ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Qualificação de Tese de Doutorado
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Qualificação de Tese de Doutorado intitulada: “Demanda e oferta no ensino superior brasileiro: uma análise do (des)equilíbrio no período 1991 – 2015”.
Aluno: Luiz Andre Ribeiro Zardo
Orientador: Pedro Luis do Nascimento Silva
Data: 31 de agosto de 2017 – quinta-feira
Horário: 10h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima
Resumo do Projeto de Tese: O tema educação revela-se de grande importância em função do papel dos sistemas e processos educacionais na melhoria de condições de vida, tanto ao que se refere à formação profissional, quanto a melhorias de nível cultural e socioeconômico dos indivíduos de uma sociedade. Neste contexto, oportunidades para o acesso a níveis educacionais mais elevados são cada vez mais demandadas. No Brasil, tem-se que a partir da segunda metade da década de 1990, ancorada pelo quadro legal fixado pela Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da educação de 1996 e decretos correlatos, a educação superior experimentou um processo de expansão, apresentando crescimento do número de instituições, cursos e vagas oferecidas. Na década subsequente a educação superior foi acompanhada por formulação de políticas e programas complementares à expansão, sob o argumento da necessidade de democratização do acesso, relacionados à reestruturação e expansão das universidades federais, tal como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e da democratização do acesso, como os Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). No contexto de expansão da educação de nível superior nas últimas duas décadas, esta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a evolução da oferta e da demanda por acesso a este nível educacional, e como estas se equilibram (ou não) no sistema educacional brasileiro. Para tanto, serão utilizadas estatísticas e indicadores educacionais para mensurar a evolução quantitativa do quadro de instituições, cursos, vagas, etc., e respectivas caracterizações quanto à forma de ingresso, categoria administrativa, organização acadêmica, formas de financiamento. Resultados iniciais apontam para o desequilíbrio tanto das quantidades ofertadas e demandadas, quanto nas formas institucionais de oferta.
Banca examinadora:
Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (Ence/IBGE) - Orientador
Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (Ence/IBGE)
Dra. Hustana Maria Vargas (UFF)
Dra. Joana Simões de Melo Costa (IPEA)
Coordenação de Pós-Graduação
CÉSAR MARQUES