logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: As lutas urbanas e o planejamento conflitual

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

As lutas urbanas e o planejamento conflitual

Palestrante
Giselle Tanaka
ETTERN/IPPUR/UFRJ

Dia: 30/10/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: O desenvolvimento de projetos alternativos, utilizando instrumentos e linguagem técnica, tem sido um recurso utilizado pelos movimentos sociais urbanos na luta pelo direito à cidade, pelo menos desde a década de 1960. Fora do governo, e questionando suas práticas, propostas alternativas tem sido elaboradas para contestar planos oficiais – em geral associados a interesse do mercado imobiliário. Na cidade neoliberal do século XXI, regulada de acordo com os padrões de governança corporativa e focada na atração de investimentos (especialmente estrangeiros), novas e intensificadas formas de conflitos urbanos acontecem. Movimentos sociais e organizações comunitárias procuram estratégias e meios para resistir e desafiar tal projeto de cidade imposto. Projetos e planos populares e alternativos para o espaço urbano surgem como possíveis instrumentos para defender seu direito à moradia e à cidade, e como forma de reivindicar seu direito de decidir sobre o futuro do espaço urbano, contra forças corporativas aliadas ao poder político. Através da linha de pesquisa planejamento urbano em contexto de conflito, o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual (NEPLAC) – ETTERN/IPPUR/UFRJ, vem realizando o levantamento de experiências e de referências bibliográficas nesse campo. O NEPLAC também atua na assessoria técnica a organizações populares e movimentos sociais no que vimos denominando de planejamento conflitual. Pretende-se apresentar a noção de conflito urbano como chave de leitura para processos de produção do espaço urbano, e como essa proposta vem embasando a formulação do planejamento conflitual. Serão também apresentados casos de experiências de planejamento autônomo no contexto de conflitos sociais, no Brasil contemporâneo. Na apresentação dos casos serão levantados pontos de discussão, em diálogo com a literatura acadêmica - dos planejamentos comunitário, radical, insurgente – de origem no Norte Global, e destacados aspectos específicos da realidade brasileira.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro