logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Monografia - Graduação

 

 

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS


Graduação em Estatística


A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa de Monografia da Graduação intitulada: “Fatores Associados ao desempenho escolar em Matemática e Língua Portugues dos alunos do 5º ano do ensino fundamental.”

Alunos: Rodrigo Nascimento Dutra Neves de Souza e Victor Rabêlo Reis Dualibi
Orientadora: Denise Britz do Nascimento Silva
Coorientadora: Renata Pacheco Nogueira Duarte

Data: 06 de julho de 2017 – Quinta-Feira
Horário: 14h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Monografia: A qualidade atual do sistema educacional público brasileiro ainda apresenta fracos resultados, sendo indispensável a criação de medidas eficazes para reverter essa situação. Para tal, é necessário identificar características e atitudes de educadores e alunos, bem como do ambiente escolar, que possam estar associados ao desempenho escolar. O objetivo do trabalho é analisar fatores que influenciam nas proficiências em matemática e em língua portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública do estado do Rio de Janeiro utilizando informações da Prova Brasil 2015 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para a análise estatística, foi considerada a estrutura hierárquica educacional na qual os alunos estão inseridos em turmas e escolas. A técnica estatística utilizada foi a de modelagem multinível que leva em consideração a dependência entre as observações, permitindo incorporar na sua especificação todos os níveis de hierarquia.
Foram desenvolvidos modelos estatísticos para proficiência em matemática e língua portuguesa. Os modelos são similares, tanto no que tange às variáveis explicativas quanto à sua influência no desempenho dos alunos, mostrando que as proficiências de matemática e língua portuguesa do público alvo são afetadas de forma semelhante pelos fatores considerados. Os resultados indicam que fatores já conhecidos na literatura, como repetência e/ou abandono, trabalho infantil e defasagem de idade escolar tem influência negativa na proficiência, enquanto hábito de leitura, capital cultural familiar e estímulo ao raciocínio interpretativo têm efeitos consideravelmente positivos. Além disso, um novo fator que vale ser destacado é o acesso dos alunos a instrumentos eletrônicos que apresenta efeito positivo na proficiência.
Palavras Chave: Desempenho escolar, Modelo Multinível, Proficiência, Avaliação Educacional, SAEB.


Banca examinadora:
Denise Britz do Nascimento Silva (Ence/IBGE) - Orientadora
Renata Pacheco Nogueira Duarte (Ence/IBGE) – Coorientadora
Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha (Ence/IBGE)

Coordenação de Graduação
Denise Britz do Nascimento Silva

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro