logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Estimando fluxos das situações ocupacionais com pesquisas amostrais repetidas

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Estimando fluxos das situações ocupacionais com pesquisas amostrais repetidas

Palestrantes
Pedro Luis do Nascimento Silva
ENCE

Em colaboração com:
Hugo Andrés Gutiérrez Rojas
Leonardo Trujillo Oyola
Priscila Pagung de Aquino Lapa
Maria Luiza Barcelos Zacharias

Dia: 22/05/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00 – 18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Os fluxos brutos das situações ocupacionais (Ocupado, Desocupado e Inativo) representam as transições da população em idade ativa entre essas categorias em dois períodos distintos, para uma região de interesse. A análise dos fluxos brutos permite compreender os movimentos dos indivíduos entre as diferentes situações ocupacionais ao longo do tempo, sendo uma poderosa ferramenta para a análise da dinâmica do mercado de trabalho. Para realizar tal análise, são requeridas informações longitudinais em nível individual. Descreverei uma abordagem inovadora para modelar e analisar os fluxos brutos das situações ocupacionais da população em idade ativa. Essa abordagem considera tanto a ocorrência de não-resposta potencialmente informativa quanto o plano amostral complexo usado para obtenção dos dados. A abordagem proposta foi aplicada aos dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no período de janeiro de 2008 a julho de 2013, considerando o caso específico da Região Metropolitana de Salvador. Os resultados encontrados mostraram que o modelo que teve o melhor desempenho ao estimar os fluxos brutos pressupõe que a probabilidade de um indivíduo responder à pesquisa no próximo período de medição depende da situação ocupacional observada no período atual, comprovando a utilidade da abordagem proposta.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro