ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada:
“Estudo sobre a aplicação de técnicas de simulação para otimização do processo de cabotagem no Brasil”
Aluno: Thiago de Medeiros Aguiar
Orientador: Gustavo da Silva Ferreira
Data: 17 de julho de 2018 – terça-feira
Horário: 19h00m
Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 (auditório) – Bairro de Fátima
Resumo da Monografia: A cabotagem, realização de frete marítimo de containers em águas costeiras, ainda é um recurso pouco requisitado pelas empresas brasileiras que, todavia, preferem o frete rodoviário, mais poluente e de menor capacidade e que ainda assim representa 67% da matriz brasileira de transporte contra 9,6% da cabotagem. Estes dados contrastam com o potencial de um país como o Brasil, o qual é dotado de um enorme recorte litorâneo, rios navegáveis e onde 80% da população e 70% das indústrias estão localizadas até 200km da costa. Diante desse cenário, o consumo de combustível representa uma grande parcela dos gastos operacionais de uma empresa de navegação. No setor de logística, é comum que pequenas mudanças a fim de obter uma fração de melhora, seja na produtividade ou na redução dos custos tenham um impacto positivo significante a largo prazo. Esse trabalho se divide em duas etapas. Na primeira é analisada através de uma regressão linear a relação entre o consumo de combustível e a velocidade de um navio viajando num trecho a favor ou contra a corrente marinha. Prova-se que o consumo aumenta exponencialmente em relação à velocidade e que essa relação é aumentada em trechos navegados contra a corrente. A segunda etapa replica a operação de um navio em um trajeto que inclui quatro trechos de uma viagem (Santos X Suape, Suape x Recife, Recife x Salvador e Salvador x Santos) e demonstra que através de técnicas de simulação é possível otimizar o processo de cabotagem de uma empresa redistribuindo entre os diferentes trechos o tempo total disponível para completar o trajeto e com isso reduzir o gasto de combustível em até 3%, o que pode resultar em uma economia de até 650 toneladas de combustível no período de um ano considerando apenas esse trajeto. O estudo demonstra que programar a viagem de um navio de modo que trechos longos navegados contra a corrente sejam percorridos a baixa velocidade e os atrasos na chegada aos portos sejam controlados é uma estratégia segura de redução de custos com combustível.
Banca examinadora:
Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador
Sandra Canton Cardoso (ENCE/IBGE)