E-learning E-training - Aprendendo e Treinando para Atuar e Trabalhar na Sociedade do Conhecimento
Participantes: Luciene R. Galart, Maria Angélica V. Araújo e Rosana P. de Almeida.
[Anotações elaboradas pelas participantes do evento, promovido pelo IDETI, em São Paulo, entre os dias 02 e 03 de outubro de 2002]
|
Gestão
|
|||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
|
| O futuro da cultura digital - mudanças na qualidade de vida e no cotidiano | Wilson Ruggiero | ||
| Educar na sociedade da informação: a construção de uma comunidade virtual de educadores | Lilian Starobinas | ||
|
Custo X Benefício: Retorno sobre investimentos em e-learning: o sucesso de seu projeto começa |
Carlos Alberto Fanelli | ||
| Custo X Benefício: Mensurando a eficácia da estratégia de e-learning | Jean Carlo Klaumann | ||
| Administração de Recursos e ferramentas de Gerenciamento: Projeto GEMA - Um modelo para a administração de recursos | Mônica Parente Ramos | ||
| Ferramentas de gerenciamento e administração de recursos | Luciana Martinez Zaina | ||
| A experiência do LATEC/UFRJ na implementação de programa de educação na área de SMS (segurança, meio ambiente e saúde), da BR distribuidora | Cristina Haguenauer | ||
|
Conteúdo
|
|||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
|
| Elaboração de Conteúdo: Produzindo cursos a distância | Gley Fabiano Cardoso Xavier | ||
| E-Business Games: inovando o conteúdo de e-learning através de jogos de treinamento | Marcelo Augusto da Eira | ||
|
Ferramentas de Autoria
|
|||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
|
| Projeto Instrucional de cursos on-line: ferramenta de autoria ou equipe de instructional designers? | René Birochi | ||
|
Metodologias
|
|||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
|
| Estratégias Pedagógicas/ Estratégias de Interatividade: Fundamentação Pedagógica e Metodológica para a criação de cursos de ensino a distância | Fernando Mori e Ana Paula Gonçalves Serra | ||
| Proposta pedagógica para transposição de conteúdo de capacitação para auto-instrução pela Internet | Solange Lamêgo | ||
| Divirta-se com o construtivismo e colaborativismo: Como duas teorias tradicionais de aprendizagem podem encantar o aluno da geração e-learning | Ricardo Emanuel Devai | ||
|
Tecnologias
|
||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
| Tecnologias para o ambiente de e-learning |
Regina Melo Silveira |
|
| Aplicação: Integração da Teleconferência à cultura empresarial | Luiz Affonso Amado Sette |
|
| Aplicação: A importância da Webconferência e Videoconferência no e-Learning | Marcos Rosenthal |
|
| Padrões: O uso de padrões de metadados em e-Learning | Gley Fabiano Cardoso Xavier | |
|
Cases
|
|||
|
Artigo
|
Autor(es)
|
Arquivo zipado
|
|
| Fatores críticos de sucesso para a implantação da UNIPREV | Clara Huguenin de Araújo | ||
| E-training interativo: o case LOREAL | Aldo Wandersman | ||
| Criando comunidades virtuais de aprendizagem e de prática: sites TôLigado e Conexão Escola | Brasilina Passareli | --- | |
| Arquitetura de e-Learning - integrando LMS, live e-Learning e avaliação on-line | Nivaldo Tadeu Marcusso | --- | |
| Nossa Língua Digital | Ana Teresa Ralston | ||
| A utilização de elementos multimídia em ambientes de ensino a distância | Itana Stiubiener | ||
| Utilização de mídias integradas na formação de professores em exercício | Fernando Moraes Fonseca Jr. |
|
|
| Cursos a distância em informática SENAC - SP: trabalhando com pedagogia por projetos | Rejane T. C. Dutra, Ana Cristina M. Caldeira e Karim Gizelle Gonzalez | ||
| Os desafios reais no monitoramento de um programa de e-learning | José Ricardo B. Noronha | ||
| Plataforma de gerenciamento de Centros de Treinamento | Paulo Cesar Bueno | ||
| O case da Harvard Business Online: a aprendizagem just-in-time alavancando o sucesso do e-learning corporativo |
Maurício Lopes | ||
| Interatividade Instantânea no Ensino à Distância |
Prof. Pedro Luiz Oliveira Costa Neto | ||
| Implementando cursos de e-learning em empresas brasileiras: desafios e sucessos |
Matthew White | ||
COMITÊ DE COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO (CCT)
O CCT é um fórum colegiado constituído por representantes de unidades setoriais (Presidência, Diretoria Executiva, Diretoria de Pesquisas, Diretoria de Geociências, Diretoria de Informática, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE e ENCE/Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento), nomeados pelo/a Presidente/a do IBGE.
Reúne-se periodicamente para decidir sobre as políticas de treinamento da Instituição, bem como avaliar os pleitos de afastamentos temporários de servidores para cursar programas de pós-graduação.
Cada representante das unidades setoriais responde pelo encaminhamento das necessidades de capacitação de sua área organizacional.
As principais atribuições do CCT, definidas na RCD. 0027 em 22/12/2003, são:
Os atuais representantes do CCT são:
Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Titular : José Matias de Lima –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente : Gustavo da Silva Ferreira –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Gabinete da Presidência
Titular: Sônia Val Dias –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Leonardo Zechlinsky Maya –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretoria-Executiva
Titular: Camila Rodrigues de Souza –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Carla Francisca Bottino Antonaccio –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretoria de Pesquisas
Titular: Viviane Cirillo Carvalho Quintaes –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Cristiane dos Santos Moutinho –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretoria de Geocências
Titular: Maria Mônica Caetano O’Neill –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Cláudio João Barreto dos Santos –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretoria de Informática
Titular: Arnaldo Lyrio Barreto –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Marília Carla Maciel de Brito –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Centro de Documentação e Disseminação de Informações
Titular: Paulo César de Souza Quintslr –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Marise Maria Ferreira –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
ENCE/ Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Titular: Denise Britz do Nascimento Silva –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Rita de Cassia Macedo Villas Boas –
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A CTA, órgão diretamente subordinado à Coordenação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), compete planejar, orientar, coordenar, controlar e executar atividades de ensino e pesquisa em matéria estatística e geográfica, implementando as atividades relacionadas a treinamento, aperfeiçoamento, formação e pesquisa das diferentes áreas da Fundação IBGE, podendo manter cursos de graduação, de pós-graduação e de especialização, tanto para funcionários da Fundação IBGE quanto para o público em geral, observada a legislação educacional vigente (Estatuto IBGE, art. 22); tem como principal objetivo planejar, organizar, coordenar, executar e controlar as atividades de operacionalização do Programa Anual de Capacitação (PAC).
À Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) compete planejar, organizar, coordenar, executar e controlar as atividades de operacionalização do Programa Anual de Treinamento (PAT) e consequentemente, realizar o atendimento às áreas demandantes, a partir das orientações do CCT.
A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam no sentido de cumprir as atribuições e implementar as decisões relacionadas a treinamento institucional.