logotipo ence

 

Segundo semestre de 2020.
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
Horário
Seloge.
processo_seletivo.
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
 
 
ico rbe.fw
 
 

Seminário Ence: Escolas de samba do Rio de Janeiro: entre negação e consentimento

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Escolas de samba do Rio de Janeiro: entre negação e consentimento

Palestrante
Michel Rosadas
UERJ

Dia: 12/06/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: As escolas de samba remetem a história do carnaval carioca como síntese de uma série de transformações e reinterpretações da cultura popular das primeiras décadas do século XX. Isso se deve às transformações histórico-espaciais ocasionadas pela nossa particular experiência de modernidade que ora se constituía. Partimos do pressuposto que essas instituições estiveram e estão inseridas em uma realidade complexa e viva da formação social e cultural brasileira. O criador cultural é um sujeito histórico cuja liberdade de criação implica condicionamentos sociais e espaciais do seu tempo. Iremos defender a tese de que as escolas de samba são constituídas e atravessadas por ações das classes populares em conflito e negociação com as classes dominantes desde a fundação até os dias atuais. Nesse sentido, o consentimento esteve e está eivado de negações parciais ou totais – com maior ou menor possibilidade, de acordo com as condições históricas específicas de cada momento - à ordem hegemônica burguesa durante todo o movimento histórico de sua existência. Com base nessa discussão o objetivo geral deste trabalho é analisar as agremiações carnavalescas como resultado e resultante das contradições de consentimento e negação ao processo de produção do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto é fundamental desvelar a relevância da espacialidade dessa dinâmica, apontando para a ideia de que a sociedade ao produzir-se o faz mediante um espaço que lhe é próprio.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro