logotipo ence

 

processo_seletivo.
SAS
Seminario
Seloge.
Horario
PTEP
Ence 60 anos
1/7 
start stop bwd fwd

 isi2017
 
 
 Vesamp

Seminário Ence: O efeito das oportunidades no mercado de trabalho sobre as taxas de homicídios no Brasil

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra: O efeito das oportunidades no mercado de trabalho sobre as taxas de homicídios no Brasil

Palestrante
Daniel Ricardo de Castro Cerqueira
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Dia: 17/04/2017 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: As oportunidades no mercado de trabalho, bem como a formação de capital humano (escolaridade), afetam os custos alternativos implícitos de se dedicar a atividades ilegais. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar como as oportunidades para o mercado de trabalho para os homens (15 a 65 anos) afetam as taxas de homicídios nos municípios brasileiros. Utilizando um  modelo de painel com efeitos fixos locais e temporais e, com o uso de variáveis instrumentais, obtiveram-se os seguintes resultados: (i) um efeito positivo da taxa de desemprego dos  homens  sobre a taxa de homicídios; (ii) um efeito positivo da taxa de desemprego dos jovens, sendo  esse efeito maior para aqueles entre 25 e 29 anos; (iii) um efeito estatisticamente nulo da renda  do trabalho por hora trabalhada sobre a taxa de homicídios.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro