A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada:
“Análise Temporal dos óbitos por acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2014”
Alunos: Larissa Quaglio Xavier e Thomas Espindola Ferreira da Silva
Orientadora: Ana Carolina Soares Bertho
Coorientadora: Larissa de Carvalho Alves
Data: 10 de julho de 2017 – Segunda-Feira
Horário: 18h30m
Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 303 – Bairro de Fátima
Resumo da Monografia:
A década de 2011 a 2020 foi declarada pelas autoridades mundiais a“Década de Ação pela Segurança no Trânsito” devido ao preocupante número de vítimas por acidentes de trânsito a cada ano e às consequências econômicas e sociais acarretadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), assegurar a proteção de pedestres e motociclistas é fundamental para a redução da mortalidade no trânsito, pois estes estão mais desprotegidos em relação aos ocupantes de automóveis. No Brasil, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de óbitos por causas externas, sendo a segunda principal causa, logo após o grupo de óbitos por agressões. Estes acidentes ainda são erroneamente associados ao conceito de mortes casuais e imprevisíveis que, portanto, fogem do controle de gestores públicos, sendo necessária a desconstrução da ideia de casualidade dos acidentes de trânsito. O presente trabalho avalia a evolução mensal dos óbitos por acidente de trânsito no Estado do Rio de Janeiro, de 2010 até 2014, considerando as vítimas de acidentes com motocicletas, automóveis e na condição de pedestres, a partir dos microdados de mortalidade por causas externas do Sistema de Informação sobre Mortalidade. A análise temporal foi realizada por meio de um Modelo Linear Dinâmico Generalizado Poisson, sob a perspectiva Bayesiana, buscando analisar a existência de aumento ou diminuição do número de óbitos e se há meses nos quais o número de casos é maior ou menor. Não houve evidência de tendência nas séries, logo, os óbitos de pedestres, motociclistas e ocupantes de automóveis não aumentaram ou decresceram significativamente no Rio de Janeiro. Para as séries de pedestres e ocupantes de automóvel, a análise revelou que há um efeito no mês de fevereiro, que apresenta menor número de óbitos em relação aos outros meses
Banca examinadora:
Ana Carolina Soares Bertho (Ence/IBGE) - Orientadora
Larissa de Carvalho Alves (Ence/IBGE)- Coorientadora
Gustavo da Silva Ferreira (Ence/IBGE)
Angelita Alves de Carvalho (Ence/IBGE)
Coordenação de Graduação
Denise Britz do Nascimento Silva