logotipo ence

 

Seminario
PTEP
Seloge.
processo_seletivo.
SAS
Horario
Ence 60 anos
1/7 
start stop bwd fwd

 isi2017
 
 
 Vesamp

Seminário Ence: Lidando com Amostragem Preferencial em Geoestatística: Algumas abordagens e exemplos

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Lidando com Amostragem Preferencial em Geoestatística: Algumas abordagens e exemplos

Palestrantes
Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)

Dia: 21/08/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00 – 18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A análise de dados georreferenciados experimentou grandes avanços nas últimas décadas em virtude de avanços metodológicos e computacionais. A área da Estatística que cobre este tipo de estudos é conhecida como Estatística Espacial e as suas subáreas incluem vários procedimentos para realização de inferência e predição espacial. A Geoestatística, por sua vez, é a subárea da Estatística Espacial na qual os dados espaciais são provenientes de uma observação parcial de um processo estocástico contínuo. Abordagens clássicas para a realização da inferência em Geoestatística consideram os pontos amostrais como fixos ou, caso sejam provenientes de um outro processo aleatório, independentes do processo espacial subjacente que os gerou. Entretanto, em muitas situações o desenho amostral é dependente deste processo espacial subjacente, o que acaba fazendo com que a configuração amostral forneça informação para inferência. Neste caso, estamos diante de um processo espacial sob Amostragem Preferencial (AP). Em situações práticas, desenhos amostrais sob AP podem ser consequência de questões técnicas, interesses privados, questões políticas, questões financeiras, entre outros. Em termos estatísticos, pesquisadores tem lidado com a AP incluindo covariáveis nos modelos ou assumindo modelos baseados em processos pontuais para modelagem. Nesta palestra serão apresentadas as abordagens tradicionais para lidar com a AP utilizando exemplos simulados e duas aplicações com dados reais. Serão também evidenciados os efeitos da AP na estimação de parâmetros, predição espacial e obtenção de novas amostras.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro