logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Planejamento territorial no Brasil

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Planejamento territorial no Brasil

Palestrante
Luís Angelo dos Santos Aracri
Universidade Federal de Juiz de Fora

Dia: 08/05/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: O planejamento é uma ferramenta administrativa posta a serviço do ordenamento e da gestão do território; em termos concretos, compreende políticas públicas de caráter transversal que articulam políticas setoriais (transporte, energia, habitação, saneamento etc) e coordenam a distribuição espacial de recursos e serviços públicos. Refletir sobre o planejamento territorial significa compreender o papel do Estado como agente produtor do espaço e, também, como representante de projetos de classes e de grupos – nacionais e estrangeiros. No Brasil, o planejamento tem sido menos um instrumento de redução de desigualdades regionais do que um mecanismo de modernização e capacitação de pontos selecionados do território – e são esses os espaços que respondem com mais eficiência às forças externas (as finanças, o comércio internacional etc). Todavia, o planejamento no país assumiu algumas características distintas em diferentes momentos. Faz-se necessário, portanto, um exame detalhado sobre cada uma dessas fases para que se possa identificar tanto as especificidades de cada período quanto as permanências.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro