comunidade acadêmica da Escola.

 
 
 
Última atualização em  16 de abril de 2024.
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro