logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Datathon Uruguay.
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/8 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Monografia de Thiago de Medeiros Aguiar

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Graduação em Estatística

Defesa de Monografia

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada:

Estudo sobre a aplicação de técnicas de simulação para otimização do processo de cabotagem no Brasil

Aluno: Thiago de Medeiros Aguiar

Orientador: Gustavo da Silva Ferreira

Data: 17 de julho de 2018terça-feira

Horário: 19h00m

Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 (auditório) – Bairro de Fátima

Resumo da Monografia: A cabotagem, realização de frete marítimo de containers em águas costeiras, ainda é um recurso pouco requisitado pelas empresas brasileiras que, todavia, preferem o frete rodoviário, mais poluente e de menor capacidade e que ainda assim representa 67% da matriz brasileira de transporte contra 9,6% da cabotagem. Estes dados contrastam com o potencial de um país como o Brasil, o qual é dotado de um enorme recorte litorâneo, rios navegáveis e onde 80% da população e 70% das indústrias estão localizadas até 200km da costa. Diante desse cenário, o consumo de combustível representa uma grande parcela dos gastos operacionais de uma empresa de navegação. No setor de logística, é comum que pequenas mudanças a fim de obter uma fração de melhora, seja na produtividade ou na redução dos custos tenham um impacto positivo significante a largo prazo. Esse trabalho se divide em duas etapas. Na primeira é analisada através de uma regressão linear a relação entre o consumo de combustível e a velocidade de um navio viajando num trecho a favor ou contra a corrente marinha. Prova-se que o consumo aumenta exponencialmente em relação à velocidade e que essa relação é aumentada em trechos navegados contra a corrente. A segunda etapa replica a operação de um navio em um trajeto que inclui quatro trechos de uma viagem (Santos X Suape, Suape x Recife, Recife x Salvador e Salvador x Santos) e demonstra que através de técnicas de simulação é possível otimizar o processo de cabotagem de uma empresa redistribuindo entre os diferentes trechos o tempo total disponível para completar o trajeto e com isso reduzir o gasto de combustível em até 3%, o que pode resultar em uma economia de até 650 toneladas de combustível no período de um ano considerando apenas esse trajeto. O estudo demonstra que programar a viagem de um navio de modo que trechos longos navegados contra a corrente sejam percorridos a baixa velocidade e os atrasos na chegada aos portos sejam controlados é uma estratégia segura de redução de custos com combustível.

Banca examinadora:

Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador

Sandra Canton Cardoso (ENCE/IBGE)

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro